Buscar

Resenha guia básico sustentabilidade

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Amapá – UNIFAP
Semestre 2020.2
Fundamentos Do Conforto Ambiental
Professor: Patrícia Helena
Aluno: Jadson Sousa Sales Lameira 2020011749
Resenha do livro “Guia Básico para a sustentabilidade” e do documentário “Uma Verdade Inconveniente”
 Na obra intitulada “Guia básico para sustentabilidade”, o arquiteto e professor Brian Edwards aborda sobre um dos principais problemas enfrentados pelos arquitetos da atualidade, dando foco principal ao conceito de “sustentabilidade”. o autor trás estudos, pesquisas e tendencias de diversas áreas que contribuem com o conceito de “sustentabilidade”. O autor expõe o impacto da construção civil como sendo uma das menos sustentáveis do planeta, e ressalta a importância de se reverter esse quadro, trazendo uma reflexão acerca das formas de construção com o intuito de instigar os profissionais da área de construção civil sobre novas tendencias e forma de construção sustentável como as edificações produzindo sua própria energia limpa e reciclando sua água, com a intenção de reduzir o aquecimento global e outros problemas que afetam as grandes cidades, por meio da instalação de novas tecnologias mais ecológicas e sustentáveis, que quando orientado pelo clico de vida das edificações traz benefícios a curto e longo prazo tanto para as edificações como para o meio ambiente com a redução de Co2 produzido.  É preciso pensar em um desenvolvimento que busque conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental sustentável, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.gre
 Seguindo o mesmo pensamento, no documentário dirigido por Davis Guggenheim e apresentado pelo ambientalista e ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, retrata de forma realista as consequências do aquecimento global. Al Gore em seu documentário tenta sensibilizar as pessoas para a questão ambiental. Um dos fatores apresentados é a relação entre o nível de dióxido de carbono na atmosfera e a temperatura da terra. Os registros atmosféricos mostram que a temperatura terrestre alcançou níveis mais elevados nos últimos dez anos e que o nível atual de Co2 está muito acima do que esteve em todo o tempo. Para Al Gore essas mudanças resultam em   mudanças climáticas em todo o planeta terra, as tempestades, furações, tufões, terremotos, inundações, secas, o derretimento das geleiras, salientando assim, a crise global. Para o autor todos somos responsáveis pelas mudanças no clima uma que vez “normalizamos” essas mudanças e deixamos de nos preocupar.
 Portanto, fica evidente, a preocupação dos autores a cerca do aquecimento global e suas consequências. Gore busca refutar as ideias equivocadas do senso comum mostrando informações científicas de que a ação humana está realmente influenciando o aquecimento global e todas as alterações climáticas relacionadas. ele procura também promover mudanças relacionadas aos valores morais, culturais e ideológicos das pessoas incentivando-as a terem hábitos mais responsáveis como usar água e energia de forma sustentável. Deste modo, os dois texto alertam as pessoas obre essa questão mudial.

Continue navegando