Buscar

BNCC - PRODUÇÃO DE TEXTO COMPETÊNCIA 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE BNCC 1 - LEITURA E ANÁLISE, E PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE A COMPETÊNCIA GERAL DE NÚMERO 4
Vamos no comunicar?
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento nacional, uma base nacional comum, que traz as chamadas aprendizagens essenciais, com todos os conhecimentos e processos educativos fundamentais com os quais os estudantes devem ser incentivados, se respeitando os valores culturais e artísticos nacionais e regionais, conforme cita parte do art. 210 da Constituição do país. A BNCC é o resultado de esforços de várias áreas educativas e profissionais do Brasil, sendo construída para criar um senso comum de direção na Educação Básica, tornando-a mais justa e inclusiva.
Assim, surgiram as 10 Competências Gerais que garantem, no âmbito pedagógico, o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento durante esta etapa em que crianças e jovens estão dentro das nossas escolas (Ensino Infantil, Fundamental e Médio).
A Competência 1 (Conhecimento) quer alcançar um aluno que compreende e reconhece o valor do seu aprendizado e que saiba refletir sobre como o conhecimento é construído, sabendo estudar também sozinho, principalmente fora da escola. A Competência 2 (Pensamento Científico, Crítico e Criativo), privilegia o desenvolvimento do raciocínio, por meio de vários recursos e que este aluno saiba refletir, analisar, ser crítico, inovador. A Competência 3 (Repertório Cultural), entende como fundamental que os alunos valorizem, conheçam o mundo artístico e cultural à sua volta, participando e produzindo com ele. A Competência 4 (Comunicação), traz o conhecimento através do uso de diversas linguagens, com o intuito de produzir sentido e capacidade de diálogo mútuo. A Competência 5 (Cultura Digital), traz a utilização da tecnologia com formato crítico e que os alunos se expressem digitalmente, usando e criando eticamente conteúdos, informações, produtos, conhecimentos. A Competência 6 (Trabalho e projeto de Vida) traz a capacidade do aluno gerir a própria vida, planejar desejos, se organizar, ter metas e projetos, compreendendo o mundo do trabalho e tendências de novas profissões. A Competência 7 (Argumentação) arma o aluno de segurança, com a capacidade de argumentação qualificada, com respeito, com valores éticos e preocupação ambiental. A Competência 8 (Autoconhecimento e Autocuidado) chama para a necessidade do estudante aprender a se cuidar, com boa saúde física e emocional, com respeito por ele mesmo, com capacidade de identificação de suas fragilidades e forças. Na Competência 9 (Empatia e Cooperação), fala do desenvolvimento social do aluno, a capacidade de ser empático, solidário, compreendendo, respeitando e colaborando com o outro. Por fim, na Competência 10 (Responsabilidade e Cidadania) os alunos devem ser capazes de atuar na construção de uma sociedade solidária e justa, desenvolvendo neles a consciência de que eles são os agentes transformadores.
Enfim, neste levantamento das questões de cada Competência, é possível entender que o documento quer formar jovens de modo integral, capazes de lidar com desafios individuais e coletivos, com ética, cidadania, preparados para o futuro e com sentimentos empáticos com o mundo à sua volta, incluindo pessoas, fauna e flora, cientes das questões de proteção ambiental e desprovidos de preconceitos limitadores e desnecessários. 
Neste trabalho, nosso foco é a Educação Infantil e a aplicação da Competência 4, Comunicação, dentre deste contexto. Na íntegra, a Competência 4 diz (BNCC, 2018): 
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
 
De acordo com esta Competência, os estudantes serão preparados, ao longo de sua permanência dentro da Educação Básica, para a comunicação e utilização de linguagens diversas, seja corporal, sonora, digital, visual, oral ou qualquer outra que possa ser usada, e isso inclui Libras, por exemplo. Com o adendo de que as linguagens artística, matemática e científica fazem parte destas diferentes formas de comunicação e são instrumentos para a expressão pessoal e utilizadas no compartilhamento do mundo moderno, com ideias, sentimentos, saberes, experiências, desafios. 
A competência 4, é uma nova luz que traz qualquer expressão material, emocional, afetiva, social pessoal ou coletiva, como linguagem de comunicação, desde que produzam sentidos e entendimento com outrem. E está diretamente inserida principalmente com as áreas de Linguagens, embora dialogue com todas as áreas de diversas formas, na intenção de produzir compreensão mútua. 
Essa Competência consolida o que a BNCC já preconizou sobre a Educação Infantil, que é a “concepção que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo” (BNCC, 2018, p.36). Ainda sobre isto, coloca que as creches e pré-escolas devem articular as suas propostas pedagógicas com a realidade e construção de conhecimentos das crianças em seu âmbito familiar, incluindo também a sua comunidade – porque isto objetivamente amplia aquele universo de experiências e eleva o saber da criança com novas habilidades. Esta seria uma forma de complementação na educação familiar e o mesmo texto do documento ainda reitera que “especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e social). Como a socialização, a autonomia e a comunicação” (BNCC, idem). O texto ainda fala que é essencial a prática do diálogo e do compartilhamento de responsabilidades com as famílias, porque isto representa a Educação Infantil trabalhando com as culturas plurais que estão dentro das casas, nas famílias, nas comunidades. 
Enfim, a Competência Geral 4 é muito importante porque reafirma a comunicação como parte fundamental ao desenvolvimento dos alunos, principalmente na Educação Infantil, os habilitando a explorar, se doar, aprendendo e ensinando através das múltiplas linguagens, entendendo o mundo e a si mesmos através da troca e do entendimento mútuo. Com a Competência 4, a escola (contexto social) é levada a se inserir na realidade do estudante, dando suporte e trazendo também este contexto familiar para dentro do ambiente escolar. Isto é fundamental porque neste momento, a aprendizagem está muito interligada entre os contextos que este estudante vive, pois é o momento de apresentação ao mundo, de convivência com as pessoas, de troca de informações, de se fazer entender e compreender o funcionamento da vida cotidiana, das relações afetivas. Isto se dá muito profundamente através da comunicação e esta habilidade de se comunicar com clareza e exatidão, entendendo o mundo, será utilizada em toda a vida.
REFERÊNCIAS
- BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
- COMUNICAÇÃO – A BNCC NOS CURRÍCULOS, 2018. 1 vídeo (1’57”). Publicado por Movimento pela Base. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=
YKHb60KkDzk>. Acesso em 18 abr. 2021.
-Link<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/educacao-infantil/>. Acesso em 20 abr 2021.
-Link<http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc>. Acesso em 20 abr 2021

Continue navegando