Buscar

Processos de Transformação dos plásticos2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Processos de Transformação do Plástico
*
*
José Costa 
Danilo Lessa
Arthur Oliveira
Samuel
Cadjon Marx
Franklin
*
*
Tudo começou por volta de 1860 quando o inglês Alexandre Pakers iniciou seus estudos com o nitrato de celulosa, um tipo de resina que ganhou o nome de "Parkesina". 
O material era utilizado em estado sólido e tinha como características principais flexibilidade, resistência a água, cor opaca e fácil pintura.
*
*
Em 1862, Pakers apresentou as primeiras amostras do que podemos considerar o antecessor da matéria-plástica, ponto central de uma grande família de polímeros que nos dias de hoje contém centenas de componentes.
O tipógrafo americano John Wesle Hyatt (1837 - 1920) obteve sucesso em 1870, aperfeiçoando a celulóide - uma versão comercial do nitrato de celulosa com adição de piroxilina, cânfora, álcool, polpa de papel e serragem. Nasceu, então, a primeira matéria plástica artificial.
*
*
	1872 - A Dental Plate Company mudou para Celluloid Manufacturing Company. 
	
	Esta foi a primeira vez que o nome celulóide foi registrado. 
	Por sua facilidade de trabalho, a celulóide foi um sucesso e nos anos posteriores acabou definindo a nomenclatura das matérias plásticas que eram criadas a partir da celulóide.
Celluloid Manufacturing Company
*
*
	Em 1920, Hermann Staudinger iniciou seus estudos teóricos de estrutura e propriedade dos polímeros naturais (celulosa e isoprene) e sintéticos. 
	Staudinger mostrou que os polímeros são constituídos de moléculas em forma de longas cadeias formadas a partir de moléculas menores, por meio da polimerização. 
*
*
1930 - Nasceu o poliestireno, que tem como material base o eteno e o benzeno. Mas sua produção comercial só foi iniciada em 1936, na Alemanha.
A partir de 1945, as matérias-primas plásticas entraram com tudo na casa das pessoas, independentemente de condição social. Foi um fenômeno, pois, na época, o aço predominava.
*
*
1949 - Foi inaugurada a primeira fábrica de poliestireno, a Bakol S.A, em São Paulo. Logo foi iniciada a produção comercial do poliestireno de alto impacto.
No início dos anos 60, F.H. Lambert desenvolveu o processo para moldagem de POLIESTIRENO EXPANDIDO. O plástico substitui com vantagens uma série de matérias-primas utilizadas pelo homem há milhares de anos, como vidro, madeira, algodão, celulose e metais.
*
*
Conceito
Os plásticos, que tem seu nome originário do grego “plastikos” que significa CAPAZ DE SER MOLDADO.
São materiais sintéticos ou derivados de substância naturais, geralmente orgânicas, obtidas, atualmente, em sua maioria, a partir dos derivados de petróleo.
Estrutura do plástico
*
*
Os plásticos fazem parte da família dos POLÍMEROS, que se constitui de moléculas caracterizadas pela repetição múltipla de uma ou mais espécies de átomos ou grupo de átomos.
Tais repetições formam macromoléculas, estruturadas a partir de unidades menores, os MONÔMEROS, que se ligam através de reações químicas.
Estrutura do plástico
*
*
Tecnicamente os plásticos são substâncias formadas por grandes cadeias de macromoléculas que contém em suas estruturas, principalmente, carbono e hidrogênio.
Transição
*
*
Os materiais plásticos estão sendo são utilizados em grande escala em diversas áreas da indústria.
É comum observar que peças inicialmente produzidas com outros materiais, particularmente metal, vidro ou madeira, têm sido SUBSTITUÍDOS por outras de plásticos.
Característica
*
*
	Esta expansão se deve, principalmente, pelas suas principais características, que são: 
Baixo custo
Peso reduzido
Elevada resistência, 
Variação de formas e cores
Ás vezes, desempenho superior
Principais tipos
*
*
Os tipos de polímeros mais consumidos atualmente são:
Polietilenos; 
Polipropilenos; 
Poliestirenos; 
Poliésteres ;
E Poliuretanos.
	Devido à sua grande produção e utilização, são chamados de POLÍMEROS COMMODITIES. 
*
*
São aqueles produzidos em grande escala, têm baixo valor agregado, não apresentam diferenciação, são utilizados para finalidades gerais e são consumidos em grandes quantidades.
*
*
Transformação
*
*
Na preparação de uma mistura moldável de plástico, além das resinas plásticas, podem ser utilizados aditivos tais como: plastificantes, cargas, corantes e pigmentos, estabilizantes, modificadores de impacto e lubrificantes.
*
*
Após o processo de produção, os plásticos que são gerados em forma de grãos são enviados para as indústrias transformadoras, que irão transformar a resina em produtos através dos seguintes processos:
*
*
É o processo mais comum de moldagem de plásticos, que permite a confecção de utensílios plásticos em general – bacias, tampas, caixas e peças de grandes dimensões.
*
*
Consiste essencialmente no amolecimento do material num cilindro aquecido e sua conseqüente injeção em alta pressão para o interior de um molde relativamente frio, onde endurece e toma a forma final.
*
*
A unidade injetora que compreende o dispositivo de alimentação e dosagem, plastificação e injeção.
A unidade de fechamento incumbida de abrir e fechar o molde.
O cilindro de injeção deverá apresentar zonas de aquecimento cuidadosamente termoreguladas.
O torpedo dos cilindros injetores de pistão serve para homogeneizar a massa fundida.
*
*
É uma das técnicas de confecção de plástico mais comuns nas indústrias. Os tipos mais comuns de plásticos extrudados incluem perfis, bastões, canaletas, tubulação plástica, acabamentos, folhas plásticas e muitos outros elementos.
*
*
Uma extrusora consiste essencialmente num cilindro em cujo interior gira um parafuso de arquimedes (rosca sem fim), que promove o transporte do material plástico.
*
*
 Este é progressivamente aquecido dentro de um cilindro de aço, plastificado e comprimido, sendo forçado através do orifício de uma matriz montada no cabeçote existente na extremidade do cilindro e promovido ao longo do cilindro e no cabeçote geralmente por resistências eléctricas, vapor ou óleo.
*
*
O perfil contínuo que sai da matriz, parcialmente amolecido, é submetido a um resfriamento em uma banheira com água. Depois é picotado, para obtenção do grão ou pellet. A moldagem por extrusão também é utilizada para obtenção de um produto acabado.
*
*
http://polimeros.no.sapo.pt/Tranformaplasticos.html
www.institutodeembalagens.com.br
http://www.abiplast.org.br

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais