Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação FINAL (DISCURSIVA) de fisioterapia na saúde do Idoso

User badge image
Marcinha Souza

em

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1Paciente, 79 anos, sexo masculino, branco, casado, aposentado, ensino fundamental incompleto, compareceu à fisioterapia acompanhado da esposa, queixando de esquecimento. Relata que iniciou a notar o sintoma referido há aproximadamente um ano. No início, os familiares perceberam dificuldade para lembrar nomes, recados e que estava contando os mesmos casos e fazendo as mesmas perguntas várias vezes. Entretanto, o paciente não percebia o esquecimento. Nega outras alterações cognitivas, como alteração na fala e percepção. Nega alterações comportamentais e de humor. Apresenta incapacidade em executar as atividades de vida diária como fazer compras, usar o telefone, tomar remédio, recebendo o auxílio da esposa para isso. Também relata dificuldade de equilíbrio. Nesse caso, qual patologia você suspeitaria? E quais são as principais condutas fisioterapêuticas?
Resposta esperada
*Doença de Alzheimer, inicialmente é preciso orientar o paciente e seus familiares sobre a doença, *orientando o uso de calendários, leituras e estímulos cognitivos. *Realizar uma avaliação minuciosa tentando identificar déficits motores e promover a capacidade funcional de um modo geral, realizando exercícios de coordenação, equilíbrio, propriocepção e que estimulem a cognição como os com dupla tarefa por exemplo.
2Joana, 82 anos, viúva, possui cinco filhos, mora sozinha no interior do Rio Grande do Sul, relata ter esquecimentos vez ou outra, e que sua pele possui manchas. Tem dificuldade para ir ao mercado, pois se cansa para caminhar longas distâncias, percebeu que ultimamente tem tido pequenos escapes urinários. Foi ao geriatra o qual não diagnosticou nenhuma doença relacionada. Então decidiu procurar atendimento fisioterapêutico por acreditar estar com uma limitação que está dificultando suas atividades de vida diária. Disserte sobre o que você diria a ela.
Resposta esperada
*Essas alterações fazem parte do processo de envelhecimento, *mas que esses déficits podem ser minimizados com o auxílio do fisioterapeuta, *a prática de atividades físicas e o acompanhamento profissional são muito importantes.

Mais conteúdos dessa disciplina