Buscar

estadiamento do linfoma

Prévia do material em texto

1- O que significa "estadiamento" de uma neoplasia (Exemplo Linfoma)?
Estadiamento é o processo que permite determinar a localização e a extensão do câncer presente no corpo de um indivíduo. É a maneira como os médicos determinam o avanço da doença no organismo de um paciente, a fim de definir as melhores opções de tratamento e prever o curso da doença.
2- Qual a relação existente entre as cadeias de linfonodos e o estadiamento do Linfoma de Hodgkin?
O linfoma de Hodgkin é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, se espalha de forma ordenada através dos vasos linfáticos, de um grupo de linfonodos para outro grupo. O surgimento da doença se dá pela transformação do linfócito do tipo B mais precisamente, o qual se torna uma célula maligna pela multiplicação descontrolada e disseminada para os tecidos vizinhos.
 A célula maligna começa a se clonar nos linfonodos, podendo se disseminar para os tecidos próximos, e, se não tratado, podem atingir outras partes do corpo (metástase). A doença origina-se com maior frequência na região do pescoço e na região mediastinal do tórax, como foi abordado no fórum da TICS semanal.
A partir do estadiamento é possível ver se o linfoma está localizado em apenas uma área ou se ele se disseminou para mais cadeias de linfonodos, o que vai caracterizá-lo quanto ao estágio da doença.
Referência: TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Princípios de Anatomia e Fisiologia. 12ª edição. Rio de Janeiro: Ed. 2010.

Continue navegando