Buscar

Avaliação e tratamento da coluna Lombar

Prévia do material em texto

Avaliação e tratamento da coluna Lombar
Inspeção
Para a inspeção da coluna lombar, solicitamos ao paciente que deixe a área desnuda, e enquanto ele se despe, analisar os movimentos. Geralmente pessoas que apresentam dores lombares, evitam movimentos como: se curvar, torcer, desse modo mantem a coluna rígida.
Na inspeção deve analisar por áreas de hiperemia ou marcas cutâneas estranhas, manchas de coloração vermelha podem ser indicador de infecção ou calor local. Manchas café-com-leite entre outras podem indicar doenças ósseas ou neurológicas.
A avaliação da postura deve ser minuciosa, os ombros e a pelve devem estar nivelados.
Quando o paciente está em ortostatismo, a presença de inclinação pode indicar escoliose ciática, secundaria á hernia de disco. Ausência de uma pequena lordose lombar não é normal.
Palpação óssea
A palpação da coluna lombar exige que o fisioterapeuta esteja sentado as costas do paciente, que estará de pe. 
Posicione os dedos sobre o ponto mais alto das cristas ilíacas e os polegares na linha media, na junção de L4-L5, verifique se as cristas ilíacas estão no mesmo nível.
Em seguida a palpação da espinha ilíaca póstero-superior, e a palpação do sacro devem ser realizadas. Para saber se a sacroiliaca apresenta mobilidade, ou restrição, a palpação deve ser realizada e os movimentos anterior e posterior devem ser realizadas.
Além disso, solicitar ao paciente que em seu comando realize uma flexão, ou seja, alcançar as mãos o mais próximo dos pés que o paciente conseguir, e palpar a região sacro ilíaca, identificar se há restrição ou não, e perguntar ao paciente se ele sentiu dor ao realizar o movimento ou durante a palpação, realizar o mesmo procedimento na extensão.
Em seguida solicitar ao paciente que deite em decúbito ventral, o examinador se posicionara contra lateral do lado que for examinar, e a palpação da sacro ilíaca e a mobilidade da mesma. 
O mesmo procedimento é realizado na palpação das vertebras, localizar o processo espinhoso e deslizar um dedo para lateral, ao palpar as regiões laterais, comparar se há restrição em ambos os lados. 
Tratamento para coluna Lombar
Massagem clássica:
A massagem clássica é realizada com o intuito de relaxar a musculatura que pode estar rígida, dando maior enfoque no deslizamento profundo.
Pompagem articular em Decubito ventral
Com o paciente em decúbito ventral, o fisioterapeuta irá cruzar as mãos (formar um x) e irá realizar um “deslizamento” com a intenção de descomprimir a região em 3s, fazendo a volta em 2s, e uma pausa de 1s.
Pompagem sacroiliaca em decúbito dorsal
Paciente em decúbito dorsal, o terapeuta solicita uma flexão de quadril com joelhos fletidos, e o paciente deverá realizar uma ponte. Em seguida o fisioterapeuta irá colocar uma mão no sacro e solicitar ao paciente que desça sobre a mão do fisioterapeuta, que irá tracionar a região aos poucos até que o paciente esteja totalmente apoiado na maca.
Ganho de Flexão:
Para ganho de flexão
Fisioterapeuta solicita ao paciente que deite em decúbito lateral o mais próximo da beirada da maca, com flexão de quadril e joelho, fisioterapeuta poderá apoiar os pés do paciente na região da crista ilíaca, ou o apoio poderá ser na região dos joelhos do paciente na crista ilíaca do terapeuta. As mãos do terapeuta irá realizar uma tração na coluna do paciente, enquanto a crista ilíaca irá empurrar o joelho, ou pé do paciente para frente.
Ganho de flexão lateral
Paciente em decúbito lateral, com os membros inferiores fletidos, fisioterapeuta irá posicionar o antebraço na região das costelas do paciente e o outro antebraço na região de crista ilíaca do paciente, o terapeuta irá tracionar o tecido. Movimentos como empurrar a crista ilíaca para frente e tracionar a costelas para trás, e vice-versa também podem ser realizados.
Ganho de extensão
Para ganho de extensão pode ser feito em casa como exercícios de continuidade para o paciente, onde através de dicas ele pode estar sendo feito.
1. Paciente realiza um rolo, com algum pano ou roupa e coloca na região da lombar, paciente pode permanecer nessa posição por uns 10 minutos, se o paciente for motorista e sentir desconforto pode ser feito essa técnica.
2. Segundo exercício, paciente ficará em decúbito ventral, com o antebraço apoiado, e realizará uma extensão, conforme o paciente melhorar, o apoio do antebraço pode ser trocado para o apoio das mãos.
*Importante informar ao paciente que durante o exercício ele olhe para o teto. Esses exercícios podem ser feito de 3 a 5x no dia.
Alongamento
Em tratamento de paciente com dores lombares, como na hernia de disco, os alongamentos são indicados quando o paciente apresenta melhora, saindo do quadro agudo, e para identificar isso, é preciso que o paciente tenha uma melhora da dor, consiga realizar mais movimentos sem sentir dores, e o teste lasegue tenha que apresentar resultado negativo.
Para alongarmos o reto femoral e o iliopsoas, solicitamos ao paciente que deite na berada da maca, segurando um joelho e a outra perna estendida, para alongar o iliopsoas o fisioterapeuta irá empurrar o final da coxa, e para alongar o reto femoral o terapeuta irá dar um apoio no final da coxa (part sup. Do joelho) e a outra mão no tornozelo, tracionando para tras.

Continue navegando