Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial (Cod.:669388)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Toda atividade econômica gera impacto ambiental, algumas mais outras menos. O mesmo acontece na cadeia logística da atividade econômica das empresas. A logística verde apoia-se no conjunto de processos que visam minimizar o impacto ambiental de sua gestão. Sobre o exposto, responda:
a) Por que a Logística Reversa faz parte da Logística Verde?
b) Faça uma diferenciação entre Logística Verde e Logística Tradicional.
Resposta esperada
a) A Logística Verde foca a sua atividade em minimizar o impacto dos resíduos, excedentes de produção, controle de produtos perigosos (químicos), consumo de energia, transporte de materiais com combustíveis mais ecológicos etc. Neste caso, a Logística Reversa, ao fazer um fluxo reverso das mercadorias, embalagens e outros materiais descartados, objetiva que eles possam ser reutilizados na cadeia produtiva. Essa reutilização foca em diminuir o impacto ambiental, ou seja, incorpora-se ao conceito da Logística Verde. b) A Logística Tradicional foca no aprimoramento de custos, especialmente na gestão de curto prazo, enquanto que a Verde, foca na gestão dos intangíveis (especialmente os impactos ambientais e sociais), aproveitamento de materiais (Logística Reversa) e no aprimoramento de processos de longo prazo, visando diminuir o impacto ambiental das atividades da logística.
2Na gestão da logística, existe a divisão das tarefas entre atividades primárias e secundárias. As primárias possuem um maior peso do custo total destinado ao gasto para a logística, sendo consideradas fundamentais às necessidades de logística de uma empresa. Essas necessidades abrangem as atividades de transportes, manutenção de estoques e processamento de pedidos. No que tange ao transporte determine o motivo de:
a) Ela ser considerada uma atividade primária.
b) O equilíbrio entre velocidade e custo do transporte é considerado crítico.
Resposta esperada
a) O transporte é essencial às necessidades de movimentar os materiais necessários para os processos produtivos e de distribuição das empresas. Sem o transporte, as atividades da empresa simplesmente parariam de funcionar. b) É crítico porque é necessário equilibrar entre custo de transporte mais rápido e seu custo respectivo. Enquanto mais rápido o transporte for, mais cara a tarifa será. Assim, é fundamental observar os ciclos de produção e o seu custo-benefício.

Outros materiais