Buscar

HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO 10 3

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO
10a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: CEL0518_EX_A10_201901063135_V3 
	01/09/2021
	Aluno(a): GIVANILSON SILVA PEREIRA
	2021.3 EAD
	Disciplina: CEL0518 - HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO 
	201901063135
	
	 
		1
          Questão
	
	
	Considerando que a economia e a sociedade brasileira passaram por profundas mudanças nas primeiras décadas do século XX, as assertativas abaixo estão corretas, EXCETO:
		
	 
	Modernização econômica e leis de caráter social marcaram o período, cuja etapa final foi uma ditadura sem disfarce.
	
	O sistema político marcava a continuidade no poder de elites tradicionais brasileiras.
	
	Esse novo regime entrou em crise nos anos 20, culminando com a Revolução de 1930, que deu origem à Era Vargas (1930-1945).
	
	A primeira fase do novo regime foi marcada pelo amplo domínio das oligarquias.
	
	A República surgiu de um golpe militar, tendo sido nula, nesse processo, a participação popular.
	Respondido em 01/09/2021 10:21:34
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	Durante a Primeira Republica, sabemos que a figura do ¿coronel¿, do grande proprietário de terras, era a personificação do poder em determinada localidade. Por outro lado, esse poder e autoridade dependiam, necessariamente, de uma boa relação com as instâncias politicas superiores, como os poderes estadual e federal. Essa aliança de poderes vem de um acordo político conhecido como:
		
	
	Aliança Liberal.
	 
	Política dos Governadores. 
	
	Tenentismo.
	
	Coronelismo.
	
	Convênio de Taubaté.
	Respondido em 01/09/2021 10:21:38
	
Explicação:
A resposta correta está indicada pela letra ¿e¿. O ¿coronel¿, representa um poder regionalizado de dimensões privadas e patrimoniais que é controlado pelos grandes potentados rurais (ver tela 5 da aula online 5, clicando na figura do livro. Se, de um lado, o ¿coronel¿ era a personificação do poder na localidade, de outro, sua autoridade dependia, necessariamente, de uma boa relação com as instâncias superiores da administração política, como os poderes estadual e federal. Para que o ¿coronel¿ fosse de fato um mandatário local, ele precisava evitar conflitos com seus superiores. Nesse sentido, a equação do poder oligárquico, por mais que fosse caracterizada pelos princípios da complementariedade e da reciprocidade, não se dava entre iguais (ver tela 6 da aula online 5, teclando sobre a figura da direita). Nesse sistema político, a presidência era o elemento central de coesão, e as alianças em nível nacional giravam em torno da disputa para eleger o chefe do Executivo. Esse arranjo ou pacto político era a Política dos Governadores, como pode ser visto na tela 5 da aula online 5 e, também, na aula online 3, telas 14 a 18. O ¿coronelismo¿, como vimos, é caracterizado pelo poder de um grande proprietário de terras mas, esse poder, depende de instâncias superiores de poder, que se cristalizam na Politica dos Governadores. O ¿coronelismo¿ é apenas uma parte dessa aliança de poderes que aglutinava o poder executivo a nível federal, estadual e municipal. Já o Convênio de Taubaté foi um acordo assinado entre os representantes dos cafeicultores do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, em 1906, para garantir os preços do café (ver tela 8 da aula online 7). O Tenentismo foi um movimento que envolvia oficiais de médio escalão (tenentes e capitães) do exército (principalmente) que ganha corpo a partir de 1922, com o intuito de derrubar as oligarquias cafeicultoras do poder (ver aula online 8, tela 7/11, continuação ¿ clicar em SAIBA MAIS). E a Aliança Liberal foi uma dissidência política nascida no Partido Republicano de Minas Gerais (PRM) em consequência da quebra, pelo presidente Washington Luis, do pacto do Café-com-Leite (ver aula online 10 a partir da tela 6).
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	Quais eram as principais bandeiras do partido Democrático, PD, fundado em 1926, em São Paulo?
		
	 
	O voto secreto e obrigatório, a representação das minorias e a criação de uma justiça eleitoral autônoma;
	
	o voto aberto e secreto, a representação política e o coronelismo;
	
	o voto indireto e obrigatório, a representação das maiorias e a criação de uma sistema eleitoral autônomo;
	
	o voto de cabresto e obrigatório, a representação do governo e a justiça comum.
	
	o voto censitário e obrigatório, a representação parlamentar e criação do voto de cabresto;
	Respondido em 01/09/2021 10:21:44
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	Em julho de 1929, após longa negociação, as oposições lançaram a candidatura de Getúlio Vargas para a Presidência e de João Pessoa, então Presidente da Paraíba, para a Vice-Presidência. Estava formada a Aliança Liberal, que prometia a modernização do Estado brasileiro. Com relação à Aliança Liberal, leia, com atenção, as afirmativas abaixo:
I. O programa da Aliança Liberal refletia as aspirações das classes dominantes regionais não associadas ao núcleo cafeeiro e tinha por objetivo sensibilizar a classe média.
II. A Aliança Liberal defendia a necessidade de incentivar a produção nacional em geral e não apenas o café; combatia os esquemas de valorização do produto em nome da ortodoxia financeira e, por isso mesmo, não discordava neste ponto da política de Washington Luís.
III. Graças às propostas inovadoras, a Aliança Liberal saiu vitoriosa, conseguindo a eleição de Getúlio Vargas para a presidência da República, derrotando o candidato de São Paulo, Júlio Prestes. 
IV. A Aliança Liberal propunha algumas medidas de proteção aos trabalhadores. Sua insistência maior concentrava-se na defesa das liberdades individuais, da anistia (com o que se acenava para os tenentes) e da reforma política para assegurar a chamada verdade eleitoral.
Assinale, abaixo, a opção que corresponde às afirmativas corretas.
		
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	Respondido em 01/09/2021 10:21:59
	
Explicação:
As afirmativas corretas são aquelas indicadas pela letra ¿c¿. A Aliança Liberal era um conjunto heterogêneo de aspirações de classes dominantes regionais que não estavam associadas à visão das oligarquias ligadas unicamente ao negócio do café e, por isso, defendia a necessidade de incentivar a produção de outros itens além do café, defendia, também, reformas que assegurassem as liberdades individuais, as eleições sem fraude entre outras coisas que podem ser verificadas na tela 7 da aula 10, clicando-se na frase ¿Aliança Liberal¿, em azul. Contrariamente, como sabemos, o vencedor das eleições foi Júlio Prestes, que não tomaria posse devido à Revolução de 1930. Caso Vargas tivesse sido eleito, de acordo com a afirmativa III, não teria havido a Revolução de 1930.
 
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	A Revolução de 1930 foi a consequência da crise política e econômica que atravessou a década de 1920. Porém, uma série de acontecimentos precipitaram essa revolução. Leia, com atenção, as afirmativas abaixo:
I. Os desentendimentos entre a oligarquia mineira e a oligarquia paulista tiveram como causa o fato de Washington Luís ter quebrado o pacto da Política do Café-com-Leite e insistiu na indicação de outro paulista, Júlio Prestes, então Presidente de São Paulo, como candidato do governo para a corrida presidencial, quando a vez seria do presidente de Minas Gerais.
II. A intransigência de Washington Luís empurrou os mineiros e os gaúchos para uma aliança, a Aliança Liberal, da qual iriam participar as oligarquias de todos os estados brasileiros, com exceção de São Paulo. 
III. Ao romper a Política do Café-com-Leite, Washington Luís se tornou responsável por fazer que a sucessão presidencial fosse diferente, a exemplo do que já havia acontecido em 1910 e em 1922: novamente, haveria, de fato, uma disputa pela presidência.
IV. Os Tenentes só se decidiram a dar seu apoioe a participar da Revolução de 1930 após Luís Carlos Prestes, um dos líderes tenentistas, declarar seu apoio às oligarquias dissidentes aglutinadas na Aliança Liberal. 
Assinale, abaixo, a opção contém as afirmativas corretas.
		
	
	As afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
	
	As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
	 
	As afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	As afirmativas II e III são verdadeiras.
	
	As afirmativas I e II são verdadeiras.
	Respondido em 01/09/2021 10:22:10
	
Explicação:
A opção correta é a da letra ¿d¿, ou seja, as opções I e III. O presidente de Minas Gerais, ntonio Carlos de Andrade, era o sucessor natural de Washington Luis, se este mantivesse o pacto sucessório da Política do Café com Leite. Como Washington Luis insistiu na indicação de um outro paulista, Minas Gerais rompeu com São Paulo dando origem à Aliança Liberal para disputar a presidência da República (ver aula online 10, tela 6. A opção II não é verdadeira porque, como pode ser visto na tela 6 da aula online 10, a ¿ intransigência de Washington Luís empurrou os mineiros, os gaúchos e o PD (Partido Democrático (SP)) a um acordo, fazendo com que se formasse uma frente política ampla de oposição ao PRP. Na tela 7, podemos ver que ¿em julho de 1929, após longa negociação, as oposições lançaram a candidatura de Getúlio Vargas para a Presidência e de João Pessoa, então Presidente da Paraíba, para a Vice-Presidência. Estava formada a Aliança Liberal¿. Da mesma forma, a opção IV não é verdadeira porque, ao contrário do que está escrito na opção, Luis Carlos Prestes, em maio de 1930, publicou um manifesto no qual negava apoio às oligarquias dissidentes aglutinadas na Aliança Liberal (ver continuação da tela 8, aula online 10).
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	A Revolução de 1930 reordenou as bases do domínio oligárquico, promovendo uma complexa aliança que articulou interesses distintos de tenentes, setores médios e dos novos detentores do poder. No que diz respeito a Goiás, é CORRETO afirmar:
		
	
	A presença da Revolução em Goiás vincula-se à hegemonia política dos setores médios que, organizados nas pequenas cidades do interior, questionavam o domínio político do clã caiadista.
	
	A crise de 1929 afetou as exportações goianas e abriu uma crise política entre os pecuaristas, o que permitiu a ascensão dos setores oposicionistas radicados em Rio Verde.
	
	A homogeneidade da economia goiana, assentada na atividade pecuarista, era um entrave à organização de forças oposicionistas, visto que os proprietários rurais partilhavam das mesmas convicções políticas.
	 
	A oposição goiana participou, ainda que timidamente, das articulações que derrubaram o governo de Washington Luís, com a liderança de Pedro Ludovico e Mario Caiado.
	
	A oposição goiana esteve distante das articulações políticas que derrubaram Washington Luís, uma vez que o poder da família Caiado impediu a organização política e a difusão do ideário da Aliança Liberal.
	Respondido em 01/09/2021 10:22:21
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	A divisão intra-oligárquica na classe dominante brasileira, durante a República Velha, já pode ser sentida em 1926 com a criação, em São Paulo, do Partido Democrático. Porém, este racha só é oficializado com a formação da Aliança Liberal. Assinale a alternativa que apresenta os Estados que compunham esta aliança.
		
	 
	Paraíba, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
	
	Paraíba, São Paulo e Minas Gerais.
	
	São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
	
	Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso.
	
	Espírito Santo, Rio de Janeiro e Pernambuco.
	Respondido em 01/09/2021 10:22:32
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	O que defendia a Aliança Liberal?
		
	 
	a modernização do Estado brasileiro;
	
	a modernização da produção de café;
	
	A modernização dos partidos políticos brasileiros;
	
	a modernização do sistema de transporte brasileiro;
	
	a modernização das Forças Armadas.
	Respondido em 01/09/2021 10:22:38

Continue navegando