Buscar

aula 10-09

Prévia do material em texto

CHINA 10-09-2012
FORMAÇÃO DA POLITICA EXTERNA DA REPUPLICA POPULAR DA CHINA, SOBRETUDO, EM RELAÇÃO AOS EUA
	Um tema muito importante, é sabermos a dinamica que rege o partido comunista, sobretudo, a liderança dentro do partido e como que algumas lutas (internas) vão influir na politica externa e vice-versa.
	Pra começar... O que vai acontecer na China nas próximas semanas? Pois é, os dois líderes da China, presidente e o premier, estão se aposentando ao mesmo tempo e mes que vem a china vai anunciar formalmente a nova liderança. E é uma transição bastante importante, pq a china está passando para a chamada "Quinta geração de poder". Quem fazia parte da primeira geração? O pessoal que participou da fundação da republica popular da china e das primeiras decadas do (nao ouvi). E Mao tse tung ficou no poder até quando ? Enfim, há bastante debate, mas ele só veio a falecer 1976, enfim, cerca de 25 anos durante os quais Mao exerceu seu poder. No final desse periodo ele teve uma doença e ainda há um debate historico sobre quem mandava... O Mao Tse Tung ou a Camarilha dos Quatro e nós sabemos que em alguns momentos a gangue/camarilha dos quatro exerceu mais poder até do que Mao Tse Tung, que começou, nao por vontade propria, mas por conta da sua doença a delegar um pouco suas funções.
	O que é muito importante nesse momento, é que essa quinta geração não participou nem da fundação da republica popular da china, nem das grandes marchas, consequantemente, nem da revolução cultural. Então vc tem potencialmente uma mudança muito grande de mentalidade. Essa utima geração, a quarta geração, do Wen Jiabao e o Hu Jintao, ela se caracterizou por um numero bastante elevado de engenheiros e tecnicos. Muitos deles passaram pela rev. cultural e tiveram suas carreiras academicas interrompidas, então, é uma geração que passou por essa revolução, mas que teve experiencias de primeira mao com esses grandes movimentos. A nova liderança começou nao passou por nada disso. A outra grande diferença é que os novos liders, muitos deles, esturam fora da china. Estudaram finanças, adm. de empresas, etc. Há pelo menos dois que foram diretores de grandes empresas estatais. Então, há muita especulação, no momento, sobre a direção que essa nova liderança vai tomar nos proximos anos. 
	Sabemos que dentro do partido comunista há uma grande preocupação com relação a tornar essa transição o mais gradual possível, evitando assim, qualquer grande mudança abrupta na orientação domestica e na formação da politica externa. Por isso, muitos analistas acreditam que nos proximos dois anos não veremos nenhuma grande alteração na política externa da china, mas é muito provavel que haja, por exemplo, uma abertura da china em relação a negociação de políticas cambiais, uma area onde a china tem estado muito fechada, criando problemas, inclusive, para o brasil, que possui uma balança comercial muito desequilibrada e que favorece a china e a maioria dos setores.
	Enfim, por que o partido comunista tem tanto cuidado nesse momento com essa transição? Porque passou por experiencias traumaticas. Além disso, mudanças abruptas causam: perda de poder, possibilidade de instabilidade social, que é uma das grandes preocupações da china, inclusive, um pouco mais adiante vamos estudar a formulação das politicas economicas mais recentes, que tem a ver não tanto com fomentar o comercio, mas sim com fomentar a demanda interna , que é o grande foco da china no momento. Nós sabemos que a china tem uma grande nova classe media, que nao existia. São centanas de milhoes de pessoas que durante as ultimas duas decadas conseguiram alcançar um patamar como pertencente a classe media. E essa nova classe media tem um poder aquisitivo mais alto, mas tbm tem, até o momento, grandes incentivos para poupar, porque a china queria criar reservas muito grandes para possiveis emergencias, mas há uma serie de especulações quanto a isso tbm; em parte acredita-se que essas reservas sirvam como um colchão, no caso de uma desaceleração economica, onde, quando se tem uma boa reserva, há uma rede de segurança, agora, essas reservas tbm podm servir, por exemplo, para alimentar as forças armadas num momento de emergencia, como um conflito. E sabemos que as reservas cambiais da china sao gigantescas, isso tem a ver um pouco com essa politica (... ela nao terminou de falar, interrompeu).
	Mas enfim, temos que ir acompanhando essas mudanças porque quando analisamos as primeiras decadas da hitoria da china, observamos que houveram grandes mudanças em termos de politica externa. As duas grandes mudanças foram: (1)o estabelecimento das relações com a União Soviética, que durou até mais ou menos a década de 60, onde observa-se um esfriamento/ distanciamento entre a uniao sovietica e china, apesar de uma afinidade ideologica, que a china nao compartilhava com os EUA. Então a segunda grande mudança (2) vai ser o estabelecimento de vínculos diplomáticos formais com os EUA. É incrível pensar nisso, pois nos EUA, onde tem-se sentimentos populares anti-comunistas muito fortes, praticamente todo artigo que saía nos EUA sobre a china, se referia a china com "red china", a ameaça vermelha. Em contrapartida, havia um sentimento anti-americano tbm muito forte. Durante a rev. comunista isso alcança seu auge... qualquer pessoa que fosse vinculada na pratica ou nao (no caso de pessoas delatadas) com o capitalismo era afastado do seu cargo e enviado para o campo de trabalho forçado e as vezes chegava a ser executada. E isso nao era apenas uma politica do governo durante a revolução, havia tbm essa efervecencia de sentimentos ideologicos que foram sendo alimentados pelo culto a personalidade de Mao Tse Tung. Então, quando pensamos que um presidente americano (o Nixon- extremamente republicano) foi a china, podemos observar que é um dos grandes feitos da história diplomatica e pra entender como que isso foi acontecer nao basta entender apenas o posicionamento da china como estado dentro de um campo bipolar. 
Vamos começar então com a matéria de hoje: Vou apresentar um pouco sobre o que o Ross (sl se o nome é assim) explica nesse texto.
	Há basicamente duas maneiras de entendermos essas duas grandes transições na politica externa da republica popular da china até os anos 80: (1) relações com a uniao sovietica e (2) relações com os EUA. A maneira mais tradicional e que aqui estudamos bastante é a visão realista que explica essa mudança como sendo um balanço de poder. Mas pq que a china mudaria do campo sovietico para o americano? - Por conta da sobrevivencia do estado, ok... e pq que uma aliança com os EUA, naquele momento, beneficiaria a china, de acordo com a perspectiva realista?- Então, tem-se uma visão da uniao sovietica como ameaça, que tinha ali ambições de liderança regional o que poderia vir a se tornar interessante a anexação da china. Além do fato de a Uniao sovietica ser bem mais desenvolvida e tbm o fato dos conflitos de interesse, tanto em territorios dentro, quanto fora da ásia.
	Semana que vem leremos um texto que fala do safari do Enlai, que foi pra áfrica. Hoje em dia é um tema muito popular-> a presença da china na áfrica e a busca de recursos naturais para alimentar esse crescimento da china. Mas temos que lembrar que , efim, a china esteve presente, inclusive politicamente, na (nao entendi 22:54) africana entre os anos 60 e 70. Então tbm havia ali uma divergencia com a uniao sovietica e tem uma terceira razão, bem mais direta, (3) a razão historica: entre a china imperial e a russia, no caso. Em diversos porntos da fronteira vc tem fronteiras mal definidas, que, nos anos 60 desencadeiam alguns pequenos conflitos, porem armados, que foram forçando essa tensao territorial entre elas. E a formação da mongolia, como um territorio que seria como um buffer zone, que ia contra os interesses da china que queria fazer com a mongolia a mesma coisa que havia feito comm o tibetao sul, que era anexar por meio do envio de tropas, mas a uniao sovietica nao permitiu que isso acontecesse pq a mongolia havia crescido muito em face do estabelecimento de uma industria dentro da cidade. Então, observa-se esse quadro de tensões geopolíticas, ideologicas tbm pq lembramos que com Mao tem o extremismo, sobretudo com a rev. cultural e uma serie de antaginonismos diretos ou latentes, inclusive a respeito da composição geográfica (das fronteiras entre os paises).
	Bem, então, isso seria uma das leituras. Qual seria outra forma de entendermos essa mudança de estrategia? Afinal, era uma china comunista que havia se baseado em modelos soviéticos, nao apenas durante a revuloção, mas tbm como vimos, na implementação de um modelo de economia planificada. (28:00) Qual seria essa outra leitura? Seria entao uma analise do tipo de decisao que era sempre tomada pelas elites políticas dentro da china. E há motivos de explicação que é mais comum na ciencia politica que nas RI, em que a essencia politica tem uma tradição muito forte na análise de indivíduos e de lutas pelo poder dentro do partido comunista. E nós sabemos que ao começar a revoluçao cultural havia um grupo, naquela primeira geração, já bastante estabelecido e eram todos líderes ou carismáticos, ou militares, ou ideologicos e vários deles cumpriam várias dessas funções . Mao tinha mais versatilidade, pq era uma figura de um carismoa enorme e que soube de uma maneira muito experta alimentar um extremismo ideologico que foi desembocar na rev. cultural; foi um lider militar formidável, ele manteve a principal coluna de marcha em andamento, mesmo diante da forças nacionalistas e mais adiante dos japoneses. No entanto, sabemos que, sobretudo, com o experimento dele, muito mal sucedido, do grande salto adiante e depois da rev. cultural, uma série de facções começaram a se formar. Então, o que o Ross traz nesse trabalho dele é uma análise dessas facções e ele diz o seguinte: uma explicação alternativa a visao purista/realista da china com o (sl o que) estratégico num cenário bipolar seria a gente examinar quem eram esses líderem e analisar tbm quais eram os interesses dos indivíduos (principais) inclusive e até que ponto e como que esses interesses pessoais/individuais foram influenciando na formulação da política externa na china. 
	Então, já vou adiantar: o argumento que o Ross faz nao é superinovador pq vemos isso em outros contextos, vcs provavelmente já encontraram esse tipo de argumentação em outros lugares. Ele diz o seguinte: A gente pode pegar a visao realista de um mundo bipolar (Uniao sovietica X EUA) e observar que o comportamento desses dois polos vai estruturar essa cena internacional. Então, ele vai estabelecer os parâmetros dentro dos quais a china tem espaço para manobras. Agora, para completar essa visão, nao basta vc parar ali, pq se vc adota apenas a visão realista, vc vai negligenciar uma serie de fatores domesticos ( que nós sabemos que influem por meio de uma serie de evidencias historicas). Dentro desses parametros bastante rígidos da Guerra Fria estabelecidos atraves dessa bipolaridade, vc tem então, a nivel do estado, um certo espaço de manobra. Para entendermos essa serie de manobras que a china adotou durante uma certa época, aí sim, vc tem que analisar os interesses dentro dessa liderança e vc tem que fazer uma segunda correção a visao realista, que tem a ver com o nível da análise. Qual o autor principal na visão realista?- É o estado! O que vc faz atraves de uma análise de elites, vc nao esquece que existe o estado, mas vc tenta desagregar o estado e a liderança do estado em termos de facções e indivíduos, pq o estado não é monolítico, ele é composto por diversos grupos de interesse (que acabam influenciando a politica externa do país- ex.: bancada ruralista no brasil). É muito fácil comertermos esse erro!
	Seguindo essa lógica, o partido comunista e essa liderança de primeira geração, começam a desenvolver interesses divergentes. Alguns desses interesses tem a ver com ambições pessoais. FIca claro durante os primeiros 25 anos da existencia da Republica Popular, que Mao consolidou o poder. Qual foi a única vez, antes dele adoecer, que o poder pessoal de Mao deu uma estremecida? - O grande salto adiante, que provocou a morte de dezenas de milhoes de chineses, vítimas da fome, foi a unica grande estremecida no poder de Mao e a rev. cultural, em parte, foi uma reação que ele ajudou a desencadear para consolidar novamente o poder pessoal que o mantinha sobre o partido comunista atraves do culto a sua personalidade e da discrição das grandes instituições e focos de resistencia, inclusive, as universidades que foram fechadas e destruídas... algumas inclusive, transformadas em campos de trabalho forçado.
	 A segunda estremecida no poder de Mao vai ser mais definitiva, pq aí ele adoece. Já no final da rev. cultural vc tem o inicio de um questionamento a esse extremismo e aí, Mao é diagnosticado com a esclerose doida dele. Esse dignóstico ficou secreto por algum periodo, pq todo ditador prefere esconder suas fraquezas, mas com o tempo, foi se tornando cada vez mais evidente, nao apenas aparente e comportamentalmente, mas tbm ficou claro que ele nao estava tomando algumas decisoes que normalmente ele tomaria e que o chamado "gangue/camarilha dos quatro" tava conseguindo se inserir ali nessas areas e passou a controlar algumas das principais instituições mesmo dentro do partido comunista na segunda parte da rev. cultural. E aí, vc tem um periodo de luta pelo poder por varias razões e vários indivíduos. Quem foi nomeado o sucessor de Mao? -Hua Guofeng. Ele havia sido uma especie de braço direito ideologico, ele tinha o apoio de Lin Biao (um dos fundadores do exercito chines). E Biao foi um dos principais fomentadores do extremismo ideologico durante a rev. cultural. Entao, Mao escolhe como seu sucessor Guofeng, Biao apoiava essa facção digamos, pro-Mao dentro do partido comunista e Deng Xiaoping foi deposto (perdeu todo o seu status) e foi só mais adiante que Deng, que nao era uma figura muit espalhafatosa como era Mao ou carismatica, ele conseguiu contornar e passar pra tras a camarilha dos quarto. Então, Xiaoping que era naturalmente uma figura meio apagada é um gênio politico, pois conseguiu sair por escanteio e se inseriu no centro do poder chines, justamente quando a camarilha dos quatro (que incluia a esposa do Mao) foi sendo acusada de fomentar os grande exageros da rev. cultural e foi ele que surgiu do meio de toda essa turbulencia como o novo lider da china.
	PARALELO:
	Durante a rev.cultural o exercito de libertação nacional combatia a guarda revolucionaria nos seus exageros? 
	-Não, pelo contrário! Não ajudava necessariamente diretamente, mas o exercito era controlado por Lin Biao, que era o grande general. Foi grande general inclusive durante a guerra civil. Enfim, Lin Biao era o braço direito ideologico de Mao, entao, o exercito foi mantido (pq a china tinha preocupações estrategicas e de defesa), mas nao interfiria. No entanto, ajuventude chinesa ia sendo incorporada aos guardas vermelhos, era uma especie de organização paramilitar. Parte da inspiração da guarda vermelha tinha vindo da uniao sovietica (da jovem guarda do partido comunista soviético), parte da inspiração eram os escoteiros (sobrevivencia/disciplina/hierarquia/etc- que era um espelho da hierarquia militar). Os jovem guardas seriam os escoteiros armados como carta branca e incentivados a destruir todo o legado cultural do país. Os guardas vermelhos tinham um "Q" de "senhor das moscas" (o filme- analogia), pq era um movimento "semi-anarquico" (nao era anarquico no sentido politico, mas nao havia lider). As crianças eram incentivados a entrar nos trens (nao tinham que pagar nada) e destruir marcos historicos em nome da nação. Enfim, o exercito permitiu que os guardas vermelhos viajassem pelo país destruindo simbolos historicos e as vezes matando intelectuais.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------OUTRO PARALELO:
	Como foi organizada a visita de Nixon? Vc tem a figura de Zhou Enlai, que pra gente é muito importante, pq foi o principal ator controlador da política externa da china e alguns acham que é por causa dele que a china nao se fechou completamente durante esse período. Zhou Enlai foi instrumental, por exemplo, em conseguir o apoio de países nao- alinhados, de países africanos, sobretudo que permitiu a china a conseguir um assento no conselho de segurança. O kissinger escreveu dois grandes livros no qual ele retrata a experiencia dele na china. Ele (sl o que) o lado americano, e fez essa aproximação com Zhou Enlai, especificamente. E o Kissinger visitou Pequim, foi uma questao meio que secreta. E os EUA, mantinham relações diplomaticas nao extraoficiais com a china, usando o embaixador da Polonia, e aí o Kissinger (que é uma das figuras do realismo na pratica), se deu conta que uma aliança com a china (apesar das divergencias ideologicas), sobretudo naquele momento, traria algumas vantagens para os EUA no cenário internacional. Então essa politica de aproximação desenvolvida, em boa parte, por kissinger teve sua contrapartida na figura de Enlai. Muita gente o ve como um lider do partido comunista que era relativamente moderado, comparado a Mao e Biao. E qual foi o desfecho de Biao?- Morreu num acidente (muito suspeito) de avião na Mongólia, que muitos pensam ter sido sabotagem ou dos russos ou dos proprios comunistas apos uma tentativa de (sl o que).
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
	Grande questao do partido communista: Como tirar Mao do poder e tirar a facções pro-Mao do poder sem apagar o mito do Mao que é essencial para a unificação nacional. Então, houve toda uma época em que vc tem uma revisão historica, que acontece dentro do partido comunista e atraves do sistema educacional publico, que foi sendo reestabelecido aos poucos após a rev. cultural que vai ressaltar as primeiras decadas de Mao e sua infancia. Então, desenvolve-se toda uma arte que acompanha isso (Mao como um lider; Mao, o jovem lider comunista; o fundador da nação; mao falando com as multidões; etc)
OBS.: Na verdade, sabemos que ele era nacionalista, financiado por Sun Yat Sen durante a adolescencia. 
	O que se tornou tabu foram as praticas e os artefatos do culto a personalidade de Mao (o livrinho vermelho, a foto de Mao, etc)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
IMPORTANTE LEMBRAR PARA A PROVA:
	- É importante ter uma noção dos atores principais desse período e sobretudo, a noção de que havia varias facções. Nao foi uma transição simples, de Mao para Xiaopin, vc tem mais ou menos uns 6, 7 anos de lutas, intrigas, tentativas de golpe de Estado que vao desembocar na liderança de xiaopin, que havia sido deposto durante uma boa época. 
	- O julgamento da camarilha dos quatro é considerado como o final desse periodo de transição caótica, em parte pq foi reconhecido que esses quatro exerceram um papel muito importante nessa erosao do controle que o partido tinha sobre o país (o incentivo aos escoteiros mirins de destruir tudo vai culminar na perda do poder, consequentemente), mas eles tbm serviram bodes expiatórios e do ponto de vista do partido comunista como ele permaneceu, foi muito util poder fazer esse espetáculo do julgamento que serviu tbm como uma lição. Houve algumas demonstrações populares, antes mesmo do julgamento, o inicio de uma mobilização e uma reação a essa mobilização. Isso depois vai ter uma ressurgencia, em 1989, estudaremos o massacre que ocorreu em uma dessas mobilizações.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
	Mas enfim, o que Ross faz, voltanto aquele mapa teorico, nao basta entendermos apenas o que tava acontecendo no plano internacional em termos realistas. Claramente, ha certos momentos na historia do partido comunista chines que dá pra imaginar: e se Biao tivesse assumido o poder, por meio de um golpe de estado? - Talvez ele tivesse se tornado um ditador no sentido um pouc mmais explicito. Mao era mais ou menos um ditador, dentro do aparelho do partido cominista com muito apoio do Deng e delegando ao final da vida muitas de suas funções. O Biao nao tinah formação intelectual de Mao, ele era o general, era mais parecido (nao em termos ideologicos, mas em experiencia de vida) com chiang kai shek que com Mao, ele possuia experienca belica, nao apenas de guerrilh, mas tbm an organização das forças armadas da republica popular da china.
	Bem, é dificil sabermos, mas o ponto principal é que claramente houve espaço de manobra polítca por lidere individuais que escolheram caminhos. A revolução cultural nao foi nem de longe inevitavel, foi uma opçao que Mao tomou e que ele pôde tomar por ter esse poder carismático. Agora, as facções e a luta pelo poder entre as facções poderiam ter tido outros desfechos tbm. A camarilha dos Quatro poderia ter chegado ao poder. O fato que a chegada ao poder por Deng Xiaopin é na verdade um fato muito curioso, pq pouquissimos teriam previsto que ele iria nao apenas liderar a china (fim dos anos 70 até os 90), mas que ele saberia fazer com que a china desfrutasse de uma estabilidade/repressão tao fortes que permitiriam a implementação de reformas em direção ao modelo (nao entendi 1:14:00). Era muito improvável... por isso que Ross faz aquela afirmação do começo do parágrafo.

Continue navegando