Buscar

Conceitos de Rogers na Psicoterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Rogers apresentou três conceitos, que seriam agregados posteriormente para toda a Psicologia. Estes conceitos eram a autenticidade, consideração positiva e empatia, esses três conceitos são as condições necessárias para que o processo terapêutico avance. Para Rogers o terapeuta não basta possuir estas atitudes requeridas, é necessário ainda saber expressa-las de maneira eficiente.
Empatia é a capacidade de se emergir no mundo subjetivo do outro e de participar na sua experiência, na extensão em que a comunicação verbal ou não verbal permite, é se colocar verdadeiramente no lugar do outro, de ver o mundo como ele o vê. Rogers explica em seus conceitos que o terapeuta deve captar com precisão os sentimentos e significados pessoais que o cliente está vivendo e comunicar essa compreensão consigo mesmo é compreender o outro tão profundamente que para isso deixam-se de lado suas próprias ideias, valores e opiniões para adentrar nesse mundo reservado e íntimo da outra pessoa. O terapeuta precisa estar seguro para ficar à vontade no mundo misterioso do outro e retornar a seu mundo quando assim o desejar. Em psicoterapia, a empatia do terapeuta pelo cliente pode ser um caminho para compreender as cognições, afetos ou comportamentos do cliente.
No trabalho apresentado pelas meninas trouxemos o tema sobre a Seleção Masculina de Futebol após perder o jogo da Copa do mundo por 7x 1 contra a Alemanha, trouxemos a vivencia de como seria atuação do profissional de psicologia com os jogadores após o fim do jogo. Durante a sessão, a terapeuta se mostrou muito simpática e tensa no início, a simpatia é um facilitador para desenvolver a empatia, mas não basta ser apenas simpática, o terapeuta conseguiu desenvolver em seus clientes no qual mostraram abatimento devido a perda da Copa, no qual consideravam muito importante e tinham se preparado muito para a vitória.
A experiência de Consideração positiva significa aceitar calorosamente cada aspecto da experiência do seu cliente, implica um cuidado não-possessivo, uma forma de apreciar o outro como uma pessoa individualizada a quem se permite ter os seus próprios sentimentos, suas próprias experiências. É a aceitação do outro enquanto um “ser” significativo e digno de consideração, independentemente de quaisquer requisitos ou condições. Em relação a consideração positiva no trabalho apresentado pelas meninas, pode-se perceber um cuidado do terapeuta em relação aos jogadores, apresentando uma forma de apreciar o grupo com um todo de forma individualizada, permitindo que demostrassem seus próprios sentimentos e suas próprias experiências.
Rogers define autenticidade como acordo interno e integrado a experiência psíquica da pessoa, a autenticidade é a consciência que a pessoa tem em relação a sua própria vivência é uma qualidade que só existe na relação intersubjetiva. É a capacidade de ser o que realmente o que é, com o reconhecimento e aceitação de si próprio e de suas próprias vivências, de forma clara e voltada para a relação com o outro no qual integra pensamentos, sentimentos e comportamentos. Em relação ao trabalho citado, a autenticidade do terapeuta demostrou a capacidade de aproximação com os atletas através de uma comunicação, a qual privilegiou aquilo que foi próprio de cada um e que fazia parte da experiência individual de cada um. 
Por fim é importante lembrar o quanto é necessário que o terapeuta, em seu atendimento saiba comunicar suas atitudes de forma indireta do que exprime em respostas as palavras do cliente, ou seja, é preciso que suas atitudes utilizem a estrutura e ao conteúdo de as suas respostas sem que estejam formuladas em quaisquer delas. O terapeuta deve servir de certo modo como ressonador e amplificador da experiência do cliente, é importante que sua capacidade de ressonância seja tão pura quanto possível. A Resposta Estimativa no qual a resposta expressa uma certa opinião relativa ao mérito de seu cliente. A resposta Interpretativa visa de algum modo instruir o cliente e seu próprio respeito, faze-lo tomar consciência de algumas coisas, a demostrar- lhe uma coisa ou outra, a resposta tranquilizadora, visa tranquilizar o cliente, aliviar sua angustia, mostrar que o problema não é tão sério como ele vê. A Resposta Exploradora visa obter dados suplementares, o terapeuta sugere como o cliente poderia examinar mais de perto um outro aspecto do problema. E por último a Resposta Compreensiva que visa compreender aquele momento que o cliente passa, revelando uma preocupação do terapeuta em compreender corretamente a significação vivida. Portanto se o terapeuta compreende os sentimentos vivenciados pelo cliente, além de aceitá-lo incondicionalmente e ser autêntico com suas percepções, então há uma forte probabilidade de que esta psicoterapia seja eficaz, é fundamental que o terapeuta esteja em estado de acordo interno para proporcionar todo esse ambiente ideal ao seu cliente.

Outros materiais