Buscar

Inovações no mercado da Música- Portifolio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Inovações no mercado da Música
Assim como em outras áreas, a ascensão da internet interferiu no mundo da música de maneira contundente. Com a abertura comercial brasileira e estabilidade econômica dos anos 1990, o custo para obter um instrumento musical caiu e a internet permitiu o compartilhamento global e instantâneo de informações.
Hoje, ao contrário dos anos 1980, é extremamente fácil se lançar para o grande público. O músico não depende mais de uma grande gravadora ou de um caça talentos que goste do que ele faz. Basta ter uma câmera e um microfone, saber manusear softwares de áudio (na internet existem alguns gratuitos e com tutoriais detalhados) e um cadastro em uma rede social para que seu trabalho possa alcançar milhares de pessoas facilmente. Podemos dizer, hoje, que não existe barreira à entrada ou saída de músicos no mercado. No instante que algo novo é criado, na maioria dos casos a internet disponibiliza todas as informações necessárias para seguir a nova tendência musical.
Podemos concluir, além disso, que quanto menores as barreiras de determinado mercado, maior será o número de imitadores presentes nele, ou seja: o número de imitadores em um mercado é inversamente proporcional à quantidade e força das barreiras existentes neste mercado.
Por mais agentes imitadores que existam no mercado, isso não significa a diminuição de inovadores. A inovação é independente ao sucesso de um mercado específico e está espalhada de forma disforme pelos indivíduos, e por mais que existam métodos para aumentar a inovação, o fator primordial continua sendo a ação humana, que não é constante e muito menos linear. Por mais que seguir um modelo pré-determinado pareça confortável e atrativo, o agente inovador buscará, ainda assim, quebrar o paradigma existente.

Outros materiais