Buscar

atividade AV1 Educação e sexualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resposta: 
Como docente, contribuir para esclarecer as diferenças de gênero e sexo, destacando definções como identificar alguns conceitos associados as relações de gênero e seu tratamento na prática educativa escolar, ter postura diante de questões relacionadas as relações de gênero entre alunos e alunas.
Discutir sobre a discriminação, preconceito e igualdade de gênero e padrões de comportamento na escola possibilitando o desenvolvimento do pensamento crítico a partir da compreensão das diferenças corporais, sexuais que culturalmente se cria na sociedade, atuar na construção de valores e atitudes que permitam também um olhar crítico e reflexivo sobre as identidades de gênero e sexual, promovendo a inclusão plural.
Como discente, permitir que se identifiquem ou diferenciem-se socialmente de acordo com as características, sabendo que o processo educativo deve ser desenvolvido visando as diferenças do gênero.
A diversidade sexual é um tema atual que necessita, de fato, de uma ampla discussão nas escolas. Um exemplo de desrespeito a essa diversidade é a homofobia contra um aluno, que pode acarretar várias consequências como comprometer a inclusão educacional e a qualidade do ensino, refletir na relação docente/estudante, produzir desinteresse pela escola, dificultar a aprendizagem e conduzir à evasão e ao abandono escolar. Muitas vezes um garoto pode ser objeto de “chacota” por parte de colegas e, até mesmo professores por ter um jeito fora dos padrões determinados pela sociedade sexista. Em tal caso, sofrerá com seu nome escrito em banheiros, carteiras e paredes da escola, se transformando em alvo de zombaria, comentários e outras variadas formas de assédio e violência ao longo de sua vida escolar, com isso precisamos sesibilizar a todos os alunos o caminho da tolerância e do respeito mútuo.
Referências: BRASIL ESCOLA. RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/relacoes-genero-sexualidade.htm. Acesso em: 19 ago. 2021.

Continue navegando