Buscar

ARQUITETURA ARM

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
RIO DE JANEIRO
Produção Textual Individual
Leonardo G. P. Esteves
A ARQUITETURA DE HARDWARE ARM
	ARM é uma arquitetura inspirada na “filosofia” RISC, cuja ideia é desenvolver um hardware simples que contenha um conjunto simplificado e pequeno de instruções que garanta tamanho reduzido, velocidade e eficiência no consumo de potência. RISC é a abreviação de “Reduced Instruction Set Computer” - Conjunto Reduzido de Instruções de Computador - que é basicamente a forma como o processador lida com instruções utilizando um conjunto extremamente simples e reduzido de etapas. Essa abordagem é o oposto do CISC – “Complex Instruction Set Computer” - Conjunto Complexo de Instruções de Computador -, dos processadores x86 da Intel ou AMD em computadores e laptops convencionais. Suas principais características são: arquitetura simples, instruções fixas de 32bits de largura, baixo consumo de energia, tamanho do núcleo reduzido, dentre outras.
	As principais diferenças entre as arquiteturas de processadores para computador ARM (Risc) e x86 (Cisc) são Capacidade e modo de processamento. A arquitetura ARM é programada para atividades focadas em tarefas simples e que necessitem de um resultado imediato. Além disso, há questões de consumo de energia e temperatura.
	A arquitetura ARM é mais indicada para dispositivos móveis por se tratar de uma arquitetura menor, que gera menos calor e custo mais baixo, além de menor consumo de energia.
	Com a mudança projetada pela Apple para seus computadores de mesa, a empresa pode ter a vantagem de obter uma padronização em todas as suas plataformas, que vão de celulares, passando por notebooks, desktops e até mesmo tablets, utilizando um hardware padrão facilitando assim o consumo de seus clientes mais assíduos e a utilização de softwares comuns em todos os dispositivos como também de seus periféricos, como a Apple Pen. Em elação às desvantagens, pode se levar tempo para ajustar alguns softwares a nova arquitetura, como por exemplo softwares de edição de vídeo ou modelagem 3D ou outros aplicativos com função de executar tarefas mais complexas ou pesadas.
Fontes:
https://canaltech.com.br/hardware/O-que-e-um-processador-ARM/
https://tndbrasil.com.br/entenda-a-diferenca-do-arm-para-o-x86/
https://www.tecmundo.com.br/produto/119693-diferenca-processador-arm-um-x86.htm
https://www.lb2.com.br/blog/processadores-cisc-x-risc-qual-a-diferenca-entre-essas-duas-arquiteturas
https://gizmodo.uol.com.br/mudanca-arquitetura-arm-pode-significar-para-macs/