Buscar

QUESTIONÁRIO HISTORIOGRAFIA GERAL L AULA 04 HISTÓRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – HISTORIOGRAFIA GERAL L – AULA 04 – HISTÓRIA
· Considerando os usos que a história faz do conceito de imaginação, percebe-se que este adquiriu grande relevância na construção do objeto do historiador. Dessa forma, a imaginação auxilia a compreender as sutis diferenças nas relações que o leitor estabelece com o texto histórico e com o texto ficcional. Nesse sentido, quais as funções relativas à imaginação que a história enfatiza no estudo de uma determinada sociedade no tempo e na sua escrita?
Resposta Marcada :
Imaginário, simbólico e representação.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
· De acordo com a perspectiva marxista da história, são as condições materiais de uma sociedade que determinam as representações que ela faz de si mesma, portanto, a sua forma de imaginar o mundo e de descrevê-lo. No caminho contrário, os historiadores vinculados à história cultural atribuem, em geral, grande importância ao imaginário, à imaginação e às ideias. Para eles, são as representações que os seres humanos elaboram que têm papel importante na forma que uma sociedade produz e dissemina suas ideias. No entanto, na escrita da história, existem regras que determinam o que é ficção e o que é realidade. Como essas regras operam?
Resposta Marcada :
Na delimitação precisa do campo onde ocorre o jogo da imaginação, fazendo com que o texto histórico não perca sua ligação com o real.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
· Quando se tratam das análises a respeito das diferentes formas de escrita da história, ganha destaque o fato de que estas encontram-se condicionadas por diversos fatores. O contexto social, de maneira ampla, é determinante na forma e no conteúdo do texto histórico. Da mesma maneira, as percepções inerentes ao tempo histórico no qual essa narrativa é realizada também ocupam papel importante em sua elaboração. Portanto, tanto a disciplina quanto a escrita da história e o seu leitor são afetados por três aspectos principais. Quais são esses aspectos que atuam na construção da narrativa histórica?
Resposta Marcada :
As práticas sociais, o lugar social e a instituição.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
· A ideia de representação tem suas origens ainda na antiguidade, sobretudo entre os romanos. Inicialmente, significava tornar presente aquilo que está ausente, ou seja, fazer presente, manifestar, tornar a apresentar. A partir do trabalho de Durkheim é que o conceito de representação assume certo protagonismo nos estudos sociais e históricos. Em seus estudos sobre as religiões totêmicas, Durkheim criou a ideia de representações coletivas, de onde surgiria o conhecimento. Com Bourdieu e Chartier, somos apresentados às representações sociais, que dispõem sobre as lutas simbólicas na sociedade para o primeiro e sobre os códigos sociais para o segundo. Já a representação histórica, conforme Michel de Certeau (2000), está relacionada à natureza do que produz o historiador quando faz história. Existem duas concepções principais em torno da representação no fazer histórico. Quais são elas?
Resposta Marcada :
Realidade e ficção.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 0
· A narrativa histórica tem especificidades que a diferenciam da narrativa literária. O historiador, ao construir seu texto, deve atentar para os elementos que se encontram presentes, que podem ser acessados por ele durante sua pesquisa e posterior escrita.
Esses elementos são a bibliografia, as fontes, os fatos, as datas, os nomes, enfim, os vestígios que sobreviveram ao passado e chegaram até o momento em que o historiador escreve. Contudo, os elementos ausentes têm tanta importância para a escrita da história quanto os presentes. Os silêncios das fontes, aquilo que não foi dito ou então que foi recalcado, apresentam grande utilidade para o historiador. Por que o elemento ausente é importante para a escrita da história?
Resposta Marcada :
O autor pode “presentificar” o ausente para o seu leitor, elaborando hipóteses explicativas sobre esses “vazios”.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
Total4 / 5

Outros materiais