Buscar

Seminário Interdisciplinar I 1ª AVALIAÇÃO VIRTUAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Seminário Interdisciplinar I 1ª AVALIAÇÃO VIRTUAL 
A Sociologia não é obra de um único filósofo, mas de vários pensadores que sentem a necessidade de compreender as novas situações e transformações da sociedade em curso. 
A partir da afirmação acima, relacione os pensadores às teorias abaixo:
1.Teoria do fato social, onde defende que o que nos torna diferentes dos animais, é a nossa capacidade de nos socializar, ou seja, aprender hábitos e costumes de uma determinada sociedade.
2. Sua produção teórica foi polêmica. Vivendo durante o iluminismo, defendia a importância da emoção no pensamento, para além da pura razão.
3. A Ciência Social para este sociólogo deve ir além dos métodos explicativos, por meio de métodos compreensivos e interpretativos.
4. Considerado o fundador do "Positivismo", porém um positivismo que necessita ser distinto da sua evolução. Percebe na religião uma forma de unidade humana.
5. Sua principal obra é "O Capital". O foco é detalhar, estudar a fundo o sistema capitalista, para oferecer uma explicação do seu funcionamento interno, criticando-o de forma radical.
( ) Émile Durkheim
( ) Karl Marx
( ) Jean Jacques Rousseau
( ) Augusto Comte
( ) Max Weber
Qual a alternativa apresenta a sequência correta?
Alternativas:
· a) 2, 3, 5, 1, 4.
· b) 1, 2, 3, 5, 4.
· c) 1, 5, 2, 4, 3. Alternativa assinalada
· d) 4, 1, 2, 5, 3.
· e) 1, 3, 5, 2, 4.
2) "Você está acompanhando, Sofia? E agora vem Platão. Ele se interessava tanto pelo que é eterno e imutável na natureza quanto pelo que é eterno e imutável na moral e na sociedade. Sim... para Platão tratava-se, em ambos os casos, de uma mesma coisa. Ele tentava entender uma ‘realidade’ que fosse eterna e imutável. E, para ser franco, é para isto que os filósofos existem. Eles não estão preocupados em eleger a mulher mais bonita do ano, ou os tomates mais baratos da feira. (E exatamente por isso nem sempre são vistos com bons olhos). Os filósofos não se interessam muito por essas coisas efêmeras e cotidianas. Eles tentam mostrar o que é ‘eternamente verdadeiro’, ‘eternamente belo’ e ’eternamente bom’." (GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia. Trad. de João Azenha Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 98.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria das ideias de Platão, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a) Para Platão, o mundo das ideias é o mundo do "eternamente verdadeiro", "eternamente belo" e "eternamente bom" e é distinto do mundo sensível no qual vivemos. Alternativa assinalada
· b) Platão considerava que tudo aquilo que pode ser percebido diretamente pelos sentidos constitui a própria realidade das coisas.
· c) Platão considerava impossível que o homem pudesse ter ideias verdadeiras sobre qualquer coisa, seja sobre a natureza, a moral ou a sociedade, porque tudo é sonho e ilusão.
· d) Para Platão, as ideias sobre a natureza, a moral e a sociedade podem ser explicadas a partir das diferentes opiniões das pessoas.
· e) De acordo com Platão, o filósofo deve preocupar-se com as coisas efêmeras e cotidianas do mundo, tidas por ele como as mais importantes.
3) "Toda cidade [pólis], portanto, existe naturalmente, da mesma forma que as primeiras comunidades; aquela é o estágio final destas, pois a natureza de uma coisa é seu estágio final. (...) Estas considerações deixam claro que a cidade é uma criação natural, e que o homem é por natureza um animal social, e um homem que por natureza, e não por mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade." (ARISTÓTELES. Política. 3. ed. Trad. De Mário da Gama Kuri. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1997. p. 15.) 
De acordo com o texto de Aristóteles, é correto afirmar que a pólis:
Alternativas:
· a) É instituída por uma convenção entre os homens.
· b) Existe por natureza e é da natureza humana buscar a vida em sociedade. Alternativa assinalada
· c) Passa a existir por um ato de vontade dos deuses, alheia à vontade humana.
· d) É estabelecida pela vontade arbitrária de um déspota.
· e) É fundada na razão, que estabelece as leis que a ordenam.
4) No estudo de coorte ocorre uma comparação entre um grupo exposto a um fator de risco e outro grupo não exposto. Visa verificar se indivíduos expostos ao fator de risco desenvolvem a doença em questão, em maior ou menor proporção, do que um grupo de indivíduos não expostos. Desta forma, as etapas que compõem este estudo são:
Alternativas:
· a) Seleção de um grupo de pessoas sadias quanto à doença investigada (grupo não precisa ser homogêneo); identificar os indivíduos expostos e não expostos ao fator de risco estudado, separando-os em grupo; acompanhamento sistemático; diagnóstico dos doentes e não doentes.
· b) Seleção de um grupo de pessoas sadias quanto à doença investigada (grupo homogêneo em suas características); identificar os indivíduos expostos e não expostos ao fator de risco estudado, separando-os em grupo; acompanhamento sistemático; diagnóstico dos doentes e não doentes. Alternativa assinalada
· c) Seleção de um grupo de pessoas sadias quanto à doença investigada (grupo homogêneo em suas características); identificar os indivíduos expostos ao fator de risco estudado; acompanhamento sistemático; diagnóstico dos doentes e não doentes.
· d) Seleção de um grupo de pessoas sadias quanto à doença investigada (grupo não precisa ser homogêneo); identificar os indivíduos expostos e não expostos ao fator de risco estudado, separando-os em grupo; diagnóstico dos doentes e não doentes.
· e) Identificar os indivíduos expostos e não expostos ao fator de risco estudado, separando-os em grupo; acompanhamento sistemático; diagnóstico dos doentes e não doentes.
5) "[...] cultura é uma dimensão que perpassa todos os aspectos da vida social; por conseguinte, é aquilo que dá sentido aos atos e aos fatos de uma determinada sociedade. Poder-se-ia distinguir cultura no pensamento, no ideário de valores, no comportamento das pessoas em quaisquer circunstâncias, isto é, nas relações sociais em geral, bem como nos atos políticos, nos fatos econômicos, na produção artística, na religiosidade etc., de uma determinada coletividade." (GOMES, Mércio Pereira. Antropologia: ciência do homem, filosofia da cultura. São Paulo: Contexto, 2008. p. 35)
Pensando no conceito de cultura, classifique as afirmativas em V (verdadeiras) ou F (falsas):
( ) Os padrões de "normalidade" que permeiam a vida em sociedade são derivados, em sua maioria, de questões biológicas.
( ) A cultura é algo dado, mas não construído no cotidiano das pessoas, tendo por base as relações sociais estabelecidas.
( ) Na perspectiva da cultura, o padrão de normalidade é estabelecido tendo por base o padrão comportamental das pessoas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
· a) V – F – V.
· b) F – V – F.
· c) V – V – F.
· d) F – F – V. Alternativa assinalada
· e) V – F – F.

Continue navegando