Buscar

Colesterol: Bom e Mau

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O colesterol é uma gordura insolúvel no sangue, essencial para produção de hormônios sexuais e vitamina D. Ele é produzido pelo organismo, e quando tal produção é realizada em excesso acarreta no entupimento das artérias. Colesterol
Para que chegue em determinados tecidos e órgãos, o colesterol forma partículas maiores, denominadas lipoproteínas. O HDL, conhecido como bom colesterol, conduz o mesmo para fora das artérias até o fígado no intuito de ser metabolizado, enquanto o mau colesterol, LDL, transporta o colesterol entre as artérias, favorecendo o entupimento das mesmas.
Já os triglicerídeos são gorduras que comemos ou são sintetizadas pelo fígado, uma parte passa por transformações enquanto transita entre o sangue até virar energia, e quando em excesso podem ocasionar diabetes ou doenças cardíacas. O restante se torna tecido adiposo.
Taxas:
As taxas de colesterol consideradas saudáveis variam para cada colesterol.
· Para o colesterol total, deve estar inferior à 200 mg/dl;
· Para o colesterol LDL inferior à 130 mg/dl;
· Para o colesterol HDL, igual ou superior à 40 mg/dl para homens e 50 mg/dl para mulheres;
· E os triglicerídeos devem estar inferiores à 150 mg/dl, sendo limite entre 150 mg/dl e 199 mg/dl.
Há ainda placas moles de gordura, tendo como principal ingrediente o LDL, que se instalam na parede das artérias e passam despercebidas em exames como ecocardiogramas ou cateterismo e não causam sintomas no paciente, podendo levar a um ataque cardíaco inesperado, portanto, o nível de LDL desejado é abaixo de 100mg por decilitro de sangue.
Exames:
Para detectar o colesterol alto devem ser realizados exames a cada 5 anos após atingir os 20 anos de idade, e após os 40 anos de idade realizar exames anualmente. Devido a não apresentar sintomas específicos para o colesterol e triglicerídeos altos. Além de se fazerem presentes tanto em gordos quanto em magros.
O que fazer:
Alguns estudos comprovaram que a ingestão do ômega 3 ajuda a limpar as artérias, evitando em até 50% os riscos de obstrução. Já a ingestão de proteína de soja, além do consumo de fibras e redução de gorduras saturas como a manteiga, reduz as taxas de LDL, que é responsável por algumas doenças cardiovasculares.
Para pacientes que tem o HDL baixo, a prática de atividades físicas pode ajudar a elevar os níveis do bom colesterol, além da ingestão de alimentos como azeite de oliva, salmão e frutas oleaginosas. Ademais, o consumo de leguminosas, verduras, cereais, carnes brancas ao invés de vermelhas, contribuem para um bom colesterol, assim como a realização de atividades físicas, redução da quantia de óleo utilizado na preparação de refeições e baixa ou nula ingestão de doces e sobremesas.

Continue navegando

Outros materiais