Buscar

Filosofia 2 série 1608

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade avaliativa de Filosofia
Aluno:								Turma:	 2ª série		Data: 
1. “A ética cristã vinculou a ética aos padrões da divindade, à aproximação com Deus”. Esse trecho autoriza o leitor a concluir que:
a. conduzir o Homem a aproximar-se de Deus e a adotar os padrões da divindade é a missão da ética cristã.
b. com o advento da ética cristã, os padrões éticos da divindade foram, de fato, aproximados de Deus.
c. a partir da ética cristã, os vínculos entre a ética e os padrões da divindade foram-se enfraquecendo.
d. a aproximação com Deus obrigou a ética cristã a atrelar a ética aos padrões da divindade.
e. foi a ética cristã que se encarregou de inter-relacionar a ética e os padrões divinos.
2. Na Bíblia (Mt 5.13) é dito que os cristãos são "o sal da terra e a luz do mundo". Essa passagem tem um significado antropológico. Os preceitos do cristianismo tiveram, além de um significado antropológico, um importante papel na formação moral do Ocidente, onde as parábolas e os evangelhos da Bíblia são tomados como mecanismos de orientação da vida cristã. Considerando essas informações, é correto afirmar que a ética cristã é:
 
a. hedonista, uma vez que prioriza os aspectos mais frugais da vida, como a vida comunitária, preocupada com o preparo da terra e o alimento.
b. contratualista, uma vez que a comunidade cristã adota preceitos que produzem os resultados racionais pretendidos por todos.
c. teológica, uma vez que os preceitos orientadores são extraídos de fontes heterônomas, como revelações e profecias.
d. utilitarista, uma vez que busca oferecer aos homens o maior quantum de felicidade possível, através da realização das ações que produzem as melhores consequências.
e. deontológica, uma vez que é centrada num imperativo universal extraído da razão pura, livre de todas as inclinações subjetivas.
3. São características da ética cristã exceto: 
a. A ética envolve a adoção de um padrão absoluto de autoridade. A ética cristã é teocêntrica.
b. É antropocêntrica no sentido de que o homem é a medida de todas as coisas, de que seus julgamentos estão arraigados na sua existência e só podem ser compreendidos em relação a essa.
c. A ética cristã parte do pressuposto de que o Deus que se revela nas Escrituras Sagradas é o único Deus verdadeiro e que, sendo o criador do mundo e da humanidade, deve ser reconhecido, crido e obedecido como tal, e a sua vontade é expressa nas leis de princípios morais. Deus revelou-se propositadamente à humanidade.
d. Por causa da sua soberania Deus tem o direito de emitir ordenanças, de impor obrigações e quando necessário intervir na consciência dos homens.
Analise as sentenças abaixo:
I. O humanismo é uma postura ética, cultural, filosófica e artística surgida no século XV na Europa, que enfatiza a importância dos próprios seres humanos como fonte de formação de valores.
II. Os humanistas acreditam que somente evidências científicas tornam um conceito aceitável e preciso. Segundo a corrente, a razão, a especulação e o método científico são ferramentas perfeitamente capazes de obter respostas satisfatórias acerca do mundo, sem a necessidade de se recorrer ao sobrenatural.
III. Para os humanistas, é necessário observar os desejos e necessidades comuns entre os humanos e, através de Deus, evoluir os valores, crenças e padrões morais como forma de se alcançar a felicidade, liberdade e progresso.
IV. Considerando que o humanismo considera a influência de seres sobrenaturais nas relações humanas, a corrente filosófica atribui à Deus a responsabilidade total dos seus atos.
4. A partir das sentenças acima, assinale a alternativa correta: 
a. III e IV estão corretas
b. I, II e III estão corretas.
c. I e II estão corretas.
d. II e IV estão corretas.
5. Assinale a alternativa correta em relação à ética humanista: 
a. A ética envolve a adoção de um padrão absoluto de autoridade. A ética cristã é teocêntrica.
b. A ética cristã parte do pressuposto de que o Deus que se revela nas Escrituras Sagradas é o único Deus verdadeiro e que, sendo o criador do mundo e da humanidade, deve ser reconhecido, crido e obedecido como tal, e a sua vontade é expressa nas leis de princípios morais. Deus revelou-se preposicionalmente à humanidade.
c. Por causa da sua soberania Deus tem o direito de emitir ordenanças, de impor obrigações e quando necessário intervir na consciência dos homens.
d. É antropocêntrica no sentido de que o homem é a medida de todas as coisas, de que seus julgamentos estão arraigados na sua existência e só podem ser compreendidos em relação a essa.
6. A moral kantiana se opõe à moral cristã. Nesse sentido, analise as sentenças e assinale a resposta incorreta em relação a essa oposição. 
a. Kant buscou substituir a autoridade imposta pela Igreja pela autoridade da Razão.
b. A ética de Kant fundamenta-se única e exclusivamente na Razão, as regras são estabelecidas de dentro para fora a partir da razão humana e sua capacidade de criar regras para sua própria conduta.
c. Kant vai dizer que os fins morais são determinados por nós mesmos e nós impomos esses deveres a nós mesmos, ele vai chamar isso de LIBERDADE.
d. Ele afirma que o dever é entendido como uma heteronomia, uma norma vinda de fora para dentro, a partir das Escrituras ou dos ensinamentos religiosos.
7. Relacione as colunas com a respectiva correspondência: 
1. ética humanista	
2. ética cristã	
3. ética kantiana	
4. pecado	
5. humanismo
( ) ética humanista	
( ) princípio racional	
( ) antropocêntrica	
( ) teocentrismo
( ) ética cristã

Continue navegando

Outros materiais