Buscar

Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Relações microrganismos e hospedeiros 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva)
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Louis Pasteur além de derrubar a teoria da abiogênese, teve grande importância na pasteurização. Disserte sobre o processo de pasteurização e sua origem.
	Resposta Esperada:
Louis Pasteur começou examinando lotes de vinhos bons e ruins, quando percebeu que havia microrganismos diferentes, predominando cada lote dos vinhos. Com isso, ele concluiu que a seleção desses microrganismos poderia assegurar um bom produto. A pasteurização é um processo de esterilização que tem a finalidade de aquecer e resfriar um determinado produto, eliminando a maioria das bactérias que podem estar presentes em sua composição.
	2.
	A maioria dos pacientes com tênias adultas é assintomática, podendo, contudo, ocorrer anorexia e diarreia. Alguns indivíduos podem observar proglótides nas fezes (LEVINSON, 2016). Nos casos mais típicos, após um período de incubação de dois ou três meses, surgem perturbações gastrintestinais, outra manifestação frequente é a perda de peso. Nas crianças, o emagrecimento pode vir com inapetência, mas pode haver apetite muito aumentado, com dores abdominais leves. Diante da informação acerca da teníase, disserte sobre as principais formas de transmissão e a profilaxia existente.
FONTE: LEVINSON, W. Microbiologia médica e imunologia. Porto Alegre: AMGH, 2016.
	Resposta Esperada:
As principais formas de transmissão das tênias se dá pelo consumo de carne malcozida de bovinos e suínos contendo larvas (cisticercos). A profilaxia para teníases envolve o cozimento adequado da carne bovina e suína, o descarte adequado dos dejetos, de modo a impedir que o gado (ou os suínos) consuma fezes humanas. Além disso, a profilaxia, é que toda carne consumida deve ser previamente inspecionada nos matadouros e frigoríficos, por veterinários e técnicos especializados.
Parte inferior do formulário

Outros materiais