Buscar

Articulações da coluna vertebral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Articulações da coluna vertebral
Tipos de articulações: 
Fibrosas: relativamente fixas (suturas do crânio, sindesmoses-tiobiofibular por exemplo-).
Cartilagíneas: pouco móveis (sínfise púbica e discos intervertebrais)
Sinovias: ampla mobilidade (composta cápsula, cavidade e cartilagem)
Articulações craniovertebrais
Existem 2 grupos: atlantoccipitais e atlantoaxiais. São sinoviais e não tem discos intervertebrais. Possibilitam amplitude de movimento maior de toda coluna.
Atlantoccipitais: entre as faces articulares superiores da massa lateral do atlas e o côndilo occipital. Permitem flexão e extensão da cabeça. Tem cápsulas articulares. O crânio e CI também se unem por membranas atlantoccipitais posterior e anterior. Articulaçãoatlantoccipital édo tipo gínglimo (dobradiça). Os dois côndilos do occipital se ajustam em depressões correspondentes no atlas. São formadas pelas seguintes estruturas: cápsulas articulares, membrana alanto-occipital posterior e anterior e ligamentos alanto-occipitais laterais.
Cápsulas articulares: circundam os côndilos e as facetas das massas laterais do atlas.
Membrana atlanto-occipital anterior: une a margem anterior do forame magno á borda superior do arco anterior do atlas.
Membrana atlanto-occipital posterior: une a margem posterior do forame magno a borda superior do arco posterior do atlas.
Ligamentos atlanto-occipitais laterais: porções espessas das cápsulas articulares que se inserem no processo jugular do occipital e na base do processo transverso do atlas.
Articulações atlantoaxiais: entre C1 e C2. Formadas pelas cápsulas articulares (entre o dente do Áxis e arco anterior do atlas) e as massas laterais de C1 e processos articulares de C2. E ligamentos atlantoaxiais anteriores e posteriores. O ligamento transverso do atlas mantêm o dente do axis em contato com o arco anterior de C1. Insere-se na parte basilar do occipital e na face posterior do corpo do axis.
Existem 14 articulações sinoviais dos processos articulares na coluna cervical. São chamadas de zigoapofisárias e são inclinadas, o que permite grande movimentação. Elas articulam os processos articulares da vértebra superior com o processo articular da vértebra inferior. Suas funções são permitir deslizamentos entre vértebras e orinetar e limitar o movimento do segmento espinal
Articulações dos corpos vertebrais
São sínfises. Discos intervertebrais e ligamentos (longitudunal anterior e posterior). Os discos intervertebrais permitem movimentação entre vértebras e absorvem choques. São formados por um anel fibroso periférico e um núcleo pulposo central. Os anéis se inserem nas margens epifisiais nas faces articulares dos corpos. Permite forte ligação entre as vértebras e rotação limitada. Núcleo pulposo possui natureza semilíquida que contribui para flexibilidade da coluna vertebral. O núcleo é avascular. 
Obs: não há disco intervertebral entre C I e C II e o disco funcional mais inferior está entre LV e SI. A espessura dos discos aumenta a medida que a coluna desce. Os discos são mais espessos nas regiões anteriores cervicais e lombares, e sua variação de formato é responsável pelas curvaturas secundárias da coluna.
Articulações uncovertebrais: costumam se desenvolver entre os uncos dos corpos de vértebras (CIII ou CVI, CIV ou CII). Estão situadas nas margens lateral e posterolateral dos discos intervertebrais. São consideradas articulações sinoviais ou fendas preenchidas por líquido extracelular.
Ligamento longitudinal anterior: faixa fibrosa e larga que une faces anterolaterais dos corpos e discos. Estende-se de CI ao sacro. Cobre a face anterior e lateral dos corpos até o forame intervertebral. Impede hiperestensão da coluna e mantêm estabilidade das articulações entre os corpos vertebrais.
Ligamento longitudinal posterior: faixa mais estreita e mais fraca que a anterior. Segue dentro do canal vertebral ao longo das faces posteriores dos corpos. Esta fixado principalmente aos discos intervertebrias de C II ao sacro. Tem função de impedir hiperflexão da coluna e herniação ou protusão posterior dos discos para dentro do canal.
Articulações dos arcos vertebrais
articulações zigoapifisárias (dos processos articulares)e ligamentos.
As articulações dos arcos vertebrais (ou dos processos articulares) são sinoviais planas e estão entre os processos articulares superiores e inferiores das vértebras. São envoltas por cápsula articular. Ligamentos acessórios ligam as lâminas, processos transversos e espinhosos e ajudam a fixar as articulações. As articulações dos processos articulares permitem deslizamentos entre os processos articulares.
Membrana tectória: extensão do ligamento longitudinal posterior que fixa o áxis ao crânio. Tem função de impedir hiperflexão da coluna e herniação ou protusão posterior dos discos.
Ligamentos acessórios das articulações intervertebrais
Os arcos se articulam entre si por meio de: articulações zigoapofisárias (cápsulas articulares), ligamentos amarelos, nucal, supraespinhal, interespinhais e intertransversários).
Ligamentos amarelos: unem as lâminas das vértebras adjacentes ao canal vertebral do áxis ao sacro. Estendem-se quas que verticalmente entre a lâmina inferior e superior e os ligamentos de lados opostos encontram-se e fundem-se na minha mediana. Tem sua espessura máxima na região lombar. Auxiliam na extensão da coluna após flexão e ajudam a manter as curvaturas da coluna. Conferem elasticidade para preservação da postura vertical e impede separação das lâminas.
Ligamento nucal: membrana fibrosa que se estende como uma faixa mediana desde a protuberância do osso occipital até C7. Funde-se com os ligamentos supraespinais. É local de fixação de músculos.
Ligamento supraespinhal: são mais fortes e unem a extremidade dos processos espinhosos de C7 ao sacro. Unem-se na parte superior com o ligamento nucal.
Ligamentos interespinhais: finos, quase membranáceos, unem os processos espinhosos adjacentes fixando-se da raiz até o ápcie de cada processo.
Ligamentos intertransversários: estão interpostos entre os processos transversos.

Outros materiais