Buscar

HISTÓRIA DA ÁFRICA DO SÉCULO XX 10 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA ÁFRICA DO SÉCULO XX
10a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: CEL0510_EX_A10_201901063135_V3 
	26/08/2021
	Aluno(a): GIVANILSON SILVA PEREIRA
	2021.3 EAD
	Disciplina: CEL0510 - HISTÓRIA DA ÁFRICA DO SÉCULO XX 
	201901063135
	
	 
		1
          Questão
	
	
	África vive (...) prisioneira de um passado inventado por outros. Mia Couto, Um retrato sem moldura, In: HERNANDEZ, Leila, A África na sala de aula. São Paulo: Selo Negro, p.11, 2005. A frase acima se justifica porque
		
	
	a colonização britânica do litoral atlântico da África provocou a definitiva associação do continente à escravidão e sua submissão aos projetos de hegemonia europeia no Ocidente.
	
	os distintos povos da África preferem negar suas origens étnicas e culturais, pois não há espaço, no mundo de hoje, para a defesa da identidade cultural africana.
	
	os movimentos de independência na África foram patrocinados pelos países imperialistas, com o objetivo de garantir a exploração econômica do continente.
	 
	a maioria das divisões políticas da África definidas pelos colonizadores se manteve, em linhas gerais, mesmo após os movimentos de independência.
	
	os atuais conflitos dentro do continente são comandados por potências estrangeiras, interessadas em dividir a África para explorar mais facilmente suas riquezas.
	Respondido em 26/08/2021 14:58:26
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	"FOSSE COM MILITARES OU CIVIS, A ÁFRICA ESTEVE POR VÁRIOS ANOS ENTREGUE A DITADORES. EM ALGUNS PAÍSES, VIGORAVA UMA ESPÉCIE DE SEMIDEMOCRACIA, COM UMA OPOSIÇÃO CONSENTIDA E CONTROLADA, UM REGIME QUE ERA, EM ÚLTIMA ANÁLISE, UM GOVERNO AUTORITÁRIO. A ÚNICA SAÍDA PARA OS INSATISFEITOS E TAMBÉM PARA AQUELES QUE TINHAM AMBIÇÕES DE PODER PASSOU A SER A LUTA ARMADA. ALGUNS PAÍSES FORAM CASTIGADOS POR FEROZES GUERRAS CIVIS, QUE, EM CERTOS CASOS, FORAM ALONGADAS POR INTERESSES EXTRACONTINENTAIS." (ALBERTO DA COSTA E SILVA. A ÁFRICA EXPLICADA AOS MEUS FILHOS. RIO DE JANEIRO: AGIR, 2008, P. 139.) ENTRE OS EXEMPLOS DO ALONGAMENTO DOS CONFLITOS INTERNOS NOS PAÍSES AFRICANOS EM FUNÇÃO DE "INTERESSES EXTRACONTINENTAIS", A QUE SE REFERE O TEXTO, PODE-SE CITAR A PARTICIPAÇÃO
		
	
	DA HOLANDA E DA ITÁLIA NA GUERRA CIVIL DO ZAIRE, NA DÉCADA DE 1960, MOTIVADA PELO CONTROLE SOBRE A MINERAÇÃO DE COBRE NA REGIÃO.
	 
	DA UNIÃO SOVIÉTICA E CUBA NAS GUERRAS CIVIS DE ANGOLA E MOÇAMBIQUE, NA DÉCADA DE 1970, MOTIVADA PELAS RIVALIDADES E INTERESSES GEOPOLÍTICOS CARACTERÍSTICOS DA GUERRA FRIA.
	
	DA FRANÇA NO APOIO À LUTA DE INDEPENDÊNCIA NA ARGÉLIA E NO MARROCOS, NA DÉCADA DE 1950, MOTIVADA PELO INTERESSE EM CONTROLAR AS RESERVAS DE GÁS NATURAL DESSES PAÍSES.
	
	DOS ESTADOS UNIDOS NA IMPLANTAÇÃO DO APARTHEID NA ÁFRICA DO SUL, NA DÉCADA DE 1970, DEVIDO ÀS TENSÕES DECORRENTES DO MOVIMENTO PELOS DIREITOS CIVIS.
	
	DA CHINA NA LUTA PELA ESTABILIZAÇÃO POLÍTICA NO SUDÃO E NA ETIÓPIA, NA DÉCADA DE 1960, MOTIVADA PELAS NECESSIDADES DO GOVERNO MAO TSE-TUNG EM OBTER FORNECEDORES DE PETRÓLEO.
	Respondido em 26/08/2021 14:58:35
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	Todas as alternativas apresentam afirmações corretas ligadas ao final do "apartheid" na África do Sul, EXCETO
		
	
	O novo regime se deparou com a possibilidade de aproximação entre as experiências sociais e econômicas de brancos e negros.
	
	O fim do "apartheid" gerou poucas mudanças para a população branca cuja elite continua a controlar a economia e a burocracia do país.
	
	A África do Sul, com as eleições presidenciais de 1994, deu um passo importante para romper com seu passado de discriminação racial.
	 
	O novo país passa a contar com uma população negra, etnicamente homogênea, uma vez que os bantustões formaram países independentes.
	
	As restrições comerciais impostas ao antigo regime racial foram suspensas, e a África do Sul restabeleceu suas relações comerciais internacionais.
	Respondido em 26/08/2021 14:58:47
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	A descolonização do continente africano, a partir de 1950, libertou nações do imperialismo. Entretanto, não solucionou os problemas estruturais de diversos países do continente. Sobre os países africanos descolonizados, é correto afirmar-se que:
		
	
	na Argélia, independente em 1962, após o fracasso das tentativas de estabelecimento da democracia com as recentes eleições, ocorreu o golpe de estado dos fundamentalistas muçulmanos.
	
	em Moçambique, que alcançou a independência em 1975, o movimento guerrilheiro de inspiração socialista FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique), apoiado pela União Soviética, conquistou a gestão das regiões auríferas da Rodésia.
	
	em Ruanda, ao processo de independência, conquistada em 1962, seguiu-se a criação de um governo de coalizão popular que, apoiado por investimentos ocidentais, extinguiu as rivalidades étnicas e as guerras tribais.
	 
	em Angola, a prolongada guerra civil após a independência, em 1975, provocou a intervenção da ONU no conflito, com a participação de soldados brasileiros, cujo objetivo é desarmar a guerrilha e auxiliar na reconstrução do país.
	
	na Namíbia, a fraqueza política e econômica dos governos posteriores à independência, ocorrida em 1990, facilitou a invasão militar, com a anexação de seu território pela África do Sul.
	Respondido em 26/08/2021 14:59:00
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	Sob a liderança da Inglaterra, a Partilha da África acabou por criar:
		
	
	criou o respeito as etnias, e regiões fortemente marcadas pela identidade nacional.
	 
	áreas de conflitos internos entre grupos de etnias diferentes.
	
	organizou grandes territórios, uma vez que foi dividida a Africa igualmente pelas quatro grandes potências.
	
	Concentrou-se somente nos territórios ao sul do Saara, pois ao norte o domínio turco era soberano.
	
	deixou de fora a Alemanha, sendo este um dos motivos da I Guerra Mundial.
	Respondido em 26/08/2021 14:59:21
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	"O colonialismo em todas as suas manifestações, é um mal a que deve ser posto fim imediatamente." Os argumentos dessa reinvidicação, expressa na Conferência de Bandung (1955), estavam fundamentados
		
	
	na Encíclica "Rerum Novarum" e nas resoluções do Concílio Vaticano II.
	
	na Teoria do Efeito Dominó do Departamento de Estado americano.
	
	na estratégia revolucionária do Kominform para as regiões coloniais.
	 
	na Carta das Nações Unidas e Declaração dos Direitos do Homem.
	
	nas teorias de revolução e imperialismo do marxismo-leninismo.
	Respondido em 26/08/2021 14:59:29
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	"O continente condenado", "África em chamas" As manchetes que atualmente são publicadas sobre a África, como as apresentadas acima, expressam o trágico quadro socioeconômico desse continente. Assinale a opção que NÃO inclui um aspecto desse quadro.
		
	
	O número significativo de africanos contaminados com a Aids.
	
	A baixa expectativa de vida de grande parte da população.
	
	Os conflitos e guerras tribais envolvendo nações africanas.
	
	O contingente de africanos fora de seus países de origem, em busca de trabalho.
	 
	As guerras civis estimuladas pela ausência de riquezas minerais na África.
	Respondido em 26/08/2021 14:59:49
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	O presidente sul-africano ficou surpreso ao saber que, no Brasil, o maior país de população negra fora da África, se fala uma só língua e se pratica o sincretismo religioso.
("O Globo" - 23/7/98)
O texto se refere à visita ao Brasil do presidente sul-africano, Nelson Mandela, que combateu duramente os sérios problemas enfrentados pela África do Sul após se libertar da sujeição efetiva à Inglaterra. Uma das dificuldades por que passou o país foi a política de "apartheid", que consistia no(a)
		
	 
	segregacionismo oficial, que permitia que uma minoria de brancos controlasseo poder político e garantisse seus privilégios diante da maioria negra.
	
	resistência pacífica, que previa o boicote aos impostos e ao consumo dos produtos ingleses.
	
	radicalismo religioso, que não permitia aos brancos professar a religião dos negros, impedindo o sincretismo religioso que interessava aos ingleses.
	
	manutenção da igualdade social, que facilitava o acesso à cultura a brancos e negros, desde que tivessem poder econômico e político.
	
	desarmamento obrigatório para qualquer instituição nacional e exigência do uso exclusivo do dialeto africano nas empresas estrangeiras.
	Respondido em 26/08/2021 14:59:53

Continue navegando