Buscar

Biossegurança: Prevenção e Controle de Riscos


Prévia do material em texto

Biossegurança
 DEFINIÇÃO 
São ações para prevenir e controlar os riscos das atividades que interferem na saúde. Todas as medidas adotadas para prevenir, evitar ou eliminar risco de contaminação por material biológico que pode envolver quem trabalha com pesquisas, e profissionais de saúde. 
HISTÓRICO 
Na antiguidade não se sabia como as doenças eram transmitidas, e muitas vezes era atribuída a vontade divina e que eram transmitidas por matéria orgânica em decomposição. No final do século XV, foi descoberto como as doenças eram transmitidas. No século XVII começou adotar medidas nos hospitais para controlar transmissão de doenças. No século XIX, é que se começou se preocupar com fluidos biológico, com as o aumento de casos do HIV, dai criou-se as precauções padrão, que deve ser usada com todo paciente que houver risco de conato com fluídos
PRECAUÇÕES PADRÃO 
Medidas de precações padrão, inclui o uso de geral de EPI´s, descarte correto em caixa de perfuro cortante, lavagem das mãos, vacinação (3 doses da DT, hepatite B, febre amarela, tríplice viral), equipamentos de cuidados do paciente.
REGRAS GERAIS
Pós atendimento: desinfecção do macacão de seguranças, higiene pessoal, descarte de lixo, limpeza local, manter o cartão de vacina atualizado.

Mais conteúdos dessa disciplina