Buscar

CEDERJ - AD-2 de Gestão de Empreendimentos Turísticos I 2020-02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo
	
	
	Gestão de Empreendimentos Turísticos I
	
	Prof. Coordenador(a): Bianca Tempone
	Data: 18 / 10 / 2020
	Tutoria à Distância: Livia da Silva Franco
	Pólo: Rocinha
	Aluno (a): Mauricio Henrique Oliveira de Souza
	Período: 2020/2
	Mat.: 17117130147
A Área de Alimentos e Bebidas dos Hotéis
Introdução
Quando se fala de alimentos e bebidas o primeiro destaque que se deve dar é ao enorme potencial econômico que este tipo de atividade tem dentro da sociedade atual. É difícil se pensar qualquer tipo de atividade de turismo, lazer ou entretenimento sem a presença do serviço de alimentos e bebidas.
Palavras-chave: consumo, hospitalidade, serviço, avaliação.
Porque consumimos alimentos e/ou bebidas?
Quando se vai a um parque temático ou mesmo a um cinema, sempre há a pausa para o lanche; durante uma viagem (seja ela de automóvel, ônibus, trem, navio ou avião) de uma forma ou de outra estarão sendo oferecidos produtos de A&B; eventos esportivos, culturais, políticos sempre proporcionam a reunião de muitas pessoas que vão sempre demandar um suporte em termos de alimentação.
O acúmulo de atividades também obriga inúmeras pessoas a se alimentarem fora de casa nos exíguos intervalos entre as diversas tarefas programadas para cada dia e este tipo de situação, típica da organização social moderna, faz com que a demanda por serviços de alimentação, em suas diversas formas, seja cada vez maior.
Os lucros e os dividendos
A simples atividade da compra de matéria-prima (leia-se ingredientes) para o preparo de alimentos, sua transformação e venda parece simples e fácil de controlar. Comparando-se o custo dos insumos comprados ao preço final de venda do produto preparado imagina-se, numa visão precipitada, que o negócio é extremamente lucrativo. Não é raro encontrarmos pratos em restaurantes ou bares em que o custo com insumos não representa 10% do preço de venda.
No contraponto, o que não se pode esquecer é que outras despesas e custos (dentre os casos, o gasto extra com desperdício de alimentos, pagamento de salários dos funcionários, equipamentos, utensílios da cozinha e salão e muitos outros). Todos são agregados ao custo com a matéria-prima e assim a margem de lucro, que a primeira vista parece fabulosa, pode ser bastante enxuta ou até inexistente.
Conclusão
Em boa parte das ocasiões de lazer o serviço de alimentação tem o papel de protagonista como no caso de um banquete, um coquetel, ou mesmo um jantar a dois ou uma conversa na mesa de um bar. Mas mesmo em outras atividades ligadas ao lazer, alimentação e bebidas sempre estão presentes.
Assim como a governança, o setor de A&B é responsável pelos maiores gastos no hotel e assim se não houver um controle muito grande do material e insumos utilizados e um combate constante ao desperdício, dificilmente este será um setor lucrativo para o meio de hospedagem.

Outros materiais