Buscar

PCC 3 letras sintagma nominal unip

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sintagma Nominal
 O autor do livro “Nova Gramatica do Português Brasileiro” Ataliba Castilho nos faz compreender que sintagma é um segmento linguístico que pronuncia um elo de dependência entre as palavras que formam uma oração; nesta relação há um elemento determinado e outro determinante (ou subordinado). Assim estabelecendo um elo de subordinação entre eles, e cada um destes elementos formam um sintagma, que se subdividem em: Verbal, Nominal, Adverbial, Adjetival e Preposicional.
 Para fazer este fichamento foi selecionado o capitulo “O sintagma nominal”. Segundo Castilho o sintagma nominal (SN) constitui-se de um nome e seus respectivos determinantes. Eles normalmente são representados por complementos verbais da frase e o sujeito; melhor dizendo é composto pelo grupo de palavras que compõe o sujeito. 
 O SN é organizado segundo seu tipo gramatical; desta forma o sintagma nominal tem uma estrutura cujo o núcleo é preenchido por um substantivo ou pronome.
· Estrutura do sintagma nominal: Obtém se da seguinte regra descritiva do SN
SN > (Especificadores) + Núcleo + (Complementares) 
· Especificadores: Os especificadores tem uma cara gramatical e outra semântica. O termo é usado em sua dimensão gramatical, compreendendo as classes gramaticais que circulam a margem dos sintagmas e das sentenças
· Complementadores: Neste capitulo descrevemos a estrutura do SN e empregamos as classes que formam seus consistentes. Vimos ali que os complementares são representados por sentenças adjetivas, sintagmas adjetivais e preposicionais. 
 O autor encerra o capitulo fazendo um breve compêndio das ideias principais que constam nele.
 O professor Ataliba Castilho explica de forma clara e coesa a estrutura sintagmática. Sua explicação é completa partindo do núcleo do Sintagma; através do livro estabelece uma conexão entre a linguagem pré-verbal e mental utilizados pelos falantes da língua portuguesa no brasil. Distinguindo as estruturas gramaticais sem preocupações normativas, onde se identifica o caráter histórico e social. O livro traz uma proposta de conhecimento e reflexão para professores e profissionais da língua abordados de maneira detalhada e didática.

Outros materiais