A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Laboratorio de farmacotécnica

Pré-visualização | Página 1 de 1

Rayane Cibele da Silva Nascimento;
Atividade sobre o seminário: Laboratório de farmacotécnica
1.Sabemos que os comprimidos têm sua preparação quase totalmente limitada à indústria farmacêutica devidos a certas dificuldades. Fale quais são essas dificuldades e porque as cápsulas podem ser manipuladas na farmácia hospitalar. 
Os comprimidos apresentam uma preparação quase totalmente limitada à indústria farmacêutica por haver uma complexidade na fabricação e no controle de qualidade. Dentre as maiores dificuldades para se manipular comprimidos são a quantidade de operações realizadas para sua obtenção, nos testes de dissolução e uniformidade de conteúdo e nos equipamentos envolvidos que geralmente são de alto custo. As cápsulas gelatinosas também devem passar pelos mesmos testes de dissolução e uniformidade de conteúdo, no entanto quando são manipuladas conforme a farmacotécnica têm maiores possibilidades de dissolução e uniformidade de conteúdo do que os comprimidos. Esses fatores acontecem porque na farmácia hospitalar são manipuladas doses personalizadas a partir de comprimidos industrializados, cuja formulação já foi submetida aos testes exigidos, ou de matérias-primas no estado puro, com pequenas alterações farmacotécnicas que não comprometem a dissolução do fármaco. Por fim, quanto à uniformidade de conteúdo, um teste de pesagem individual das cápsulas já é capaz de constatar se teve uma boa distribuição do fármaco.
2.Em termos de estrutura física, quais são, segundo a RDC nº 33, de 19/04/2000, quais às exigências mínimas de infraestrutura laboratorial?
Segundo as normas são necessárias características gerais como: piso liso, lavável, paredes lisas, emassadas, pintadas em cor clara com tinta acrílica e cantos arredondados. Já para a área de armazenamento, é requisito que os produtos não sejam expostos à iluminação direta, utilizando iluminação apenas artificial. Por fim para as áreas de manipulação pode ser utilizada iluminação artificial ou natural, mas precisa haver um sistema de ventilação especial, que garanta a troca de ar constante, e, no caso da manipulação estéril, a não entrada de microrganismos.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.