Buscar

Colesterol: O que é e como controlar

Prévia do material em texto

COLESTEROL
· É um tipo de gordura presente na estrutura das membranas celulares, fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo ,esta presente no:
· Fígado 
· Nervos 
· Coração 
· Intestinos 
· Pele 
· Cérebro e
· Músculos 
· O nosso organismo produz no fígado cerca de 70% do colesterol total. O que comemos é responsável pelos outros 30%.
· 70% do colesterol produzido pelo nosso corpo é usado para originar alguns hormônios como:
· Vitamina d
· Cortisol
· Estrogênio 
· Testosterona 
· Ácidos biliares (possuem um papel importante na digestão das gorduras)
· Quando consumimos alimentos com alto teor de gordura, o fígado produz mais colesterol do que o necessário e isso ocasiona a alteração do nível normal para um que não é saudável.
· Lembrando, que tanto as altas taxas de colesterol quanto as muito baixas são prejudiciais para a saúde.
· TIPOS DE COLESTEROL
· Existem 03 tipos de colesterol, que são diferentes frações do colesterol total. Separamos as principais informações sobre cada um deles. Confira!
· COLESTEROL LDL
· O colesterol LDL é uma lipoproteína de baixa densidade, conhecido popularmente como colesterol “ruim”.
· Essa fração do colesterol total se acumula nas paredes das artérias sanguíneas, e quando seus níveis estão elevados também aumenta o risco de desenvolver doenças coronárias, como por exemplo: insuficiência arterial, infarto do miocárdio ou derrame cerebral.
· Os níveis adequados do colesterol LDL em pessoas saudáveis deverão estar abaixo dos 130 mg/dL sangue e para as pessoas que apresentam algum quadro de risco os níveis não deverão passar de 70mg/dL
· COLESTEROL HDL
· O colesterol HDL é uma lipoproteína de alta densidade, conhecido popularmente como colesterol “bom” que nos protege do LDL (colesterol “ruim”).
· Essa fração do colesterol total possui como principal função extrair o colesterol LDL das artérias e lavá-lo até o fígado onde ele será quebrado e excretado posteriormente.
· Por isso, quanto maiores forem os níveis de HDL, menor será o risco de contrair doenças cardiovasculares. Os níveis adequados de colesterol HDL devem ser superiores a 40 mg/dL de sangue.
· Colesterol VLDL
· O Colesterol VLDL é uma lipoproteínas de muita baixa densidade, produzido no fígado e tem como sua principal função transportar os triglicerídeos pela corrente sanguínea.
· Essa fração do colesterol total está diretamente ligado à quantidade de triglicérides e os seus níveis são diretamente influenciados pela dieta que fazemos.
· Os valores considerados normais devem ser estar em torno de 200mg/dL; Ligeiramente altos quando estão entre 200 e 239 mg/dL e altos quando estão acima de 240 mg/dL.
O que é exame de Colesterol Total?
· O colesterol total é a soma das várias frações de colesterol, ou seja, a união do colesterol LDL, HDL e VLDL.
· O exame de colesterol total, também chamado de painel ou perfil lipídico, mostra os níveis de colesterol e triglicérides na corrente sanguínea.
· Os pacientes que apresentam maiores riscos para doenças cardiovasculares, fazem acompanhamento com dieta e medicamentos para o controle dos níveis de colesterol e/ou apresentam risco de ter hipercolesterolemia, por isso devem realizar o exame regularmente.
· Para diagnosticar a hipercolesterolemia, que é o aumento da concentração de colesterol no sangue, deve ser feito o exame de colesterol total e frações.
· A detecção precoce da doença pode prevenir doenças como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).
· Altos níveis de colesterol geralmente não causam sintomas, por isso é importante fazer o controle regularmente.
· O valor de referência desejável para o colesterol total é abaixo de 190 mg/dL. Quando há o aumento desses níveis, ocorre a dislipidemia.
· Existem fatores que colaboram para o aumento do colesterol, são eles:
· 
· Hipertensão;
· Tabagismo;
· Diabetes;
· Doença cardíaca pré-existente;
· Histórico familiar de doença cardíaca;
· Infarto anterior;
· Idade (homens acima de 45 anos e mulheres acima de 55 anos);
· Consumo excessivo de alimentos ricos em colesterol, gordura saturada e gordura trans;
· Obesidade e sobrepeso.
Sintomas do Colesterol Total
· O colesterol total alto não apresenta nenhum sintoma específico, por isso é importante ficar atento e realizar o exame de sangue para medir periodicamente os níveis de colesterol total.
· Esse cuidado deve ser adotado principalmente pelas pessoas que estejam acima do peso ideal, com uma alimentação desregulada, consumo exagerado de gorduras e/ou são sedentárias.
· Apesar de ser silenciosa quando os níveis de colesterol total estão muito altos, pode causar doenças como agnina pectoris e infarto agudo do miocárdio que causam sintomas como: dor no peito, falta de ar e palpitação.
· Para as pessoas com diabetes, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados. Elas apresentam de três a quatros vezes mais ricos do que as pessoas não-diabéticas de apresentar riscos de aterosclerose.
· Aterosclerose é a formação de placas de gordura e tecido fibroso nas paredes internas das artérias, o que causa obstruções que impedem o fluxo sanguíneo, a principal causa de infartos, acidentes vasculares e doença arterial periférica.
· Inserir alguns alimentos na dieta e praticar atividade físicas é de extrema importância para que as pessoas com diabetes redução os níveis de colesterol total no sangue.
Valores de referência para o colesterol total
· Os valores de referência desejável para homens e mulheres, com ou sem jejum deve ser inferior a 190 mg/dl.
· Valores superiores a este são considerados altos e é importante que procure um médico para iniciar o tratamento adequado.
· Formas de prevenção
· A dupla hábitos alimentares saudáveis e prática regular de exercícios físicos é capaz de manter as taxas de colesterol “bom” (HDL) e “ruim” (LDL) em perfeito equilíbrio, afastando de perto o risco de infarto, derrame cerebral e outras doenças.
· Quem sofre com o problema sabe bem que a solução para este mal não está nas pílulas. Mesmo que você siga à risca os horários e as doses dos remédios, sem controlar a alimentação, as taxas de colesterol jamais entrarão nos eixos.
· Os principais passos para controlar os níveis de colesterol total são:
· Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;
· Evitar a obesidade e o sobrepeso;
· Reduzir o consumo de açúcares simples;
· Reduzir o consumo de carboidratos;
· Praticar exercícios físicos com uma frequência de pelo menos 3 a 5 vezes por semana;
· Consumir gorduras poli-insaturadas  ricas em ômega-3 (. Elas estão presentes nos peixes, como por exemplo: salmão e sardinha).
· O uso de remédios para o controle do colesterol total só é recomendado quando estas medidas não são suficientes e quando há indicação do médico especialista.
	Valores em mg/dl
	Colesterol total
	LDL (colesterol ruim)
	HDL (colesterol bom)
	 Ideal
	 Menor que 200
	 Menor que 100
	 Maior que 50
	 Superior
	Entre 200 e 240
	 Entre 100 e 160
	 Entre 35 e 49
	 Indesejável
	 Maior que 240
	 Maior que 160
	Menor que 35

Continue navegando