Buscar

HISTÓRIA E FORMAÇÃO NA PSICOPEDAGOGIA

Prévia do material em texto

HISTÓRIA E FORMAÇÃO NA PSICOPEDAGOGIA 
Questão 1
Sobre o processo de construção da Psicopedagogia é INCORRETO afirmar que:
a) Como área de conhecimento, surgiu independente de outras teorias ligadas à Educação.
Questão 2
As dificuldades de aprendizagem foram investigadas primeiramente sob a orientação da Medicina. No entanto, a Psicopedagogia foi caminhando para uma abordagem transdisciplinar desde que a complexidade do fenômeno de aprendizagem precisou envolver vários campos do conhecimento. Assim, desde sua origem, aconteceram significativas aquisições e construções teóricas que hoje definem como objeto de estudo da Psicopedagogia:
a) O sujeito que aprende e se desenvolve;
Questão 1
Os estudos da Epistemologia Genética de Jean Piaget confirmam que o sujeito que aprende é o centro do processo de aprendizagem. É ele quem constrói e otimiza sua inteligência cada vez que vivencia processos de adaptação. Assim, considere a teoria piagetiana e assinale a única alternativa INCORRETA para a Psicopedagogia.
a) Para aprender o sujeito precisa receber o conhecimento.
Questão 2
A aprendizagem é um fenômeno complexo e na procura em responder aos seus desafios a Psicopedagogia buscou varias teorias que já se ocupavam de diferentes aspectos do desenvolvimento e da aprendizagem. Com a Epistemologia Genética a Psicopedagogia consolida a ideia de que:
a) A adaptação é um processo ativo do sujeito.
Questão 1
No atendimento à família, a professora de Pedro (4 anos) relatou que apesar de não perceber qualquer problema com sua inteligência e compreensão das tarefas pedidas em aula, ele não realiza essas tarefas e está sempre fazendo apenas "o que está com vontade". A professora pode aproveitar a oportunidade para esclarecer à família sobre o desenvolvimento da criança que precisa encontrar um equilíbrio entre o Principio de Prazer e o Princípio de Realidade. Ao oferecer essa chave de leitura, para a situação de Pedro, a professora estará utilizando seus conhecimentos:
a) Sobre a adaptação da inteligência apresentada na obra de Piaget
Questão 2
Com os conceitos de inconsciente e recalque, a Psicanálise oferece, ao processo educativo, ferramentas para a compreensão de sua complexidade. Assim, como consequência desse diálogo com a teoria psicanalítica, a Psicopedagogia fundamenta suas praticas que entendem o aprender como:
a) Um processo que envolve tanto a cognição quanto os aspectos emocional e relacional.
Questão 1
Pichon-Rivière entende, com a Psicologia Social, que o homem é um ser de natureza grupal, define seu percurso ao transitar na família, amigos, escola e sociedade. Nesses grupos, realiza seus aprendizados e desenvolvimento. No contexto em que se relaciona, o homem vive diferentes papéis e partindo dessas ideias, Pichon cria a técnica dos Grupos Operativos. A alternativa mais completa para sua definição é:
a) Pessoas reunidas com objetivo comum, com tarefa explícita e tarefa implícita.
Questão 2
Na técnica dos Grupos Operativos, a tarefa só é realizada quando a pré-tarefa é elaborada e superada. Com esse conhecimento, a Psicopedagogia entende que deve intervir para que a pré- tarefa não comprometa a produção de estudantes e de todos que precisam aprender. Assim, entendemos por pré-tarefa:
a) Tudo aquilo que é gerado por ansiedade e medos que atrapalham o envolvimento com a tarefa
Questão 1
A Psicopedagogia é uma área do conhecimento focada em estudar e compreender o sujeito cognoscente, aquele que aprende, e sua dinâmica de aprendizagem. Para isso, sua fundamentação teórica foi definida por Jorge Visca, pela Epistemologia Convergente, partindo da integração de três teorias já existentes. São elas:
a) Psicanálise, Psicologia Social e Epistemologia Genética.
Questão 2
A Psicopedagogia tem como objeto de estudo, hoje, o ser cognoscente, ou seja, o sujeito que aprende. Sobre esse sujeito é INCORRETO afirmar que:
a) Sua complexidade pode ser totalmente compreendida pela Psicanálise.
Questão 1
Durante o diagnóstico psicopedagógico foi construído um amplo sistema de hipóteses sobre as queixas apresentada pela família de Ricardo (9 anos), que resiste às tarefas escolares. O vínculo com a aprendizagem apareceu bem desfavorável e ligado às figuras parentais. Para verificar essa hipótese um dos principais instrumentos que a psicopedagoga vai utilizar envolvendo a família é:
a) A Anamnese ou História de Vida.
Questão 2
O Diagnóstico Psicopedagógico permite ao psicopedagogo conhecer a dinâmica de produção do paciente e também os vínculos que construiu com a aprendizagem. Embora o sujeito cognoscente funcione de maneira integrada e seus aspectos constituintes não possam ser separados, durante o diagnóstico existem instrumentos que focam mais diretamente aspectos específicos. Para conhecer o desenvolvimento cognitivo do paciente o instrumento mais específico é:
a) Prova Operatória.
Questão 1
“Nos testes projetivos, estarão sendo analisados não o produto final, mas também o processo, a maneira como aconteceu esta produção”. (ANDRADE, 1998, p. 77).
Esse tipo de instrumento permite que os vínculos inconscientes sejam "projetados" na produção gráfica, oral etc. Ao utilizar o teste do "Par educativo" o foco observado pelo psicopedagogo deverá ser:
a) O vínculo com a escola.
Questão 2
Para fazer a testagem pedagógica, do Diagnóstico Psicopedagógico, foram utilizadas as provas bimestrais realizadas anteriormente na turma do paciente. A profissional justificou que deveria utilizar o mesmo material, pois ele permitiria ver exatamente o que a criança sabia. Na testagem, o menino se recusou a realizar a atividade. Sobre as Provas Pedagógicas é INCORRETO afirmar que:
a) Não apenas os conteúdos, mas a forma dessa testagem deve manter o modelo escolar
Questão 1
Embora os psicopedagogos atuem nos espaços escolar, clínico e empresarial desde 1970, o reconhecimento legal da profissão só chegou em 2014. Agora, as graduações exigidas para a formação desses profissionais são:
a) Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e Licenciaturas.
Questão 2
No percurso da Psicopedagogia, no Brasil, a identidade do psicopedagogo foi sendo construída, e estabelecida a necessidade de sua atuação na construção de qualidade na educação e nos processos de aprendizagem. Assim, com a regulamentação da profissão, ficou definido como seus espaços de atuação:
a) Escolas, clínicas e instituições.

Continue navegando