Buscar

SEQUENCIA DIDATICA ÚLTIMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Aline Soares de Oliveira 
	I. Tema da aula:
O Sujeito e seu lugar no mundo.
	II. Dados de identificação:
Série: 3º ANO do ENSINO FUNDAMENTAL
Duração: (4) Quatro aulas de 50 minutos cada. 
	III. Objetivos: 
A cidade e o campo: aproximações e diferenças.
Identificar e comparar características da vida no campo e na cidade.
	IV. Conteúdos:
Produção de texto, leitura, vídeo do Youtube, Gibi, revista, exposição e maquete. 
	V. Habilidade(s) da BNCC:
(EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.
(EF03GE03) Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares.
	VI. Desenvolvimento - Etapas (detalhar etapas):
Aula 1. Os alunos iniciarão a aula assistindo a um vídeo do Youtube, “O Rato do Campo e o Rato da Cidade”. Conversaremos sobre o tema da aula: “A cidade e o campo.” Os alunos deverão responder através do diálogo, perguntas relacionadas ao vídeo assistido. As respostas deverão estar ligadas às percepções das crianças, sem a intenção de que as respostas sejam certas ou erradas. Em seguida, relacionando o questionário sobre a vida própria de cada criança, elas deverão ser questionadas: “Onde elas vivem é campo ou cidade?”, “Elas já foram para o lugar contrário de onde elas vivem?”, “O que é mais interessante de onde elas vivem e o que elas gostariam de conhecer do lugar contrário de onde elas vivem?” (...) e as crianças deverão fazer anotações por escrito, respondendo as questões e dialogando sobre suas respostas com o resto da turma.
Aula 2. O tema da aula será separado por etapas, sendo elas: “A circulação de pessoas, a paisagem, vestimentas, e a alimentação”. Os alunos deverão descrever em frases as seguintes situações. “Como são as ruas e meios de transporte, no campo e na cidade, como é a paisagem em cada um desses lugares, como as pessoas se vestem em cada lugar, e que tipo de alimento é consumido por quem vive no campo e na cidade.”. Após o debate, os alunos terão materiais disponibilizados como gibis, revistas e jornais, para a criação de um projeto na cartolina. Eles deverão recortar e colar figuras que representem um lado, o campo e de outro lado, a cidade. O projeto será exposto na sala de aula.
Aula 3. Dando sequência nas atividades anteriores, os alunos irão aprender nessa aula, o significado de “População Urbana e população rural”. Para identificarem que a cidade é uma zona urbana, o campo uma zona rural, a população urbana é formada por pessoas que moram na cidade e população rural é formada por pessoas que moram no campo. Para que a explicação seja o mais detalhada possível, a professora deverá montar em um slide, várias figuras que representam essas informações. A seguir será disponibilizado vários acessórios pela professora, para que o aluno escolha os seus itens e explique na frente da turma qual categoria ele se enquadra e porquê. Um exemplo é o aluno que escolher uma enxada e um chapéu de palha, deverá explicar que esses acessórios lembra o campo porque são usados pelos agricultores. Lembrando que a maior parte dos itens usados deverão ser de mentira, como as enxadas e objetos cortantes que oferecem risco às crianças. No final dessa aula, o aluno receberá uma lista de materiais para trazer e realizar a atividade da próxima aula.
Aula 4. Chegou a hora de colocar as mãos na massa. A partir de tudo o que foi estudado, os alunos deverão representar em maquetes a diferença dos lados (campo e cidade). A aula será totalmente destinada para a realização desse projeto. 
	VII. Recursos didáticos utilizados:
Isopor ou papelão para a base da maquete, caixas de diferentes tamanhos (remédio, fósforo), pedrinhas, papéis coloridos, canetinhas, terra ou areia, animaizinhos de plástico, papel crepom, cola, palitos de sorvete, lápis, caderno, bota, inchada de mentira, chapéu de palha, paletó e gravata, cesta de frutas e legumes de mentira, e macacão de fazendeiro.
	VIII. Avaliação: 
O aluno deverá apresentar a sua maquete em uma exposição da escola, (valendo nota), e responder um questionário completo sobre todas as informações aprendidas até o último dia dessa aula, que também será valendo nota, onde o aluno deverá trazer respondida na próxima aula para correção.
	IX. Bibliografia: 
GARCIA CARVALHO, Jane. Web conferência. Portal Cruzeiro do Sul Virtual, 2021. Disponível em: https://us-lti.bbcollab.com/collab/ui/session/playback Acesso em: 01 de abril De 2021. 
OS AMIGUINHOS “O Rato do campo e o rato da cidade”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LR1RuL208rY. Acesso em 03 de Abril de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018. Páginas: (362-374-375).
	X. Anexos (se houver):
São muitas as imagens que eu escolhi para colocar no slide, por esse motivo eu selecionei apenas algumas para demonstrar aqui. Lembrando que a foto do gibi é um dos materiais que eu irei disponibilizar para as crianças fazerem os recortes da aula 3.

Continue navegando

Outros materiais