Buscar

Estudo de caso Q4 POLÍTICAS PÚBLICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de caso: Políticas Públicas em Saúde
Com base na pesquisa realizada por Ayres (2013) com o tema Atendimento a clientes: um estudo de caso com usuários SUS e de Saúde Suplementar (planos de saúde) e fazendo a análise do gráfico 4 que demonstra o seguinte: TA Exames Laboratoriais, onde 50 a 73% dos usuários do SUS estão achando o Tempo de Atendimento dos Exames laboratoriais razoável/ ruim e péssimo, sendo que 53% informaram ser péssimo.
Fazendo então uma pequena busca na internet foi identificado que o processo tem muitas etapas até o exame estar disponível através do sistema público, no site: https://saude.es.gov.br consta um documento onde o mesmo mostra como o processo é longo e precisa de muitas liberações para ocorrer, o fluxo de exames se dá da seguinte maneira: o paciente vai até a UBS de seu bairro com o cartão SUS, após a triagem e consulta a UBS encaminha o procedimento para Central de regulação municipal, a mesma então cadastra no SISREG que por sua vez autoriza o procedimento/exame, após a UBS informa o paciente que leva a guia até a Unidade Executora que confirma o atendimento.
Esse processo todo pode levar muito tempo pois muitas das vezes tem desvio de informações o que gera o atraso ou demora na realização dos exames.
Exames mais simples como Hemogramas e Beta HCG levam um tempo menor pois existem mais Unidades Executoras, porem exames de maior custo e não tão rotineiros podem levar muito mais tempo até haver as liberações.
Quando comparado com o TA dos planos de saúde os SUS tem um baixo desempenho, uma vez que para os planos de saúde a ANS define uma lista bem extensa de exames que devem estar cobertos pelas empresas de saúde suplementar, fazendo então com que o atendimento seja muito mais rápido e eficiente. Na própria pesquisa feita por Ayres 60% dos entrevistados disseram que o atendimento em exames dos planos de saúde é bon/razoável.
Sendo assim pode-se notar que a burocracia torna o processo mais lento e menos agradável aos usuários SUS, que tem presa nos resultados para poder finalizar seus tratamentos.

Continue navegando