Buscar

Aspectos do Direito Constitucional (16789) - Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qtd. de Questões2
Nota7,50
Material Destinado Exclusivamente a Pesquisa
1Na maioria das constituições existe a previsão de dois momentos de controle: um seria o controle difuso, ou também chamado de jurisdição constitucional difusa, com origem nos Estados Unidos da América, e o outro, o controle concentrado, também chamado de jurisdição concentrada, com origem na Áustria. Acerca dessas informações, explique o que é controle de constitucionalidade difuso.
Resposta esperada
*Ocorre o controle difuso (ou aberto) quando a competência para fiscalizar a validade das leis é outorgada a todos os componentes do Poder Judiciário, *vale dizer: qualquer órgão do Poder Judiciário, juiz ou tribunal, *poderá declarar a inconstitucionalidade das leis.
Minha resposta
É chamado de difuso em razão de o poder de realizá-lo estar difundido por todo o Poder Judiciário. O controle difuso tem competência para fiscalizar a validade das leis. Qualquer órgão do Poder Judiciário, juiz ou tribunal, pode declarar uma lei inconstitucional, desde que o faça no julgamento de um caso concreto.
2As fontes do Direito Constitucional definem como fonte originária a própria Constituição, e as derivadas são as que a Constituição delega, como as leis e a jurisprudência. Nessa linha de raciocínio, as fontes derivadas podem ser divididas em delegadas ou reconhecidas. Em relação à classificação das fontes do Direito Constitucional, disserte sobre fontes delegadas.
Resposta esperada
*São as resultantes de competências atribuídas pelo legislador constituinte a órgãos inferiores para a produção de normas jurídicas regulamentadoras de dispositivos constitucionais, *como no caso das leis ordinárias e complementares, decretos e regulamentos que servem de apoio à Constituição. *A jurisprudência criada a partir da interpretação ou integração da Constituição feita pelos Tribunais também pode ser considerada como fonte do direito constitucional, ainda que o Poder Judiciário deva atuar dentro da moldura constitucionalmente estabelecida.
Minha resposta
Fontes delegadas são regras feitas de forma artificial, que foram emitidas ordens para que elas fossem criadas. Como exemplo, pode-se citar o regulamento, que serve para especificar uma norma geral criada pelo poder Legislativo, pois este não pode criar normas específicas para cada caso. O Legislativo cria, então, normas gerais, abstratas e genéricas. Como criador da fonte delegada, posso citar o Magistrado, o Executivo ou o Legislativo.

Continue navegando