A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
aol 4 quimicq quantitativa

Pré-visualização | Página 1 de 3

Ir para o conteúdo principal 
· 
Página da instituição 
· 
Maria das Dores Silva de Menezes Alves
· 
Linha do tempo 
· 
Disciplinas 
· 
Organizações 
· 
Calendário 
· 
· 
99+ Mensagens 
· 
Notas 
· 
Desempenho 
· 
Fazer logoff 
Privacidade Termos 
Disciplinas
1.2189.50424
50424 . 7 - Química Analítica Quantitativa - 20212.A
50424 . 7 - Química Analítica Quantitativa - 20212.A
Ir para o conteúdo principal
· 
    Vários professores 
Detalhes e ações
Participantes 
Visualizar
Blackboard Collaborate 
Sessão fechada
Frequência 
Visualizar
Grupos Novo 
Visualizar 
Avisos 
Visualizar 
Ferramentas e manuais 
Meu Desempenho e Tutorias
Conteúdo da Disciplina
Fale com o Tutor 
UNINASSAU - Fale com o Tutor 
Seu principal canal de comunicação com o TUTOR da disciplina. Converse com a tutoria sobre esta disciplina! Suas dúvidas referentes aos conteúdos disponíveis e atividades serão respondidas aqui.
Meu Desempenho 
Olá, alun@! Seja bem-vind@! Acompanhe sua evolução, notas e conquistas na disciplina para manter o foco nos estudos.
Organize seus estudos com a Sofia 
Conheça a Sofia e planeje seu aprendizado através de dicas, horários de estudo e calendário personalizado.
Desafio Colaborativo 
UNINASSAU - Desafio Colaborativo 
Olá, estudante. Vamos iniciar o desafio colaborativo da disciplina Química Analítica Quantitativa. O objetivo aqui é desafiar você a buscar mais conhecimento além do ambiente virtual de aprendizagem e, assim, expor o resultado de sua pesquisa em ...
Vamos começar os estudos e nos preparar para as próximas descobertas.
Vamos começar os estudos e nos preparar para as próximas descobertas.
Vamos começar os estudos e nos preparar para as próximas descobertas.
Vamos começar os estudos e nos preparar para as próximas descobertas.
Seu encontro com o(a) professor(a) da disciplina, a data de realização e as gravações ficam disponíveis aqui.
50424 . 7 - Química Analítica Quantitativa - 20212.A 
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário 
Maria das Dores Silva de Menezes Alves
Nota final Enviado: 31/08/21 13:14 (BRT) 
10/10 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
/1 
FOGAÇA, J. R. V. Separação de misturas. Mundo educação, 30 abr. 2014. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/separacao-misturas.htm. Acesso em: 01 mar. 2020.
“A maioria dos materiais encontrados na natureza não é substância pura, ou seja, não é constituída de um único tipo de partículas ou moléculas; mas, na verdade, trata-se de misturas compostas de duas ou mais substâncias diferentes. Mas a separação dos componentes dessas misturas ou o fracionamento delas (ou ainda sua análise imediata) são importantes para vários aspectos de nossa vida, como para separar os poluentes da água e torná-la própria para consumo, na produção de metais e de componentes especiais que são usados para produzir medicamentos, alimentos, bebidas, produtos de higiene e limpeza; na obtenção do sal de cozinha, na análise dos componentes do sangue nos laboratórios, para separar os componentes do lixo e destiná-los ao tratamento correto ou para reciclagem e assim por diante” (FOGAÇA, 2014).
As técnicas empregadas para análise química buscam promover a separação de componentes, visando a obter um material de elevada pureza. Marque a alternativa que descreve corretamente os objetivos do emprego das técnicas de separação em processos analíticos.
1.  
Dedica-se exclusivamente a lidar com espécies que podem promover interferências na análise. 
2. 
Consistem na utilização de equipamento sofisticado, não podendo ser realizadas sem o equipamento.
3. 
São usadas para isolar o analito de uma mistura complexa e reduzir constituintes potencialmente interferentes.
Resposta correta 
4. 
Separam os componentes de acordo com suas características físicas, sem considerar fenômenos químicos. 
5. 
Diferentes das técnicas de purificação, as técnicas de separação buscam apenas remover os interferentes.
 Pergunta 2 
/1 
FOGAÇA, J. R. V. Separação de misturas. Mundo educação, 30 abr. 2014. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/separacao-misturas.htm. Acesso em: 01 mar. 2020.
“A cromatografia é um processo físico-químico de separação de misturas, mais especificamente, de sólidos em uma solução (mistura homogênea de duas ou mais substâncias). Esse processo fundamenta-se no fato das substâncias presentes na mistura terem diferentes propriedades e composições, assim, a interação delas com as duas fases imiscíveis (fase estacionária e fase móvel) será diferente também. Ou seja, a velocidade com que uma migra será maior e de outra, será menor. Estas duas fases mencionadas são caracterizadas nas formas móvel e estacionária. A fase estacionária é a fase fixa onde a substância que está sendo separada ou identificada fixa-se na superfície de outro material. Por exemplo, um papel de filtro. Enquanto a fase móvel é a fase onde as substâncias que queremos isolar são “arrastadas” por um solvente fluido, que pode ser líquido ou gasoso. Por exemplo, vapor do álcool etílico” (FOGAÇA, 2011).
A cromatografia é uma das mais modernas técnicas de separação empregadas em laboratório no mundo inteiro. Considerando o conteúdo do texto, assinale a alternativa que descreve corretamente os fundamentos da cromatografia.
1.  
As técnicas cromatográficas são empregadas apenas na etapa preparativa de amostras.  
2. 
A cromatografia gasosa é a técnica cromatográfica mais eficiente para separar e posteriormente quantificar amostras gasosas e líquidas.
3. 
O gráfico obtido pela técnica é denominado cromatograma e apresenta um gráfico na forma semelhante a uma curva de titulação.
4. 
Na cromatografia de coluna os componentes da mistura se movem em diferentes velocidades no interior da coluna, com isso é possível separar estes componentes com elevada resolução.
Resposta correta 
5. 
A cromatografia é uma técnica de separação que emprega como fases móveis espécies sólidas, líquidas e gasosas.
 Pergunta 3 
/1 
ESTEKI, M. et al. A review on the application of chromatographic methods, coupled to chemometrics, for food authentication. Food Control, v. 93, p. 165-182, 2018.
 “O aumento da adulteração de alimentos, induzindo a perda de uma grande quantia de dinheiro, bem como da confiança dos consumidores, tornou-se uma questão urgente para produtores, pesquisadores, governos e consumidores. Os métodos cromatográficos, em combinação com a quimiometria, geralmente são desenvolvidos e aplicados em toda a cadeia alimentar para verificar a natureza ou origem dos alimentos, com abordagens direcionadas (metabolômica) e não direcionada (criação de perfil). Sua operação, juntamente com suas vantagens e desvantagens, será discutida nesta revisão para mostrar estratégias para resolver problemas de autenticação de alimentos” (ESTEKI et al., 2018).
Os métodos cromatográficos apresentam inúmeras aplicações. Marque a alternativa que apresenta corretamente aplicações de técnicas cromatográficas.
1.  
A cromatografia líquida de alta eficiência tem se limitado à realização de análises em amostras líquidas.
2. 
As técnicas cromatográficas necessitam mais aprimoramento para serem utilizadas nos laboratórios de análise ao redor do mundo.
3. 
A cromatografia gasosa é utilizada apenas para separar os componentes, não sendo utilizada como método quantitativo.
4. 
As técnicas de cromatografia gasosa e líquida podem ser utilizadas tanto em etapas preparativas quanto em etapas analíticas.
Resposta correta 
5. 
As técnicas cromatográficas são utilizadas de forma acoplada com outras técnicas instrumentais, sendo geralmente utilizadas em uma etapa posterior ao ensaio de quantificação do analito.
 Pergunta 4 
/1 
CHIARADIA, M. C. et al. O estado da arte da cromatografia associada à espectrometria de massas acoplada à espectrometria de massas na análise de compostos tóxicos em alimentos. Química nova, v. 31, n. 3, p. 623-636, 2008.
“A cromatografia pode ser combinada a diferentes sistemas de detecção, tratando-se de uma das técnicas analíticas