Buscar

Atividade Contextualizada Saúde Coletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TERRITORIALIZAÇÃO EM SAÚDE
Nome: Genilza Santana dos Santos
Matrícula: 28298036
Curso: Nutrição
A territorialização é uma ferramenta importante no planejamento dos serviços de saúde pública, tanto para avaliar quanto para implantar novos projetos. Em outras palavras, o processo de territorialização viabiliza um diagnóstico mais preciso da comunidade.
A territorialização do Sistema Único de Saúde significa organizar os serviços de acordo com o território, ou seja, conhecer o território, sua população, o ambiente e suas relações. Os serviços de saúde devem se adaptar às necessidades da população, e não ao contrário. 
Sendo observado o bairro, a maioria das moradias são precárias ou em situação de risco, alguma delas não dispõe de rede de esgoto, e algumas, a rede de água é clandestina decorrente de que algumas ruas ainda não tem calçamento, acarretando um saneamento básico fica bem precário. Existem também lixos acumulados em algumas partes do bairro, como também terrenos baldios que aumenta a proliferação de animais peçonhentos, insetos e o foco de várias doenças, principalmente a dengue. Mesmo sendo disponibilizado o serviço de coleta de lixo periódico. Não temos muitas opções de lazer, principalmente para as crianças. Na praça pública há aparelhos de ginástica voltados para o bem estar e saúde da população e aulas de ginástica periódicas gratuitas, trazendo para as pessoas mais qualidade de vida, as tirando do sedentarismo que traz tantos males para a saúde. Mas tem o problema de conservação dos mesmos, devido ao vandalismo e á sujeira deixada pelos frequentadores. Existe UBS com vários serviços essenciais para a comunidade como, vacinação, atendimento médico geral, odontologia, exames preventivos de câncer do colo do útero, farmácia popular, entre outros. Poderia haver mais empenho em educação e orientação referente à saúde para a população. Há duas escolas do ensino básico e fundamental que atendem toda a população, porém não existe creche que seria muito bom para as crianças terem um local seguro, enquanto seus familiares trabalham. O transporte público poderia ser melhor, já que os veículos disponibilizados são bem precários, mas atende bem a população em geral. Outra coisa importante são os supermercados, pois além de facilitar a compra de produtos, geram empregos na região. As igrejas também fazem parte dos benefícios, por que além da função religiosa, ajudam a população mais carente com doações em geral e cuidados. Nota-se também a presença de muitos animais perambulando pelas ruas, alguns até portadores de doenças que podem ser transmissíveis ao humano ou a outros animais. Em relação à moradores de rua, não há muitos. Porém a quantidade de usuários de entorpecentes é alarmante. Nesse sentido, a sensação de insegurança é visivelmente notada na população. Isso provavelmente seja reflexo da falta de segurança pública na região. 
Juntamente com o poder público, a educação e conscientização da população é o que faz com que o bairro seja um lugar melhor.
Referências: 
http://www.seer.ufu.br
https://redehumanizasus.net/94416-a-importancia-da-territorializacao/

Continue navegando