Buscar

paper_controladoria_financeira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

9
CONTROLADORIA FINANCEIRA
Samara Fagundes
Graciele Damares Queiroz Selatchek
Patrícia Mello de Albuquerque
1. INTRODUÇÃO
Conforme o mercado vai exigindo, concorrência a um entando e as empresas crescendo, a controladoria tem uma função essencial para que a visão seja atingida. Portanto a informação, motivação, coordenação, avaliação, acompanhamento e o planejamento do controller, são de suma importância para que a organização alcance seus objetivos.
Para manter a empresa at iva, a controladoria e o planejamento financeiro e estratégico, torna- se uma peça de grande importância para que as metas estabelecidas sejam atingidas com satisfação.
O presente artigo se classifica como teórico e tem com base pesquisas bibliográficas. 
Palavras-chave: Controladoria; Financeira; Controller. 
2. A CONTROLADORIA
Esse departamento foi criado no exterior e veio para o Brasil através das multinacionais, é conhecido como um órgão de importância capital para a supervivência, desenvolvimento e concretização das empresas. É um setor de assessoramento à alta administração nos organogramas das grandes organizações. A necessidade de manter a empresa sempre competitiva exige uma equação que une produtividade e eficiência, à alta lucratividade a custos menores; então, uma
função que antes era apenas de suporte, passa a ter uma importância estratégica, mas suprir a de manda por controladoria tem sido um dos grandes problemas para as empresas.A controladoria é um papel gerencial que precisa ser desenvolvida por um profissional contábil capacitado e com um conhecimento amplo. A busca contínua por atualização e por novas soluções são apenas o começo de um caminho para quem pretende seguir neste mercado.
2.1 CONTROLLER
Segundo Gitman (2002, p.11), “O controller cuida basicamente das atividades contábeis, incluindo administração tributária, informática, contabilidade de custos e contabilidade financeira”. Para ser um bom controller é necessário ter o conhecimento em gestão organizacional, de recursos humanos, supply e produção, por exemplo. Este conhecimento vem de um controle preciso de indicadores da empresa, que envolvem um melhor gerenciamento da contabilidade, dos custos, das finanças e da tecnologia da informação, dentre outros. O controle precisa envolver auditorias complexas e que cheguem ao nível de detalhes não demonstrados diretamente em relatórios contábeis. O controller precisa demonstrar a capacidade de prever os problemas que poderão surgir e de coletar as informações necessárias para a tomada de decisões, visando à implantação de ações de melhorias. 
2.1.1 Atribuições de um controller
O controller envolvido na contabilidade gerencial necessita estar trabalhando no fornecimento e na geração de informações fidedignas para o seu ambiente interno com o objetivo de atender aos seus administradores. Kanitz (apud OLIVEIRA et a l.,2002,p. 17) entende que as funções da Controladoria podem ser resumidas como segue: 
1) Informação: Compreende os sistemas contábil – financeiro – gerenciais; 
2) Motivação: Refere-se aos efeitos dos sistemas de controle sobre o comportamento;
3) Coordenação: Visa centralizar informações com vista à aceitação de planos. O Controller toma conhecimento
de eventuais inconsistências dentro da empresa e assessora a direção, sugerindo soluções; 
4) Avaliação: Interpreta fatos, informações e relatórios, avaliando os resultados por área de responsabilidade, por processos, por atividades e etc.; 
5) Planejamento: Assessora a direção da empresa na determinação e mensuração dos planos e objetivos; 
6) Acompanhamento: Verifica e controla a evolução e o desempenho dos planos traçados a fim de corrigir falhas ou de revisar tais planos. 
Contudo, a Controladoria deve analisar, revisar, planejar sempre e deve prestar- se para a contínua assessoria, no sentido de contribuir para o aprimoramento da empresa. O acompanhamento é fundamental, onde se “verifica e controla a evolução e o desempenho dos planos traçados a fim de corrigir falhas ou de revisar tais planos ”. (KANITZ ap ud OLIVEIRA eta l., 2002, p. 17)
3. IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS PARA FINS GERENCIAIS 
De acordo com Brewer (2007, p. 4 ), toda organização, pequena ou grande, possui administradores, alguém precisa ser responsável pela e laboração de planos, pela organização de recursos, pela direção de pessoas e pelo controle de operações, então os administradores da Contab Contabilidade, como os de qualquer outra organização, realizam três tipos básicos de atividade — planejamento, direção e motivação e controle. O planejamento envolve a escolha de uma linha de ação e a especificação de como a ação será executada. A atividade de direção e motivação envolve a mobilização de pessoas na execução de planos e gestão de operações de rotina. O controle subentende as segurar que o plano seja de fato executado e seja adaptado adequadamente na medida de alterações das circunstâncias. A informação proporcionada pela contabilidade gerencial desempenha um papel fundamental nessas três atividades administrativas básicas — mas mais particularmente nas funções de planejamento e controle. 
3.1 - O PLANEJAMENTO
Brewer (2007, p. 4 e 5), a primeira etapa do planejamento é identificar alternativas, e depois selecionar aquela que melhor atende aos objetivos da organização. O objetivo básico da Contab Contabilidade é gerar lucro para os proprietários da empresa, por meio da prestação de serviço de qualidade superior a preços competitivos em tantos mercados quanto possível. Para a consecução desse objetivo, a cada ano a alta administração examina cuidadosamente uma gama de opções, ou alternativas, de expansão em novos mercados em termos geográficos. No ano corrente, a administração está pensando em abrir novas lojas em Xangai, Los Angeles e Auck la nd. Ao fazer essas e outras escolhas, a administração deve considerar as oportunidades, medindo as exigências às quais os recursos da empresa estão sujeitos. Os administradores sabem como resultado de experiências desagradáveis, que abrir uma loja num novo mercado importante é um passo largo que não pode ser dado levianamente. Requer um volume enorme de tempo e energia dos profissionais mais experientes, talentosos e ocupados da empresa. Quando a empresa de cidiu abrir lojas em Beijing e Vancouver no mesmo ano, seus recursos foram exigidos além de limites razoáveis. Como resultado, nenhuma das lojas foi aberta no prazo previsto, e as operações no resto da empresa acabaram sendo prejudicadas. Portanto, o ingresso em novos mercados é uma atividade planejada muito, muito cuidadosamente. 
Além de outros dados, a alta administração examina volumes de venda, margens de lucro, e os custos de operação das lojas da empresa em mercados similares. Esses dados, fornecidos pela contabilidade gerencial, são combinados a projeções de volume de venda nos locais propostos para estimar os lucros que ser iam gerados pelas novas lojas. Em geral, praticamente todas as alternativas importantes consideradas pela administração no processo de planejamento exercem algum efeito sobre a receita ou custos, e os dados da contabilidade gerencial são fundamentais pela a estimação de tais efeitos. 
Tal como no exemplo do Departamento de Pessoal, os planos da administração geralmente são formalmente expressos por orçamentos, e o termo elaboração de orçamentos é geralmente aplicado como descrição desta parte do processo de planejamento. Os orçamentos são normalmente e laborados sob a orientação do controlador, ou seja, o executivo responsável pelo Departamento de Contabilidade. Tipicamente, os orçamentos são elaborados uma vez por ano representam os planos da administração em termos específicos e quantitativos. Além de um orçamento de despesas de viagem, serio atribuídas, ao Departamento de Pessoal, algumas metas em termos de número de pessoas a contratar, cursos a ministrar, e um detalhamento de despesas esperadas. De maneira análoga, o gerente de cada loja receberá metas de volume de vendas,lucro, despesas, danificação de produtos e treinamento de funcionários. Esses dados serão coletados, analisados e sintetizados para uso pela administração sob a forma de orçamentos e laborados pela área de contabilidade gerencial.
3.2 - DIREÇAO EMOTIVAÇÃO
Brewer (2007, p. 5) além do planejamento para o futuro, os administradores estão encarregados de supervisionar as atividades do dia- a- dia e manter o funcionamento regular da organização. Isto exige que sejam capazes de motivar e dirigir pessoas e ficazmente. Os administradores atribuem tarefas a funcionários, dirimem disputas, respondem perguntas, resolvem problemas no ato, e tomam muitas decisões pequenas que afetam clientes e funcionários. Na verdade, a tarefa de direção é aquela parte do trabalho dos administradores que lida com a rotina e com o aqui e agora. Dados de Contabilidade gerencial, tais como relatórios diários de vendas, são frequentemente utilizados neste tipo de tomada de decisões no dia- a- dia.
3.3 - CONTROLE
Brewer (2007, p. 5) no desempenho de sua função de controle, os administradores procuram garantir que o planejamento esteja sendo seguido. A chave de um controle e ficaz é o feedback, o qual indica se as operações estão se desenvolvendo conforme o planejado. Em organizações sofisticadas, este feedback é proporcionado por relatórios detalhados de vários tipos. Um desses relatórios compara os valores orçados aos resultados obtidos, e é chamado de relatório de desempenho. Os relatórios de desempenho indicam em que pontos as operações não estão se desenvolvendo conforme o planejado e que setores da organização exige matenção adicional. O fornecimento deste tipo de feedback aos administradores é uma das principais finalidades da contabilidade gerencial. 
3.4 - O CICLO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE
Brewer (2007, p. 5) o trabalho dos administradores pode ser sintetizado num modeIo como o que é apresentado abaixo. O modelo, que representa o ciclo de planejamento e controle, ilustra o fluxo regular de atividades gerenciais desde o planejamento, passando por direção e motivação, controle, voltando ao planejamento. Todas essas atividades envolvem a tomada de decisões, e isso explica por que ele é indicado como centro em torno do qual giram as outras atividades. 
4. PLANEJAMENTO FINANCEIRO E SUA IMPORTÂNCIA 
Com base nos dados do IBGE, mais da metade as empresas no Brasil fecham as portas após quatro anos de atividade. Com dados do ano de 2013, 694 mil empresas que nasceram em 2009, 47,5% ainda estavam em funcionamento em 2013. Após o primeiro ano de funcionamento 158 mil fecharam as portas. Desta forma, planejar é o item de muita importância dentro de uma organização, onde planejar o setor financeiro de uma empresa é elaborar táticas econômicas para que a visão seja atingida, podendo ser de curto e longo prazo de forma mais clara possível. 
Segundo Gitman (1997, p.589 ), o planejamento financeiro é um aspecto importante para o funcionamento e sustentação da empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos. 
Pelos dizeres de Assaf Neto (2012 p. 9 ), a administração financeira é um campo de estudo teórico e prático que objetiva, essencialmente, assegurar um melhor e mais eficiente processo empresarial decaptação e a locação de recursos de capital. Nesse contexto, a administração financeira envolve- se tanto com a problemática da escassez de recursos, quanto com a realidade operacional e prática da gestão financeira das empresas, assumindo uma definição de maior amplitude. 
Segundo Assaf Neto (2012 p.11) dentro do ambiente empresarial, a administração financeira volta-se basicamente para as se guintes funções : 
a) Planejamento financeiro, o qual procura evidenciar as necessidades de expansão da empresa, assim como identificar e ventuais desajustes futuros. Por meio do planejamento, ainda, é possível ao administrador financeiro selecionar, com maior margem de segurança, os ativos mais rentáveis e condizentes com os negócios da empresa, de forma a estabelecer mais satisfatória rentabilidade sobre os investimentos;
b) Controle financeiro, o qual se dedica a acompanhar e avaliar todo o desempenho financeiro da empresa. Análises de desvios que venham a ocorrer entre os resultados previstos e realizados, assim como propostas de medidas corretivas necessárias, são algumas das funções básicas da controladoria financeira; 
c) Administração de ativos, que deve perseguir a me lhor estrutura, em termos de risco e retorno, dos investimentos empresariais, e proceder a um gerenciamento eficiente de seus valores. A administração dos ativos acompanha também as defasagens que podem ocorrer entre entradas e saídas de dinheiro de caixa, o que é geralmente associado à gestão do capital de giro; 
d) Administração de passivos, que se volta para a aquisição de fundos (financiamento) e o gerenciamento de sua composição, procurando definir a estrutura mais adequada em termos de liquidez, redução de seus custos e risco financeiro.
4.1 - FLUXO DE CAIXA 
O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira de extrema importância em uma organização, pois é nela em que se projetam para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. O fluxo de caixa deve ser considerado uma ferramenta flexível e os dados inseridos se adequado conforme a necessidade da empresa. Com as informações do Fluxo de Caixa, o empresário pode elaborar a Estrutura Gerencial de Resultados, a Análise de Sensibilidade, calcular a Rentabilidade, a Lucratividade, o Ponto de Equilíbrio e o Prazo de retorno do investimento. O objetivo é verificar a saúde financeira do negócio a partir de análise e obter uma resposta clara sobre as possibilidades de sucesso do investimento e do estágio atual da empresa.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 
A controladoria tem muito a contribuir para o desenvolvimento e a tomada de decisão da empresa, afim de prever as necessidades atuais e futuras da mes ma. Contudo, o controller, precisa estar atento e informado não só no seu ambiente interno, mais sim nas variações econômicas, politicas e mundiais, com o objetivo de colher essas informações e usa- las para a alavancagem da organização. 
O planejamento financeiro é uma ferramenta estratégica que tem o poder de obter projeções micro e macro econômicas, além de também ter condição de visualizar se algum plano executado esteja dando errado e em consequência corrigi- las, calcular a rentabilidade e manejar as decisões sem que proporcione prejuízos a imagem e a lucratividade da organização. 
A controladoria bem executada, planejada e atuando em todas as áreas da empresa, garantem a correta aplicação dos recursos e principalmente a organização da administração financeira, que em conjunto com a controladoria, oferecendo ideias e soluções, conseguem alcançar todos os objetivos propostos.
6. REFERÊNCIAS
http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/importancia-controladoria.htm – Acessado em 01/07/2022. 
GIT MAN, Lawrenc e J. Princípios da administração financeira . São Paulo: Habra, 2002. 
GIT MAN, Lawrenc e J. Princípios da administração financeira. São Paulo: Habra, 1997. 
OLIVEIRA, Luis Martins de etal. Controladoria estratégica. São Paulo: Atlas, 2002. 
BREWER, Garrison Noreen – Contabilidade Gerencial 11 ª Ediç ão. Rio de Janeiro: LTC, 2007. 
ASSAF NETO, Alexandre. Finanças Corporativas e Valor. 6ª Edição. São Paulo: Atlas, 2012. 
Metade das empresas fecha as portas no Brasil após quatro anos, diz IBGE – Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/09/1677729-metade-das-empresas-fecha-as-portas-no-brasil-apos-quatro-anos-diz-ibge.shtml. – Acessado em 10/06/2022.
Samara Fagundes
Graciele Damares Queiroz Selatchek
Patrícia Mello de Albuquerque
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Curso FLC3100GFI – Seminário Interdisciplinar: Controladoria Financeira 15/07/2022

Outros materiais