Buscar

Mastite felina

Prévia do material em texto

Mastite felina
· O que é: É uma infecção Bacteriana ou fúngica das glândulas mamárias, que geralmente ocorre no pós parto podendo ir desde uma inflamação leve até uma infecção grave com gangrena.
· Causas: Falta de higiene durante o parto, uso de medicamentos anticoncepcionais, machucados na região mamária, desmame abrupto, sucção dos filhotes ou até mesmo pela morte de algum gatinho.
· Sintomas: Inflamação moderada das mamas que se apresentam duras, doloridas e as vezes ulceradas, leite com aumento de viscosidade, a gata não quer amamentar, anorexia, febres e vômitos.
· Tratamento: O tratamento é feito com medicamentos antibióticos de amplo espectro, nos casos mais graves, onde a mastite contém gangrena é possível que a gata precise passar por intervenção cirúrgica para extirpar o tecido necrótico. Para diagnosticar a mastite o veterinário irá se basear nos sintomas e no histórico do animal, no entanto pode ser realizado alguns exames diagnósticos.
· Prevenção: Monitoramento constante da ninhada e a mãe para assim perceber qualquer lesão mamária, higiene correta do ambiente onde a gata se encontra, higiene durante o trabalho de parto. Caso o proprietário não queira ninhada é recomendado que seja realizada a castração.

Continue navegando