Buscar

Resumo Imunologia Visão Geral (1º cap Abbas)

Prévia do material em texto

@carolebiomed
Propriedades e visão geral das respostas imunes
Imunidade: proteção contra doenças e infecções. Células e moléculas responsáveis pela imunidade constituem o sistema imune, a ação desses componentes frente a um patógeno é a resposta imune. 
Histórico
Edward Jener (1798) – injetou o material de uma pústula de varíola bovina no braço de um menino de 8 anos, conferindo imunidade contra a varíola a esse menino. Marco na vacinação. 
Em 1980, a Organização Mundial de Saúde declara a varíola erradicada, graças à vacinação. 
Imunidade Inata e Adaptativa
IMUNIDADE INATA → primeira linha de defesa contra patógenos, mecanismos de defesa celulares e bioquímicos preparados para responder rapidamente a infecções. Resposta não específica. 
Componentes da imunidade inata são: 
1- Barreiras físicas e químicas (epitélio e agentes microbianos no epitélio)
2- Células fagocíticas (macrófago e neutrófilo), células dendríticas e células assassinas naturais (NK)
3- Protínas sanguíneas (sistema complemento e mediadores da inflamação
IMUNIDADE ADAPTATIVA → possui especificidade (distingue diferentes substâncias) e memória (responde mais vigorosamente a exposições repetidas). Os linfócitos são células exclusivas dessa imunidade e secretam anticorpos. As substâncias estranhas que induzem respostas específicas, são reconhecidas pelos linfócitos e anticopos recebem o nome de antígenos. 
CITOCINAS
Grupo de proteínas secretadas que regulam e coordenam a imunidade inata e adaptativa, as células secretam e expressam receptores específicos de sinalização para citocinas. A nomenclatura das citocinas é inconsistente. 
Exemplos são as interleucinas, o Fator de Necrose Tumoral (TNF) e interferon. Quimiocinas são citocinas que regulam a migração e movimento celular.
Funções das citocinas:
- crescimento e diferenciação de todas as células imunes
- ativação de funções efetoras dos linfócitos e fagócitos 
- movimento direcionado de células imunes do sangue para os tecidos e no interior de tecidos 
Figura 1 Abbas, Imunologia celular e molecular
Tipos de Respostas Imunes Adaptativas
Dois tipos: imunidade humoral (anticorpos) e imunidade medida por célula. 
IMUNIDADE HUMORAL → é mediada por anticorpos que são produzidos pelos linfócitos B (células B). Os anticorpos reconhecemos antígenos e neutralizam a infectividade e proporcionam a eliminação do patógenos por mecanismos efetores. A imunidade humoral atua contra microrganismos extracelulares e suas toxinas. 
IMUNIDADE MEDIADA POR CÉLULA → mediada pelos linfócitos T e atua contra microrganismos intracelulares que sobrevivem aos fagócitos e infectam outras células do hospedeiro – eliminação de reservatórios da infecção. Os linfócitos T também podem ajudar na erradicação de microrganismos extracelulare através do recrutamento de leucócitos e auxiliando as células B na produção efetiva de anticorpos. 
Imunidade ativa e passiva
IMUNIDADE ATIVA → é induzida pela exposição a um antígeno estranho, o individuo imunizado tem um papel ativo na resposta ao antígeno (vacinas, doenças). Linfócitos que não foram expostos a um antígeno em particular são chamados de imaturos (ou naïve).
IMUNIDADE PASSIVA → imunidade através da transferência de soro, o indivíduo não tem um papel ativo e não precisou ser exposto ao antígeno (ex.: transferência de anticorpos da mãe para o bebê pela placenta, soro antiofídico). Confere rapidamente resistência ao antígeno, não dura no longo prazo. 
Alguns conceitos importantes: 
· Anticorpos: proteínas séricas que se ligam às toxinas.
· Antígenos: substâncias que causam a produção de anticorpos e se ligam a receptores específicos em linfócitos. 
· Imunógenos: substâncias que estimulam as respostas imunes.
· Opsonização: quando anticorpos recobrem o microrganismo aumentando a fagocitose deste. 
Características Principais das Respostas Imunes Adaptativas
São essas: 
· Especificidade e diversidade: específicas para antígenos distintos, as partes de antígenos reconhecidas por linfócitos são chamadas de determinantes ou epítopos. Garante que a resposta imune a uem microrganismo (ou antígeno não microbiano) é direcionada àquele microrganismos (ou antígeno)
· Diversidade: permite que o sistema imune responda a uma grande variedade de antígenos. 
· Memória: aumenta a habilidade no combate a infecções repetidas pelo mesmo microrganismo. A memória imunológica ocorre porque cada exposição a um antígeno gera células de memória de vida longa e específica para àquele antígeno. 
· Expansão clonal: aumenta o número de linfócitos espeíficos para antígeno para manter equilíbrio com microrganismos. Proliferação de linfócitos que expressão receptores idênticos para um atígeno. 
· Especialização: gera respostas que são ótimas para defesa contra diferentes tipos de microrganismos.
· Contração e homeostasia: permite que o sistema imune se recupere de uma resposta de tal forma que ele pode efetivamente responder a antígenos recentemente encontrados. 
· Não reatividade ao próprio: previne a lesão ao hospedeiro durante as respostas aos antígenos estranhos. Há tolerância aos próprios antígenos, quando há um erro nessa característica → doença autoimune. 
Relembrando…
I. Imunidade adaptativa humoral (anticorpos) → microrganismos extracelulares.
II. Imunidade adaptativa medida por célula → microrganismos intracelulares. 
Componentes Celulares do Sistema Imune Adaptativo
As princípais células do sist. imune adaptativo são os linfócitos, as células apresentadoras de antígenos e células efetoras. 
Linfócitos: reconhecem e respondem a antígenos estranhos, são os mediadores da imunidade humoral e celular. Existem os linfócitos B, linfócitos T (linfócitos T auxiliares e linfócitos T citotóxicos e células T regulatórias). 
· Linfócito B → são as únicas capazes de produzir anticorpos quando se diferenciam em plasmócitos. Reconhecem antígenos extracelulares solúveis e na superfície celular. Mediadores da imunidade humoral.
· Linfócito T → mediadores da imunidade mediada por célula, reconhecem antígenos intracelulares. Reconhecem peptídeos apresentados pelo MHC (complexo de histocompatibilidade humana). Possui algumas subpopulações.
- linfócito T auxiliar (CD4+): secreta citocinas que auxiliam nas respostas inata e adaptativa.
- linfócito T citotóxico (CD8+): matam células que produzem antígenos estranhos. 
- células T regulatórias: funcionam a fim de inibir respostas imunes. 
Uma pequena quantidade de linfócitos T expressa algumas proteínas de superfície celular encontradas somente nas células T, são denominadas células NKT e seu papel é ainda um pouco desconhecido. 
Células apresentadoras de antígenos (APC): captura antígenos e os apresenta à linfócitos específicos. A mais especializada é a célula dendrítica, que capturam os antígenos e os levam aos ógãos linfoides, lá os apresenta à linfócitos T imaturos iniciando a resposta imune. Outras células também podem ser APC. 
Células efetoras: atuam na eliminação do antígenos, medeiam o efeito final da resposta imune, que é se livrar dos microrganismos. Podem ser linfócitos T ativados, fagócitos mononucleares e outros leucócitos. 
Visão Geral das Respostas Imunes aos Microrganismos
A RESPOSTA IMUNE INATA INICIAL AOS MICRORGANISMOS
É importante lembrar que a primeira barreira que previne a entrada de microrganismos é o epitélio, que serve como barreira em locais de interação com o ambiente externo como pele, pulmões, trato gastrointestinal e respiratório. 
A resposta imune inata celular aos microrganismos consiste em dois tipos de reação: inflamação e defesa antiviral. 
Inflamação: processo de recrutamento de leucócitos e proteínas plasmáticas do sangue, seu acúmulo e sua ativação para destruir os microrganismos. Fagócitos, neutrófilos (vida curta em tecidos) e monócitos (macrófagos no tecido) são os principais leucócitos recrutados. Os fagócitos ingerem os microrganismos e cpelulas mortas e as destroem em vesículas.
Defesa antiviral: reação mediada por citocinas na qual as células adquirem resistência às infecções virais e morte dascélulas já infectadas por vírus pelas células NK (natural killer). 
Caso os microrganismos resistam a essas reações, ele vão para a corrente sanguínea onde ativam as proteínas do sistema complemento. Essas proteínas são ativadas e isso gera produtos de quebra protolítica que medeiam as respostas inflamatórias. Também podem opsonizar os microrganismos aumentando a fagocitose e lisam diretamente os microrganismos. 
A RESPOSTA IMUNE ADAPTATIVA 
O sistema imune usa três principais estratégias:
· Anticorpos: se ligam aos microrganismos extracelulares, bloqueiam sua habilidade de infectar células e promovem sua destruição por fagócitos. 
· Fagocitose: igerem microrganismos e os matam, os anticorpos e células T auxiliares aumentam as habilidades microbicidas dos fagócitos. 
· Morte celular: CTLs destroem as células infectadas pelos microrganismos que são inacessíveis aos anticorpos e à destruição fagocítica. 
A Captura e Apresentação de Antígenos Microbianos
As células dendritícas localizadas nos epitélios e tecidos conectivos capturam microrganismos, digerem sua proteínas em fragmentos e os apresentam em forma de peptídeos na sua superfície através das moléculas de MHC. As células dendríticas transportam sua carga antigênica para os linfonodos de drenagem através dos quais os linfócitos T imaturos recirculam continuamente. Isso possibilita o encontro entre o Ly T imaturo e o antígeno. As células dendríticas também apresentam peptídeos no baço. 
Microrganismos intactos ou antígenos microbianos que entram nos linfonodos e baço são reconhecidos na forma não processada (nativa) pelos linfócitos B. 
Reconhecimento de Antíngeno pelos Linfócitos
Hipótese da seleção: linfócitos específicos para um grande número de antígenos existem antes da exposição ao antígeno e, quando um antígenos entra em um órgão linfoide secundário, ele se liga (seleciona) às células específicas para o antígeno, ativando-as. De acordo com essa hipótese, os clonces de linfócitos específicos para antígenos se desenvolvem antes e independentemente da exposição ao antígeno. Um clone se refere a um linfócito de uma especificidade e sua progênie. 
A ativação dos linfócitos T imaturos necessita do reconhecimento de complexos peptídeo-MHC apresentado nas células dendríticas. Os receptores de células T reconhecem apenas peptídeos associados ao MHC, ou seja, não interagem com antígenos livres. Todas as funções dos linfócitos T são dependentes de suas interações físicas com outras células. A células T necessitam reconhecer também os coestimuladores, que são induzidas nas APCs pelos microrganismos. Isso faz com que os linfócitos reajam apenas aos microrganismos e não a moléculas inofensivas.
Os linfócitos B, por sua vez, utilizam seus receptores de antígenos (moléculas de antocorpo ligado à membrana) para reconhecer os antígenos de muitos tipos químicos diferentes.
Imunidade Mediada por Células: Ativação dos Linfócitos T e Eliminação de Microrganismos Intracelulares
Linfócitos T auxiliares CD4+: são ativadas pelo antígeno, se proliferam e se diferenciam em células efetoras cujas funções são mediadas por citocinas. Secretam interleucina-2 (IL-2), um fator de crescimento que estimula a proliferação (expansão clonal) de células T específicas para antígenos. Algumas podem secretam citocinas que recrutam leucócitos e estimulam a produção de microbicidas nos fagócitos, assim as células T auxiliam os fagócitos a matar os patógenos. Também auxiliam a célula B a produzir um tipo de anticorpodenominado imunoglobulina E (IgE) e ativam os leucócitos chamados eosinófilos (matam grandes parasitas). 
Linfócitos T CD8+: proliferam e se diferenciam em CTLs que matam as células com microrganimos no citoplasma. Eliminam o reservatório de infecção. 
Imunidade Humoral: Ativação dos Linfócitos B e Eliminação dos Microrganismos Extracelulares
Os linfócitos B são ativados pelo antígeno, se proliferam e se diferenciam em células que secretam diferentes classes de anticorpos (plasmócitos). A resposta do linfócito B aos antígenos proteícos necessita de sinais de ativação das células T CD4+ ( T auxiliares), porém os ly B podem responder a outros antígenos sem essa necessidade. 
A resposta imune humoral combate microrganismos de muitas maneiras. Os anticorpos se ligam a esses microrganismos pela opsonização e previnem a infecção antes que ela se estabeleça. Os anticorpos que recobrem o microrganismo o tornam alvo para a fagocitose. 
Alguns plasmócitos que secretam anticorpos migram para a medula óssea, lá permanecem por anos secretando uma baixa quantidade de anticorpos. Esses anticorpos fornecem proteção imediata caso o microrganismo volte a infectar o indivíduo.
Uma proteção mais efetiva é fornecida pela células de memória que são ativadas pelos microrganismo e se diferenciam em plasmócitos. 
Memória Imunológica
A ativação inicial de linfócitos gera células de memória de vida longa, que podem sobreviver por anos após a infecção. As células de memória são mais efetivas no combate aos microrganismos do que os linfócitos imaturos, pois representam um conjunto de linfócitos específicos para o mesmo antígeno e respondem mais rápido e efetivamente. É por isso que a geração de repostas de memória é outro importante objetivo da vacinação, além dos anticorpos. 
 
→ Resumo do resumo:

Continue navegando