Buscar

A exclusão social pode ser considerada essencialmente como

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

A exclusão social pode ser considerada essencialmente como “uma situação de falta de acesso às oportunidades oferecidas pela sociedade aos seus membros”. Desse modo, a exclusão social pode implicar privação, falta de recursos ou, de uma forma mais abrangente, ausência de cidadania, se por esta se entender a participação plena na sociedade, nos diferentes níveis em que esta se organiza e se exprime: ambiental, cultural, econômico, político e social.” 
Disponível em: <www.triplov.com/ista/cadernos/cad_09/amaro.html>. Acesso em: 15/07/2019. 
 
 
Considerando as discussões feitas durante o decorrer da Unidade e do fragmento acima, elabore um texto dissertativo, com até 15 linhas, abordando os seguintes aspectos:  
 
A relação entre o modo de produção capitalista e o surgimento da profissão do Serviço Social no Brasil. .
A atuação do Serviço Social nos diferentes espaços ocupacionais de trabalho e as expressões da Questão Social. 
O Serviço Social está diretamente vinculado às demandas produzidas pelo conjunto das relações sociais de produção e reprodução da sociedade capitalista brasileira em sua fase monopolista.
O enfrentamento das expressões da questão social é assumido pelo Estado, como resposta à necessidade de controle da força de trabalho e de legitimação da instância estatal como força garantidora da expansão do modelo de reprodução.
O Serviço Social constituiu-se enquanto área profissional pelas necessidades de respostas das classes dominantes às expressões da questão social, sobre suas conexões, e suas peculiaridades no âmbito da sociedade burguesa em sua fase monopolista.
Com isso podemos ter uma visão mais abrangente a acerca da Exclusão Social. Percebemos que a exclusão social pode ser considerada como um processo de vulnerabilidades em vários campos, como saúde, trabalho, educação, habitação entre outros, e por essa razão que se fala frequentemente da multidimensionalidade dos problemas da exclusão, considerando-se que podem surgir isoladamente ou associados, aumentando os riscos de fragilização dos mais desfavorecidos.