Buscar

Atividade Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva
Sobre gestão democrática, Veiga (2003, p. 15) explica que: “O ponto que nos interessa reforçar é que a escola não tem mais possibilidade de ser dirigida de cima para baixo na ótica do poder centralizador que dita as normas e exerce o controle técnico burocrático. A luta da escola é para a descentralização em busca de sua autonomia e qualidade”. 
Segundo as considerações da autora, que ações a escola poderá desenvolver para a prática desse modelo de gestão descentralizadora? E que contribuição poderá trazer para a melhoria do processo de ensino aprendizagem?
As contribuições da autora fazem suscitar a consciência que não é mais possível uma gestão escolar dominadora, centralizadora no âmago das escolas brasileiras, embora por muito tempo esse tenha sido o modelo de gestão vivenciada no contexto escolar por meio de práticas autoritárias, conservadoras, centralizadoras e de controle. Pois, quando se busca construir uma escola cidadã faz-se necessário analisar, a princípio, como as relações se estabelecem em seu interior. É importante destacar que quando se trata das relações no interior do contexto escolar, faz-se necessário ressaltar que um processo de aprendizagem satisfatório exige, antes de tudo, uma relação amistosa entre a escola e a Família, pois a integração da aprendizagem dos discentes com as suas reais necessidades e meio social reclama uma prática educativa em parceria com a família. Nesta perspectiva, é essencial que as práticas pedagógicas construídas no chão das escolas brasileiras dialoguem com as crenças, costumes e valores, entre outros, que permeiam o cotidiano da população discente, isto é, vislumbra-se aqui uma escola cidadã na contemporaneidade que se constrói à medida que supera posicionamentos hierárquicos e autoritários, envolve todos os sujeitos, que a compõem, no processo educativo, pautando-se, portanto, no diálogo, no respeito e no acolhimento às diferenças.

Outros materiais