Buscar

HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO 9 3

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO
9a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: CEL0518_EX_A9_201901063135_V3 
	30/08/2021
	Aluno(a): GIVANILSON SILVA PEREIRA
	2021.3 EAD
	Disciplina: CEL0518 - HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO 
	201901063135
	
	 
		1
          Questão
	
	
	O movimento operário durante a Primeira República foi marcado pela disputa entre dois modelos de sindicalismo, o sindicalismo de ação direta ou revolucionário e o sindicalismo reformista. A respeito do sindicalismo revolucionário podemos afirmar, EXCETO:
		
	 
	era composto por trabalhadores urbanos e rurais.
	
	greve geral era a sua principal forma de luta.
	
	dominaram durante a maioria dos congressos operários brasileiros.
	
	reprovava os serviços de assistência.
	
	era de orientação anarco-sindicalista.
	Respondido em 30/08/2021 14:48:05
	
Explicação:
Devido a industrialização ainda insipiente do início do século XX, os movimentos dos trabalhadores, bem como as suas formas de organização estavem fortemnte concentrados nos grandes centros urbanos da região sudeste.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	Sobre a Guerra do Contestado, ocorrida entre 1912 e 1918, na região sul do país, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	O contestado era a região limítrofe entre Santa Catarina e Paraná, chamada dessa forma porque a sua posse era alvo das disputas entre os governos dos dois estados.
	 
	Os rebeldes seguiram as ideias e liderança do Monge José Maria, que guiou os fiéis por vitoriosas batalhas até a Revolta ser definitivamente controlada pelo governo, em 1918.
	
	A situação na região ficou muito complicada em 1911, quando um grupo de moradores foi removido de suas casas por causa da construção de uma ferrovia e da atuação de uma grande empresa madeireira.
	
	A Guerra do Contestado pode ser compreendida a partir de um contexto histórico de transformações estruturais na sociedade brasileira, desencadeado após a proclamação da República.
	
	A figura de José Maria foi fundamental para o movimento, que assim como a Guerra de Canudos, pode ser considerado um movimento messiânico.
	Respondido em 30/08/2021 14:48:18
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	Com relação ao operariado brasileiro no final do século XIX e início do século XX, analise, com atenção, as afirmativas abaixo:
I. Os anarquistas, diferentemente dos socialistas, defendiam a organização dos trabalhadores em um partido operário que deveria procurar lugar na estrutura do Estado democrático através da mobilização dos mecanismos formais de participação política, buscando, dessa forma, a reforma endógena do Estado industrial. 
II. A liderança anarquista foi muito mais forte em São Paulo do que no Distrito Federal, onde o socialismo foi a grande bandeira dos trabalhadores. 
III. Um dos principais períodos de afirmação do movimento operário na Primeira República foram os anos 1917-1919, quando, acompanhando uma tendência de ascensão da luta operária e revolucionária em vários países da Europa, milhares de trabalhadores participaram de greves gerais que pararam as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. 
IV. Durante toda a Primeira Republica, apesar da exploração e das péssimas condições de existência do operariado brasileiro, não se registrou nenhuma resistência por parte dos trabalhadores, como se verificou na Europa nos séculos XVIII e XIX.
Assinale, abaixo, a opção que corresponde às afirmações corretas.
		
	
	As opções II, III e IV estão corretas.
	
	As opções III e IV estão corretas.
	
	As opções I, III e IV estão corretas.
	
	As opções I, II e III estão corretas.
	 
	As opções II e III estão corretas.
	Respondido em 30/08/2021 14:48:44
	
Explicação:
A resposta certa é aquela dada pela letra ¿c¿, ou seja, as afirmativas corretas são a II e a III, como pode ser visto na primeira continuação da tela 13, aula online 9. A afirmativa I não está correta porque quem defendia a organização dos trabalhadores em um partido operário eram os socialistas, não os sindicalistas (ver aula online 9, tela 13). A afirmativa IV também não está correta, como pode ser visto na tela 12 da aula online 9: ¿Assim como aconteceu na Europa, na transição do século XVIII para o século XIX, os trabalhadores brasileiros se organizaram e resistiram ao poder dos grandes empresários.
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	Com relação à Revolta da Chibata, leia, com atenção, as afirmativas a seguir:
I. A revolta de 22 de novembro de 1910 precisa ser vista tão somente como o estopim que detonou violentamente uma insatisfação acumulada durante anos. 
II. Rapidamente, o motim ganhou a adesão de outros marujos e dos soldados e cabos do exercito que prontamente aderiram à revolta. 
III. Diante da gravidade da situação, o governo brasileiro, que na época era presidido pelo Marechal Hermes da Fonseca, resolveu negociar com revoltosos, aceitando todas as suas reivindicações, o que levou ao fim da revolta. 
IV. A Revolta da Chibata levou ao fim dos castigos físicos a bordo dos navios e João Cândido figura, hoje, oficialmente, como um dos heróis nacionais, ao lado, entre outros, de Tiradentes. 
Assinale, abaixo, a opção que contêm as afirmativas corretas:
		
	
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	Respondido em 30/08/2021 14:48:53
	
Explicação:
As afirmativas corretas são aquelas correspondentes à letra ¿d¿. Como pode ser visto na tela 5 da aula online 9, as afirmativas corretas são a I e a III. O motim dos marinheiros não recebeu adesão de soldados nem de cabos do exército e João Cândido, ao contrário de outros líderes e participantes de revoltas ocorridas ao longo de nossa História, não recebeu nenhum reconhecimento nem é oficialmente reconhecido como um dos heróis nacionais.
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	A Revolta da Chibata, ocorrida na Capital Federal em 1910, foi um grande movimento social da Primeira República. Analise as assertivas abaixo sobre as principais interpretações historiográficas acerca deste episódio: I- Podemos entender a eclosão do movimento a partir da perspectiva da escravidão no Brasil como um "cancro social". Dessa maneira, um exemplo desse tipo de permanência foi o costume dos oficiais da Marinha brasileira em punir com chibatadas os desvios de conduta dos marujos que, em sua grande maioria, eram negros. II- A Revolta pode ser interpretada como um "movimento messiânico", tal qual a Guerra de Canudos. Pois seu líder, João Cândido, era considerado um libertador por aqueles que seguiam suas ideias. III- A eclosão do movimento dos marinheiros pode ser compreendido a partir da resistência desenvolvida por aqueles que sentiam, na pele, as consequências da segregação racial e que lutavam por seu direito à cidadania. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Se apenas as alternativas II e III estiverem corretas.
	
	Se apenas a alternativa I estiver correta.
	
	Se apenas as alternativas I e II estiverem corretas.
	
	Se todas as afirmativas estiverem corretas.
	 
	Se apenas as alternativas I e III estiverem corretas.
	Respondido em 30/08/2021 14:48:59
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	Com relação à chamada Revolta da Chibata, assinale, abaixo, a afirmação INCORRETA.
		
	
	Por tradição, a Marinha era uma força militar cujos quadros superiores eram originários da aristocracia, mas os marujos eram recrutados entre os setores mais pobres da população, tornando a convivência entre superiores e subalternos muito difícil, principalmente se levarmos em conta a mentalidade senhorial típica de uma aristocracia escravocrata.
	 
	Apesar da determinação dos marinheiros revoltosos, os castigos físicos ainda perduraram por muito tempo na Marinha de Guerra brasileira.
	
	A revolta de 22 de novembro de 1910 precisa ser vista tãosomente como o estopim que detonou violentamente uma insatisfação acumulada durante anos.
	
	O momento da punição era, sobretudo, um ritual simbólico destinado a disciplinar os marinheiros subalternos.
	
	Essa revolta foi violentamente reprimida e vários marujos foram presos, entre eles o próprio João Cândido.
	Respondido em 30/08/2021 14:49:08
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	Com as transformações da economia brasileira no período da Primeira Guerra Mundial, houve a formação de uma classe trabalhadora em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Sobre a formação dessa grupo social nas primeiras décadas do século XX, podemos afirmar que:
		
	 
	os trabalhadores começaram a organizar movimentos grevistas na década de 1910, principalmente influenciados pela ideologia anarquista.
	
	o período compreendido entre os anos de 1917 e 1919 foi marcado por um ciclo de greves em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas esses movimentos não tiveram consequências políticas para a década seguinte.
	
	a formação do operariado brasileiro está relacionada ao grande investimento estatal no setor industrial, a partir da década de 1910.
	
	o Partido Anarquista se tornou o primeiro partido popular da República, ao defender a tomada do poder a partir de uma revolução dos trabalhadores.
	
	as condições de vida desse "primeiro operariado" podem ser consideradas amenas, devido à boa infraestrutura encontrada nas vilas operárias criadas neste período.
	Respondido em 30/08/2021 14:49:15
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	A Revolta da Chibata foi um importante movimento ocorrido no Rio de Janeiro em 1910, em reação aos castigos físicos aplicados nos marinheiros pela Marinha de Guerra brasileira. Com relação à Revolta da Chibata, é correto dizer que:
		
	 
	Evidenciou a permanência de práticas escravocratas mesmo após a extinção formal da escravidão, mostrando que a existência de uma Lei, por si só, não havia sido capaz de eliminar preconceitos nem propiciar o desenvolvimento de políticas públicas de inserção social.
	
	Foi um movimento que chamou a atenção da população, como um todo, e de alguns políticos, em particular, que, a partir de então, começaram a pressionar por meios para permitir o estabelecimento de políticas públicas que permitissem a inserção social dos ex-escravos.
	
	A Revolta da Chibata serviu apenas para radicalizar as posições a respeito da disciplina dos marujos e, ao invés de acabar, apenas intensificou o uso dos castigos físicos para punir faltas disciplinares na Marinha de Guerra do Brasil.
	
	Revolta da Chibata reavivou o temor de revoltas de negros contra os brancos resultando em políticas que marginalizaram os ex-escravos do convívio social e apressaram políticas de incentivo à imigração de mão-de-obra branca europeia.
	
	A República e a transformação do Estado brasileiro num Estado laico, com liberdade para todas as práticas religiosas, dificultou a inserção dos ex-escravos na sociedade porque suas orientações religiosas eram condenadas pela maioria da população, ainda devotamente católica.
	Respondido em 30/08/2021 14:49:19
	
Explicação:
A resposta correta está indicada pela letra "a", conforme pode ser verificado na tela 6 da aula online 9. Basta olharmos em volta, nos dias de hoje, para percebermos que ainda falta muito para que os descendentes dos escravos que sustentaram a colônia e o Império desfrutem da inserção política e social a que têm direito como brasileiros.

Continue navegando