Buscar

APX1GEO2 2021 1-convertido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
	Nome: 
	Matrícula: 
	Polo: 
Geografia na Educação II Coordenação: Prof.ª Juliana Prata APX1 – 2021.1
Termo de conduta
Declaro assumir o compromisso de confidencialidade e de sigilo escrito, fotográfico e verbal sobre as questões do exame ou avaliação pessoal que me serão apresentadas, durante o curso desta disciplina. Comprometo-me a não revelar, reproduzir, utilizar ou dar conhecimento, em hipótese alguma, a terceiros, e a não utilizar tais informações para gerar benefício próprio ou de terceiros. Reitero minha ciência de que não poderei fazer cópia manuscrita, registro fotográfico, filmar ou mesmo gravar os enunciados que me são apresentados. Declaro, ainda, estar ciente de que o não cumprimento de tais normas caracteriza infração ética, podendo acarretar punição de acordo com as regras da minha universidade.
Dê seu ciente aqui: Ciente - 
 Matrícula: 
 
QUESTÃO 1 (Valor 6,0 pontos) – A reforma agrária é uma questão social emergente no Brasil. Leia o fragmento abaixo para responder a questão:
“A luta pela Reforma Agrária deve, sobretudo, pautar-se em questionamentos sobre a modernização agrícola, a qual não é vista como tão bem-sucedida assim, e na criação de alternativas produtivas que sejam mais equilibradas, social, econômica e ambientalmente. Porque a atual lógica produtiva que se segue é ecologicamente insustentável, socialmente perversa e economicamente cara. A reforma agrária deve ser pensada como parte de um conjunto de reformas que abarque os mais diversos setores – financeiro, industrial, tecnológico, educacional etc. – e redirecione o modelo de desenvolvimento, para que este possa ser efetivamente mais democrático, por representar o interesse e a luta dos setores populares” (Material didático CEDERJ – Geografia na Educação 2).
a) Comente o porquê da reforma agrária, mesmo sendo uma pauta desde a década de 50 do século XX, ainda não ter tido avanços, apenas retrocessos.
Desde o início, a terra foi vista como geradora de lucro para a economia e com a urgência de se reorganizar a estrutura fundiária, foram implementados métodos e estratégias como tentativa de colocar em prática a reforma agrária que foram muito criticados por uma parte da população. 
 		Mesmo assim, os latifundios continuaram nas mãos de uma pequena parte da população que tinham grandes influências, descaracterizando a real função social da terra que é a produção de alimentos e bens de consumo e extração de energia e recursos naturais que abranjam toda a população.
A partir do desenvolvimento industrial e do aumento da urbanização, quando o Brasil deixou de ser apenas agrícula, por volta de 1950, à distribuição de propriedades rurais começou a ser debatida em sociedade visando que tal distribuição fosse mais igualitária.
 O Primeiro Plano Nacional de Reforma Agrária do Brasil foi lançado em 1966, plano esse que nunca foi colocado em prática.
		Uma reforma agrária quando é mal estruturada pode aumentar a desigualdade social quando ela não permite que os pequenos produtores agrículas usufruam e tenha acesso à aquisição de pequenas propriedades. No Brasil a reforma agrária é muito lenta devido a vários obstáculos como: interesses contrários dos grandes proprietários rurais, dificuldades jurídicas, corrupção e alto custo de manuntenção dos assentamentos, ou seja, por falta dessas condições, vários projetos de reforma agrária fracassam no Brasil.
	 
 
QUESTÃO 2 (Valor 4,0 pontos) – Sobre a migração no território brasileiro:
“Migrar, antes de tudo, significa deslocar grandes contingentes populacionais de um lugar para outro. Devemos sempre procurar o motivo de tal deslocamento que, no caso do Brasil, tem sido econômico. Populações geralmente se deslocaram de áreas estagnadas economicamente, que se tornaram repulsoras, para áreas nas quais se implantou um novo atrativo econômico que passou a gerar emprego e renda” (Material didático CEDERJ – Geografia na Educação 2).
a) Na sua família houve esse processo de imigração, emigração ou migração das gerações anteriores? Comente relacionando com o motivo do processo. Caso não exista esse fenômeno na sua família, escreva o relato do discurso geral sobre mobilidade territorial no Brasil com base no material didático. Por que as pessoas saem de seus locais de origem, em geral?
Diversos são os fatores que levam as pessoas a deixarem seus países de origem e se instalar em outros, que vão desde a segurança, fatores sociais, econômicos, políticos etc.
 Alguns dos meus familiares emigraram do Brasil e foram para os Estados Unidos da Améria a mais de vinte anos. Saíram por não ver perspectiva de melhora em seu país, foram em busca de uma vida melhor, mais estruturada, que lhes proporcionassem emprego, segurança, saúde, transporte e educação de qualidade, estabilidade econômica (melhores salários) e uma nova cultura. 
Hoje vivem com dignidade, usufruindo de um padrão de vida que jamais alcançariam aqui no Brasil, resultado de muito trabalho pesado e dedicação.
A cada dia que passa as condições de vida no Brasil vem piorando, o desinteresse dos governantes em criar políticas públicas que venham melhorar a qualidade de vida do país é notório. Cada dia mais podemos ver o desemprego, a violência, os impostos e os juros aumentando, levando muitos a verem a emigração como opção para sair dessa situação precária,

Continue navegando