A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
17 pág.
politicas pub desenvolvimento sustentavel

Pré-visualização | Página 1 de 3

Disciplina: Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável 
Prova: 36216367
Relacione as colunas considerando os níveis organizacionais tipificados genericamente, a que se refere Scherer-Warren(2006), presentes atualmente na sociedade brasileira.
 
(a) Associativismo Local
 
(b) Mobilização na Esfera Pública
 
(c) Formas de Articulação Interorganizacionais
 
(    ) As associações civis, os movimentos comunitários e sujeitos sociais envolvidos com causas sociais ou culturais do cotidiano, ou voltados a essas bases, como são algumas Organizações Não-Governamentais (ONGs), o terceiro setor.
 
(    ) dentre as quais se destacam os fóruns da sociedade civil, as associações nacionais de ONGs e as redes de redes, que buscam se relacionar entre si para o empoderamento da sociedade civil, representando organizações e movimentos do associativismo local.
 
(    ) formas de protestos sociais de maior abrangência, por um lado, e mais conjunturais, por outro.
 
A partir das suas respostas, assinale a alternativa correta:
A)  A sequência correta é C–A–B
B) A sequência correta é B–C–A
C) A sequência correta é A–C–B
D) A sequência correta é C–B–
2
É possível considerar uma linha de atuação pública como uma política pensada e viabilizada no sentido de atender a alguns princípios básicos.
 
 Leia com atenção os princípios abaixo e classifique-os em verdadeiros (V) ou falsos (F). Princípios de uma política pública Verdadeira Falsa.
 
( ) É concebida para atender às necessidades da população.
 
( ) Destina-se ao conjunto das pessoas “pertencentes” a um espaço previamente definido.
 
( ) Não hierarquiza direitos de acesso e usufruto, isto é, é incondicional, respeitado o universo a ser atendido e os critérios considerados em sua formulação.
 
( ) Considera, favorece e garante a igualdade e usufruto de oportunidades de acesso e gozo às atividades nela preconizadas a todas as pessoas.
 
A partir das suas respostas, assinale a alternativa correta:
A) A sequência é V – F – V – F
B) A sequência é V– V– V– V
C) A sequência é F – V– F – V
D) A sequência é F– F– F – F
3
Relacione as frases abaixo com as três principais correntes da teoria geral do Estado.
 
Propositivas Perspectiva marxista (M)
 
Enfoque estatista (E)
 
Perspectiva da decisão pública (P)
 
(    ) A afirmação da autonomia e o reconhecimento do Estado como “agente” foi possivelmente a característica fundamental desta corrente, a qual também se interessava pela formação histórica do aparato estatal, um denominador comum entre alguns dos pesquisadores marxistas.
 
(     ) Abordou a problemática da tomada da decisão na esfera do Estado, quer dizer, que utilidades estão maximizando os políticos e os burocratas. Tal enfoque derivou suas principais ferramentas analíticas da economia liberal.
 
 (      ) Reconhecimento do papel do Estado no sistema de poder da classe dominante. A análise do Estado no funcionamento da economia capitalista e dos processos de acumulação de capital.Destacou sua preocupação com os limites da democracia burguesa e do reformismo estatal.
 
A partir das suas respostas assinale a alternativa correta:
A) A sequência é M – P  – E.
B) A sequência é  P – E – M.  
C) A sequência é E – M – P.
D) A sequência é E – P – M.  
4
Uma política pública é uma diretriz elaborada para enfrentar um problema público, o que significa dizer que possui dois elementos fundamentais: intencionalidade pública e resposta a um problema público.
 
Políticas públicas estão apenas no nível estratégico; as diretrizes estruturantes, ou o nível operacional também pode ser considerado política pública? Marque com (V) as respostas corretas e com (F) as falsas. Assinale abaixo a sequência correta.
 
(  ) Alguns posicionamentos teóricos interpretam que apenas as macrodiretrizes estratégicas seriam políticas públicas, ou seja, as políticas nacionais.
 
(  ) Outros autores também consideram as diretrizes estratégicas formuladas nas esferas estadual e municipal.
 
(  ) Estados e municípios definem estrategicamente, considerando os limites de suas competências constitucionais, os rumos que irão adotar para o enfrentamento de seus problemas específicos.
 
A)  A sequência correta é F– F – F.
B) A sequência correta é F– V– V.
C) A sequência correta é V – V – V .
D) A sequência correta é V – F– V .
5
Com relação ao processo de redemocratização do país, leia atentamente as frases a seguir e assinale com V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas.
 
1. É possível dizer que, com a redemocratização do país e a promulgação da Constituição de 1988, os movimentos sociais perderam o direito de tornarem-se agentes na execução das políticas públicas, ou seja, não participam na elaboração e implementação das políticas, além de permanecerem objeto dessas mesmas políticas.
 
2. É possível dizer que, com a redemocratização do país e a promulgação da Constituição de 1988, os movimentos sociais conquistaram o direito de tornarem-se agentes na execução das políticas públicas, ou seja, cogestores na elaboração e implementação das políticas, além de permanecerem objeto dessas mesmas políticas.
 
3. Para entender a dinâmica da conquista desse direito, é preciso compreender que a arte da política se dá face à configuração de forças presentes, participantes, em um conjunto de forças heterogêneas e ideologicamente diversas e antagônicas. Ou seja, um processo de negociações, um embate de forças políticas frente a objetos de disputa. As políticas públicas fazem parte do leque dos objetos em disputa.
 
4. Para entender dinâmica da perda desse direito é preciso compreender que a arte da política se dá face à configuração de forças presentes, participantes, em um conjunto de forças heterogêneas e ideologicamente diversas e homogêneas. Ou seja, um processo de negociações, um embate de forças políticas frente a objetos de disputa. As políticas públicas fazem parte do leque dos objetos não disputados.
 
Assinale a alternativa correta:
A) A sequência é V – F – V  – V.  
B) A sequência é V – V  – F – F.  
C) A sequência é  F– V – V– F.
D) A sequência é V – F – F – V.
6
Com relação ao desenvolvimento local, leia com atenção as frases abaixo e as classifique em verdadeiras (V) ou falsas (F).
 
(    )  A produção flexível permitiu a algumas localidades beneficiarem-se do “desenvolvimento de baixo para cima”, controlado principalmente por agentes locais e nas áreas locais.
 
(    )  A capacidade local de aprender é fator decisivo e competitivo entre as demais localidades, assim como a capacidade local de promoção continuada do processo inovativo.
 
(    )  As políticas formuladas num contexto de desenvolvimento local procuram, ao mesmo tempo, incluir a formação de uma força de trabalho local flexível com um bom nível de capacitação.
 
(    ) As propostas de desenvolvimento local têm por fundamento as aglomerações de empreendimentos, em sua maioria pequenos, de origem local e baseados em redes locais de cooperação, acordo e competição, que possuem uma “liga” formada por instituições, costumes, convenções e identidade local.
 
A partir das suas respostas, assinale a alternativa correta:
A) A sequência é F– F– V– V.
B) A sequência é V – F– V– F.
C)  A sequência é V – V – V – V.
D) A sequência é F– F – F – F.
7
Com relação aos processos de integração dos grandes mercados, complete as lacunas. Em seguida assinale a alternativa que contém as palavras que completam as lacunas na sequência.
 
O que parecia ser um _________ quase aceito universalmente, ou seja, as __________ do livre comércio e da _________ integração entre os países, começa a ser debatido.
A) Consenso – Vantagens – Crescente
B) Crescimento - Desvantagens - Crescente
C) Dissenso – Desvantagens – Decrescente
D) Crescimento – Buscas – Decrescente
8
Assinale os motivos pelos quais as Conferências Internacionais adquirem importância para a ONU. Marque as frases verdadeiras com (V) e as falsas com (F).
 
Em seguida, assinale a sequência correta abaixo.
 
( ) por sua capacidade de atrair a atenção para temas socioeconômicos

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.