Buscar

Educação no Brasil: Desafios e Contribuições

Prévia do material em texto

A partir do exposto, analise a seguinte questão:
Em nosso contexto, todos os brasileiros possuem o direito à educação. Deste modo, o acesso ao ensino é garantido por meio de políticas públicas que apresentam as responsabilidades do Estado, o qual possui o dever de assegurar condições efetivas de aprendizagem aos indivíduos. São as políticas que regulamentam todas as ações no campo educacional. Dentre as inúmeras normativas legais que respaldam a estruturação da educação brasileira, podemos observar a presença da Constituição Federal de 1988, também conhecida como Carta Magna. No capítulo três encontram-se vários artigos que subsidiam a organização da nossa educação. A partir do exposto, reflita sobre os seguintes aspectos:
- Na realidade brasileira, ainda precisamos avançar para que a educação seja assegurada de forma efetiva? Justifique sua resposta.
- Como a garantia da educação pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária?
Com base nesses questionamentos, seu desafio será elaborar um texto entre 5 a 10 linhas que apresente suas reflexões sobre o exposto. Para te ajudar, indico a leitura do material da disciplina e do artigo intitulado “A educação na Constituição Federal de 1988 como um direito social” escrito por Luciana Borella Camara (Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/revistadireitoemdebate/article/view/483 Acesso em: jul. 2021).
Bons estudos!
Atenciosamente,
Professora Natália Gomes
 Sim ainda precisamos avançar para que a educação seja assegurada de forma efetiva.
A educação no Brasil, apesar das Leis em vigor não é vista como prioridade e sim obrigatoriedade. Primeiramente precisamos de uma melhor estruturação das escolas públicas, acesso aos estudantes de classes sociais mais baixas e deficientes físicos, diminuir a desigualdade estudantil no que diz respeito a escolas públicas e provadas, investir cada vez mais na capacitação do corpo docente e funcionários, ter como objetivo final a aprendizagem do aluno e não a meta de alunos aprovados, dentre tantos outros exemplos.
Na verdade, o aluno não tem acesso fácil a educação, não há igualdade dos direitos sociais, não há recursos necessários para uma educação de qualidade como consta na Constituição Federal de 1988. Um País como o Brasil, deveria ser um dos pioneiros e melhores no âmbito educação, mas infelizmente não vemos as Leis serem seguidas, somente formalizadas e descritas, porque se todos cumprissem os seus devidos papeis teríamos alunos capacitados, qualificados e dedicados que poderiam ultrapassar até as fronteiras para um mercado de trabalho justo. Isso não depende somente dos gestores, corpo docente, pais e alunos, mas das Políticas públicas fazerem as Leis serem cumpridas.
Como a garantia da educação pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária?
Permitindo um total acesso a educação, melhoria das escolas no aspecto estrutura física, segurança, investimento e melhor capacitação dos professores.
Segue um artigo retirado do site 
DESIGUALDADES EDUCATIVAS ESTRUTURAIS NO BRASIL ...
https://www.scielo.br

Continue navegando