Buscar

PROVA FINAL DE POLITICAS DE INFORMAÇÃO

Prévia do material em texto

No contexto brasileiro, sabe-se que ainda não há bibliotecas públicas em todos os municípios, e esse Programa busca ser um mecanismo de apoio e condições para o acesso ao livro e estímulo à leitura na zona rural, desempenhando, assim, a participação democrática da leitura (PECHI, 2017). Qual é o programa que se destaca pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para desenvolvimento cultural e de leitura nas áreas rurais?
FONTE: PECHI, D. Conheça as bibliotecas rurais Arca das Letras. São Paulo, 2017. Disponível em: http://plataforma.prolivro.org.br/conheca-as-bibliotecas-ruraisarca-das-letras/. Acesso em: 19 ago. 2019.
A
O Programa de Bibliotecas Sociais Arca das Letras.
B
O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras.
C
O Programa de Bibliotecas Rurais Arca de Noé.
D
O Programa de Biblioteconomia Rurais Arca das Letras.
2A Política Nacional do Livro foi sancionada em 30 de outubro de 2003 pela Lei Federal nº 10.753. Voltadas para as questões do livro, por meio desta lei foi instituído como o instrumento legal que autoriza o Poder Executivo criar e executar projetos de acesso ao livro e incentivo à leitura (BRASIL, 2003). De que forma o livro é conceituado dentro desta política?
FONTE: BRASIL. Presidência da República. Lei n. 10.753, de 30 de outubro de 2003. Institui a Política Nacional do Livro. Diário Oficial da União. Brasília, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.753.htm. Acesso em: 15 ago. 2019.
A
O livro é conceituado como a publicação de textos escritos em fichas ou folhas, não periódica, grampeada, colada e não costurada, em volume cartonado, encadernado ou em brochura, em capas avulsas, em qualquer formato.
B
O livro é conceituado como a publicação de textos escritos em fichas ou folhas, não periódica, grampeada, colada ou costurada, em volume cartonado, encadernado ou em brochura, em capas avulsas, em qualquer formato e acabamento.
C
O livro é conceituado como a publicação de textos escritos em folhas, periódica, grampeada, colada ou costurada, em volume cartonado, encadernado ou em brochura, em capas avulsas, em qualquer formato e acabamento.
D
O livro é conceituado como a popularização de textos escritos em fichas ou folhas, não periódica, grampeada, colada ou costurada, sem volume cartonado, encadernado ou em brochura, sem capas, em qualquer formato e acabamento.
3Na ciência política, o estudo de políticas públicas está centrado no poder e suas relações, assim como nos processos de aquisição dos recursos de poder, processos de participação no poder, competição e nas alianças realizadas (ARAÚJO; RODRIGUES, 2017). Sobre as bases teóricas que fundamentam as Políticas Públicas, analise as sentenças a seguir:
I- O estudo da economia, psicologia, sociologia, história e estudos das organizações.
II- O estudo da economia, psicologia, sociologia, geografia e estudos das organizações.
III- O estudo da biblioteconomia, psicologia, sociologia, história e estudos das organizações.
IV- O estudo da economia, psicopedagogia, sociologia, história e estudos das organizações.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARAÚJO, Luísa Araújo; RODRIGUES, Maria de Lurdes. Modelos de análise de políticas públicas. Sociologia: problemas e práticas, v. 83, p. 11-35, 2017.
A
As sentenças III e IV estão corretas.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
As sentenças I, II e IV estão corretas.
D
Somente a sentença I está correta.
4Conforme Davenport (1998), existem diversos modelos viáveis para governar a informação em uma instituição, entre eles, destacam-se quatro modelos: federalismo, feudalismo, monarquia e anarquia. Sobre os conceitos de Política de Informação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Utópico tecnocrático.
II- Anárquico.
III- Federalista.
(    ) Essa política dá mais ênfase à tecnologia que à informação seu suporte torna possíveis a circulação, armazenamento e disseminação da informação com maior eficácia, com importância indiscutível no processo de gestão da informação.
(    ) Nesta política, gerenciamento da informação é feito com a participação de todos os elementos da organização, poucas decisões centralizadas. O objetivo é que a política seja determinada como resultado do consenso.
(    ) Nesta política, os indivíduos determinam seus próprios sistemas de informações e a forma de gerenciá-los. Ela não seria exatamente uma política, mas sim a falta dela.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DAVENPORT, T. H. Ecologia da Informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação?. São Paulo: Futura, 1998.
A
I - II - III.
B
I - III - II.
C
II - I - III.
D
III - I - II.
5Atualmente, se forem analisadas as mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter e demais redes sociais, percebe-se que as informações pessoais se encontram cada vez menos sigilosas e a privacidade ameaçada. Sobre a finalidade das mídias sociais e demais aplicativos exigirem informações e dados pessoais da sociedade no momento do cadastro, assinale a alternativa CORRETA:
A
Para tentar manter uma seriedade, para que não sejam publicados imagem e vídeos não autorizados.
B
Para controlar a plataforma através da quantidade de acessos.
C
Para coletar informações dos seus clientes e depois comercializar para empresas e prestadores de serviços.
D
Para verificar quantos clientes adquirem por ano, e como se comportam em sua plataforma.
6Existem algumas iniciativas governamentais em torno de políticas públicas que buscam tornar possível a popularização da leitura e do livro, bem como a ampliação, modernização, criação e desenvolvimento de bibliotecas no Brasil (SANTOS, 2013). Sobre o exposto, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Programa Nacional de Incentivo à Leitura.
(    ) Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras.
(    ) Plano Nacional do Livro e da Literatura.
(    ) Política Internacional de Leitura e Escrita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SANTOS, A. P. dos. A nova perspectiva para as bibliotecas públicas, o livro e a leitura: discutindo as políticas públicas culturais no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2013.
A
F - V - V - V.
B
F - F - V - F.
C
V - V - F - F.
D
F - V - F - V.
7O governo é considerado como a única entidade envolvida no processo de elaboração de políticas. É ele quem possui o poder de financiar e de tomar a decisão final sobre o processo, no entanto, há diversos atores que contribuem para a construção de políticas públicas. Além desses atores, existem diversos tipos de instrumentos de políticas. Sobre os atores e os instrumentos de políticas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sistema legal.
II- Regulamento.
III- Grupos de interesse.
(    ) Visam antecipar os interesses dos membros, além de terem uma grande influência na rede política de força.
(    ) Os papéis do governo são comandar e proibir - o instrumento/ferramenta mais utilizado.
(    ) Considerado o intérprete das leis, atua de forma independente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
II - III - I.
B
III - II - I.
C
III - I - II.
D
I - II - III.
8A informação possui um caráter público, material e social da informação desde o início dos tempos. Para os estudos da informação, há a importante tarefa de buscar conciliar estudos sobre o fenômeno da informação em nosso tempo com estudos das práticas sociais e públicas, das realidades políticas, da economia e da cultura. Conforme Davenport (1998), as organizações se influenciam diariamente pelas informações. Sobre essas organizações, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DAVENPORT, T. H. Ecologia da Informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação?. São Paulo: Futura, 1998.
A
Instituições Militares.
B
Instituições empresariais, universidades, unidades de informação.
C
As instituições públicas, ONGs, instituições partidárias.
D
Somente as instituiçõesde âmbito público.
9O objetivo do Programa Sociedade da Informação é realizar a integração, coordenação, visando contribuir para a inclusão de todas as pessoas na sociedade brasileira. Para a execução deste Programa, é preciso o compartilhamento de responsabilidades (MENEZES; SANTOS, 2001). Sobre as sete grandes linhas de ação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Mercado, trabalho e oportunidades.
(    ) Universalização de serviços e informação para a cidadania.
(    ) A educação na sociedade da informação.
(    ) Conteúdos e identidade cultural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MENEZES, E. T. de; SANTOS, T. H. dos. Verbete SocInfo (Programa Sociedade da Informação). 2001. Disponível em: https://www.educabrasil.com.br/socinfoprograma-sociedade-da-informacao/. Acesso em: 10 set. 2019.
A
V - F - V - V.
B
F - F - V - F.
C
F - V - V - V.
D
F - V - F - V.
10Na ciência política, o estudo de políticas públicas está centrado no poder e suas relações, assim como nos processos de aquisição dos recursos de poder, processos de participação no poder, competição e nas alianças realizadas (ARAÚJO; RODRIGUES, 2017). Já no sistema político são evidenciados os inputs (entradas) e os outputs (saídas). Segundo Estevão e Ferreira (2018), as entradas são as demandas e apoio que se referem a ações de sujeitos e grupos de indivíduos na busca por recursos, visando suprir seus interesses. Sobre os exemplos de demanda, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARAÚJO, Luísa Araújo; RODRIGUES, Maria de Lurdes. Modelos de análise de políticas públicas. Sociologia: problemas e práticas, v. 83, p. 11-35, 2017.
ESTEVÃO, R. B.; FERREIRA, M. D. M. Análise de políticas públicas: uma breve revisão de aspectos metodológicos para formulação de políticas. Holos. Natal, n. 34, v. 3, p. 168-185, 2018.
A
Podem ser bens e serviços, como contribuições sindicais, despesas, estradas, transporte, segurança pública etc.
B
Podem ser bens e serviços, como saúde, educação, estradas, transporte, segurança pública etc.
C
Podem ser bens e serviços, como tributos, despesas, estradas, transporte, segurança particular etc.
D
Podem ser bens e serviços, como fiscalização dos serviços públicos, estradas, transporte, segurança pública etc.

Continue navegando