Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

TÍTULO: A ideia de fração
CONTEÚDO: Frações: significados (parte/todo, quociente) equivalência
PÚBLICO ALVO: Alunos do 6° ano
OBJETIVO: Compreender, comparar e ordenar frações associadas as ideias de partes de inteiros e resultado da divisão identificando frações equivalentes.
RECURSOS: Material concreto, bolo de chocolate partilhado, tiras de papel, lápis de cor, situações-problema, 
DESENVOLVIMENTO:
1° momento: Após o registro da data na lousa e o registro dos presentes em aula, a professora contará um pouco das primeiras notícias do uso das frações: Elas vem do antigo Egito. As terras que margeavam o antigo Nilo eram divididas entre grupos familiares em troca de pagamento de tributos ao estado. Como o rio nilo sofria inundações periódicas as terras tinham que ser sempre medidas e remarcadas, pois os tributos eram pagos de acordo com a quantidade de terras cultivadas.
Os números fracionários surgiram da necessidade de representa uma medida que não tem uma quantidade inteira, isto é da necessidade de se repartir uma unidade de medida.
Os egipcios conheciam as frações de numerador um, veja a forma que eles representavam:
 ½ 0 1/6 0 1/20 0
 II III nn
 III
Obs.: a professora trará o registro das frações acima em um cartaz.
Esclarecer para os alunos que estas medidas não são números naturais, são exemplos de números chamados racionais.
2° momento Para desenvolver a ideia de fração como parte de um todo, a professora pedirá aos alunos que observem uma forma com um bolo de chocolate cortado em 5 fileiras e 6 colunas e registrem no caderno o número total de retângulos em que foi repartido o bolo, após distribuirá um pedaço de bolo para cada um dos seus 23 alunos, pedirá que registrem no caderno o número de pedaços que sobraram na forma e também a quantidade de pedaços comidos. Após fará os primeiros registros em forma de fração na lousa, chamando a atenção para o numerador será o número de pedaços comidos do bolo ou os que sobraram e o denominador o número de pedaços em que o bolo foi repartido, que será o mesmo nas duas frações.
3° momento: Os alunos deverão formar duplas, para cada dupla será disponibilizado oito tiras de papel branco, todas do mesmo tamanho e lápis de cor para representar algumas frações.
A primeira tira deverá ser dobrada ao meio, obtendo duas partes iguais, cada uma representa a metade ou um meio da tira, uma delas deve ser colorida e fazer em cada metade a representação numérica ½(um meio) .
A segunda tira será dividida em três partes iguais. Cada parte representa a terça parte ou um terço da tira, o aluno deve fazer a representação numérica 1/3(um terço) em cada parte e após colorir uma parte e registrar no caderno a fração formada pela parte colorida e pela parte não colorida.
A terceira tira será dividida em quatro partes iguais. Cada parte representa a quarta parte ou um quarto da tira, o aluno deve fazer a representação numérica 1/4(um quarto) em cada parte e após colorir uma parte e registrar no caderno a fração formada pela parte colorida e pela parte não colorida..
A quarta tira será dividida em cinco partes iguais. Cada parte representa a quinta parte ou um quinto da tira, o aluno deve fazer a representação numérica 1/5(um quinto) em cada parte e após colorir duas partes e registrar no caderno a fração formada pela parte colorida e pela parte não colorida.
E assim sucessivamente de acordo com as frações a seguir: 2/6, 4/8, 3/12, 2/10. Haverá uma comparação entre as frações identificando as que representam as mesmas partes do inteiro, identificando a equivalência entre elas.
4° momento utilizar um relógio analógico para relembrar conceitos como meia hora ½, quarto de hora ¼ e três quartos de hora ¾. Após relembrar a leitura e escrita por extenso das frações com distribuição de material impresso contendo as seguintes frações: ½, 1/3, ¼, 1/5, 1/6, 1/7, 1/8, 1/9, 1/10, 1/11, 1/12, 1/100, 1/1000.
5° momento A ideia de fração como resultado de uma divisão de dois números naturais, será introduzida com a resolução de um problema simples:
Responda no caderno:
1. Miguel tem uma barra de chocolate e quer dividí-la de forma igual entre seus quatro netos.
a) Como você acha que Miguel deve proceder para dividir sua barra de chocolate entre seus quatro netos?
b) Utilizando uma folha de papel para representar uma barra de chocolate, aplique a ideia que você sugeriu no item anterior. 
c) Quanto de chocolate cada neto de Miguel recebeu após a divisão?
Obs.: Deve-se pedir aos alunos que registrem em forma de desenho a divisão do chocolate de maneira que cada neto receba de forma igual.
6° momento a professora pedira para cada aluno da dupla desenhar o mesmo chocolate, só que um vai dividir a barra em 8 pedaços e o outro em doze pedaços e vai pintar o retângulo mais da esquerda da parte de cima, e representar em fração a parte pintada, os dois chocolates devem ter o mesmo tamanho, então serão realizadas comparações entre as frações, o que é maior 1/8 ou 1/12, pode-se na mesma atividade pintar dois pedaços da figura e perguntar aos alunos quanto é 1/8+1/8? Ou 1/12+1/12…
7° momento: Realizar os exercícios da página 136 do livro “A conquista da matemática” de José Rui Giovanni Júnior e Benedicto Castrucci, editora FTB, 4° edição- São Paulo- 2018( não consigo colocá-los aqui pois possuem muitos desenhos), deixo 2 sites para acesso ao livro para ver exercícios:
https://issuu.com/editoraftd/docs/a_conquista-da_matematica_mp_6_divulgacao https://docero.com.br/doc/xx18v58 
8° momento: correção dos exercícios para verificar se os conceitos foram aprendidos. Pedir aos alunos que façam uma autoavaliação e citem algum conceito que não tenha entendido.
MATERIAL MANIPULÁVEL E DISPOSIÇÃO DOS ALUNOS 
Os alunos serão colocados em duplas, para que possam haver trocas durante a aula.
Serão usados materiais concretos, pois os alunos do sexto ano ainda precisam desta visualização, pois ainda são inseguros com a abstração, a professora já aproveita o momento para propiciar um momento de descontração ao oferecer a degustação de um bolo de chocolate. 
Os alunos participarão da construção deste conceito, no processo da repartição das tiras e pintura das mesmas e após comparando a figura com a fração registrada, comparação entre figuras para determinar equivalência…
Utilização de situações-problema para perceber que a fração pode ser fruto de uma divisão entre números naturais.
INSTRUMENTOS AVALIATIVOS:
Participação e interesse na realização das atividades.
Auto avaliação com o registro de conceitos compreendidos e os que ficaram com falhas.
Utilização de livro didático para realização de exercícios que possibilitem a averiguação da aprendizagem dos alunos
Correção dos exercícios, para determinar quais aspectos do conteúdo devem ser retomados.
REFERÊNCIAS:
“A conquista da matemática” de José Rui Giovanni Júnior e Benedicto Castrucci, editora FTB, 4° edição- São Paulo- 2018”
Apostilas próprias.

Mais conteúdos dessa disciplina