A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
ADJUNTO ADNOMINAL

Pré-visualização | Página 1 de 1

ADJUNTO ADNOMINAL
De acordo com Cunha e Cintra (2008, p. 164), o adjunto adnominal é o termo de valor adjetivo que serve para especificar ou delimitar o significado de um substantivo, qualquer que seja a função deste. Como o próprio nome sugere, ele acompanha o nome, ou seja, o substantivo. É importante frisar que o adjunto adnominal tem valor acessório na construção das orações. Isso significa que, ao se juntar ao nome, ele acrescenta dados novos, porém dispensáveis à compreensão dos enunciados. 
Além da forma adjetiva, o tipo de adjunto em questão pode vir expresso por meio do artigo (definido e indefinido), como em:
A mulher e os meninos ficavam em casa, no roçado.
Os artigos grifados definem os integrantes da família de João Rouco. Diferentemente, se fosse dito “Uma mulher...”, pois o artigo “uma” não definiria que se tratava de sua mulher.
Os numerais também podem funcionar como adjuntos adnominais:
João Rouco vinha com três filhos para o eito.
Com mais de setenta anos, aguentava o repuxo todo [...].
O primeiro numeral cardinal, em destaque, especifica a quantidade de filhos do João Rouco, enquanto o segundo, a idade que ele possui.
Veja, a seguir, outras maneiras pelas quais os adjuntos adnominais podem vir expressos:
1. Locução adjetiva: (Entende-se “locução” como a junção de duas ou mais palavras que compõem um significado único):
- A pobre jovem sempre dizia que a sua vida estava sem cor.
- A locução em evidência corresponde ao adjetivo “descolorida”, utilizado como metáfora para se referir à vida sem expressividade da jovem.
2. Pronome adjetivo
- A minha atual casa pertencia à família de meu amigo de infância.
- O nosso objetivo é garantir a sua segurança.
3. Oração adjetiva
- Aquela senhora, que vende doces deliciosos, mudou-se de endereço.
- Aquele é o rapaz que beijei.
É pertinente elucidar que um mesmo substantivo pode estar interligado a mais de um adjunto adnominal:
"A minha vontade é trabalhar como redatora." O substantivo “vontade” é acompanhado do artigo definido “a” e do pronome adjetivo “minha”.
"Quando cheguei ao evento, ele me olhou com um belo sorriso." O artigo indefinido “um” e o adjetivo “belo” foram empregados para precisar como foi o sorriso do rapaz para mim.
Para finalizar: O adjunto adnominal une-se a um nome (substantivo), com o intuito de precisar o seu significado. Contudo, vale reiterar que se trata de um termo acessório, visto que a sua presença é dispensável para a compreensão do enunciado.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.