Buscar

AV1- PRATICA DE ENSINO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disc.: PRÁTICA DE ENSINO EM HISTÓRIA   
	Aluno(a): 
	
	Acertos: 8,0 de 10,0
	21/09/2020
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O estágio curricular supervisionado é um componente curricular obrigatório que visa à implementação do desempenho profissional do aluno-docente por meio da experiência e vivência das práticas educativas em campo, propiciando ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará.  Dentre as suas práticas da disciplina, dentro do ambiente acadêmico universitário, na UNESA, não está:
		
	
	Discutir propostas e dúvidas dentro do ambiente do fórum da disciplina
	 
	Analisar detalhadamente o currículo do diretor da escola que estará estagiando
	
	Providenciar a documentação necessária para o início do estágio
	
	Respeitar e cumprir as normas e procedimentos do campo de estágio
	
	Estudar os procedimentos das disciplinas de estágio supervisionado dos cursos ead de licenciatura
	Respondido em 21/09/2020 15:30:51
	
	Explicação:
A prática de estágio é uma ação obrigatória para o cumprimento das funções acadêmicas no curso de licenciatura.  Dentre as suas necessidades não está analisar o currículo de quaisquer colaboradores da instituição que estará estagiando.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A escola é o lócus de construção de saberes e de conhecimentos. O seu papel é formar sujeitos críticos, criativos, que domine um instrumental básico de conteúdos e habilidades de forma a possibilitar a sua inserção no mundo do trabalho e no pleno exercício da cidadania ativa.¿
 
SILVA, Aida M. Monteiro. Da Didática em Questão às Questões da Didática. CANDAU, Vera Maria (org) Didática, Currículo e Saberes Escolares X ENDIPE. 2ª Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p.187.
 
As observações da escola durante o estágio supervisionado são sistematizadas gerando um diagnóstico. Assinale a alternativa correta sobre aspectos desta sistematização:
		
	
	A importância do diagnóstico é restrita à própria experiência do estagiário e por isso o documento deve ser compartilhado somente com o avaliador da disciplina;
	
	O diagnóstico deve ser sucinto, portanto o estagiário precisa se ater aos conteúdos de História para que não alongue demais o texto.
	 
	Embora o diagnóstico deva estar fundamentado em teorias e em observações substanciais, cabem impressões pessoais e relatos de dificuldades enfrentadas;
	
	Não é aconselhável apontar sugestões no diagnóstico para não melindrar profissionais da instituição e causar mal-estar;
	
	O diagnóstico é essencialmente objetivo e compreende a habilidade de o estagiário reunir dados estatísticos em gráficos e tabelas;
	Respondido em 21/09/2020 15:31:48
	
	Explicação:
O diagnóstico deve fugir do senso comum, de generalizações e sobretudo de estereótipos: precisa ser sustentado pelas teorias trabalhadas durante o curso de graduação. Isto não impede que caibam impressões pessoais e relatos sobre dificuldades enfrentadas. É permitida uma subjetividade e importante ressaltarmos que o diagnóstico não se limita a dados estatísticos. O documento gerado pode e deve apontar sugestões e pontos a desenvolver e é recomendável que possa contribuir para a instituição oferecendo um retorno à concessão da presença do estagiário. Vários aspectos são observados na elaboração do diagnóstico e mesmo quanto aos conteúdos a promoção de atividades interdisciplinares também é contemplada.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi divulgado ontem, 3 de setembro, pelo ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O país não atingiu as metas nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio.
Os resultados com os estudantes dos anos iniciais (1° ao 5° ano) do ensino fundamental foram os únicos em que as metas ficaram acima do planejado, atingindo 5,8. Nenhum estado atingiu a meta no ensino médio, o projetado era 4,7 e foi alcançado 3,8.
A especialista em educação no Itaú Social, Juliana de Souza Yade, enxerga os dados do Ideb como negativo e explica que educar é pensar na aprendizagem dos alunos. Quando nós olhamos para os resultados, que são alarmantes, eles devem também gerar uma possibilidade de a gente fazer uma revisão das políticas educacionais. É ter os resultados dessas avaliações como ferramenta para subsidiar as tomadas de decisões.
REVISTA EDUCAÇÃO. Cenário da educação básica no Brasil é alarmante, aponta Ideb. Online. 4 de setembro de 2018. Disponível em https://www.revistaeducacao.com.br/cenario-da-educacao-basica-no-brasil-e-alarmante/ Acesso em 1 de agosto de 2019.
A reportagem apresenta dados preocupantes sobre a qualidade de um dos níveis do sistema educacional brasileiro.
Sobre a Educação Básica é correto afirmar que:
		
	
	É dividida em anos iniciais (primeiro a quinto ano) e anos finais (sexto a nono ano);
	
	Suas atividades são estruturadas por leis cuja promulgação é responsabilidade dos municípios brasileiros;
	
	É o segundo nível do sistema educacional brasileiro de acordo com a legislação do país.
	 
	Contém modalidades como Educação Profissional, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Educação Escolar Quilombola.
	 
	Ao deixar a creche a criança passa à pré-escola, deixando a Educação Infantil e ingressando na Educação Básica.
	Respondido em 21/09/2020 15:36:01
	
	Explicação:
Educação Profissional, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Educação Escolar Quilombola são modalidades da Educação Básica, primeiro nível do sistema educacional nacional de acordo com a legislação brasileira. Divide- se em Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental e Ensino Médio, e possui legislação no âmbito federal, tendo suas atividades estruturadas pela Lei 9.394/96.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O processo educativo deve ter uma parte comum e uma parte diversificada. São dois conjuntos curriculares distintos e complementares. A Lei de Diretrizes e Bases discorre sobre este aspecto em seu artigo de número 26.
Marque a opção correta sobre esta divisão no currículo:
		
	
	A parte diversificada é iniciada no sexto ano do ensino fundamental quando os alunos passam a ter um professor para cada disciplina;
	
	A parte comum dá autonomia para cada sistema de ensino decidir práticas e conteúdos que darão conta das características políticas, econômicas, sociais e culturais da localidade em que está inserido;
	
	A parte diversificada consiste em um conjunto curricular válido para todas as unidades de federação e que traz uma base mínima nivelando nacionalmente o currículo;
	 
	A parte diversificada é exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos e é válida para toda a educação básica.
	
	A parte comum, como o nome diz, é composta de elementos elementares e possui os conteúdos de menor complexidade, sendo predominante na educação infantil;
	Respondido em 21/09/2020 15:36:31
	
	Explicação:
A parte comum é um conjunto curricular válido para todas as unidades de federação e que traz uma base mínima nacional para o currículo; a parte diversificada dá autonomia para cada sistema de ensino decidir práticas e conteúdos que darão conta das características políticas, econômicas, sociais e culturais da localidade em que está inserido. Isto vale para toda a Educação Básica.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Imagem: http://www.ufrgs.br/psicoeduc/imagens/maquina-de-ensinar/figura5.jpg Acesso em 5 de agosto de 2019.
A imagem acima mostra uma máquina de ensinar, instrumento descrito pelo psicólogo e inventor Burrhus Skinner em seu livro Tecnologia do Ensino. Esta máquina é um recurso da técnica de treinamento conhecida como Instrução Programada e faz parte da perspectiva pedagógica chamada Behaviorismo.
Sobre o Behaviorismo, ou Análise do Comportamento,
podemos afirmar que:
		
	
	A Análise do Comportamento marcou uma ruptura com a formação tecnicista do ensino brasileiro que predominou principalmente durante o regime militar pós 1964;
	
	Baseada no reforço positivo, a Análise do Comportamento não admite nenhum tipo de punição ao aluno.
	
	Trata-se de uma importante contribuição da pedagogia para as teorias psicológicas;
	
	Na dinâmica escolar, caracteriza-se por uma aprendizagem se dá por meio da participação ativa do aluno;
	 
	A Instrução Programada consiste em dividir o conteúdo em módulos com ligações lógicas entre eles, com cada acerto conduzindo o aluno para um novo patamar;
	Respondido em 21/09/2020 15:38:13
	
	Explicação:
A Análise do Comportamento tem na Instrução Programada uma técnica de treinamento que divide em módulos os conteúdos. Os módulos obedecem a uma sequência lógica. É uma teoria psicológica que contribuiu para a pedagogia, e não o contrário. Está ligada à visão tecnicista do ensino brasileiro e nela o aluno é passivo. Na Análise do Comportamento o reforço e a punição também fazem parte dos conceitos comportamentalistas e são consequências das respostas dadas.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Para a escola, um projeto ilumina princípios filosóficos, define políticas, racionaliza e organiza ações, otimiza recursos humanos, materiais e financeiros, facilita continuidade administrativa, mobiliza os diferentes setores na busca de objetivos comuns e, por ser de domínio público, permite constante acompanhamento e avaliação.
VEIGA, Ilma. Passos A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola, uma construção possível. 11 ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000, p. 112.
O texto acima apresenta aspectos do Projeto político-pedagógico. Assinale a alternativa que se refere corretamente ao objetivo do marco referencial (missão) do projeto:
		
	
	Conhecer o perfil socioeconômico e cultural das famílias atendidas;
	
	Citar quais os métodos de ensino adotados e quais os conteúdos ministrados conforme a Base Nacional Comum Curricular.
	
	Descrever estrutura física e humana como recursos tecnológicos, biblioteca e laboratórios;
	
	Apresentar dados quantitativos como o total de estudantes e número de alunos por turma;
	 
	Enumerar quais elementos a instituição acredita serem os formadores de uma boa educação;
	Respondido em 21/09/2020 15:39:43
	
	Explicação:
O marco referencial demonstra quais os valores que norteiam a instituição escolar e que tipo de aluno a escola pretende formar. As letras A, B, C e E referem-se respectivamente ao contexto familiar, dados e estatísticas do ensino-aprendizagem, recursos disponíveis e diretrizes pedagógicas.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sobre o plano de aula é correto afirmar que:
		
	
	Há um modelo de plano de aula disponível para ser seguido pelos professores;
	
	É um instrumento do planejamento educacional realizado no âmbito da União e repassado aos docentes das instituições escolares;
	
	Os objetivos são atribuição do professor e em nada dependem de objetivos estabelecidos nos planos dos outros níveis.
	
	Uma aula deve encerrar o desenvolvimento de um tópico para que não haja perda de conteúdo por esquecimento;
	 
	É recomendável que uma sequência de aulas tenha continuidade;
	Respondido em 21/09/2020 15:47:01
	
	Explicação:
É importante que a sequência de aulas tenha uma lógica, que estejam articuladas, e nem sempre uma aula encerrará um assunto, que deverá ter sua continuidade. O plano de aula deve estar em linha com documentos de âmbitos superiores, pois há um desdobramento, e isto vale também para os objetivos, que devem acompanhar os objetivos gerais do curso. Não há um único padrão: existem vários modelos de plano de aula e o professor deve utilizar os elementos que mais se adequam à sua unidade didática.
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Produziu-se um acelerado desenvolvimento do interesse sobre a perspectiva chamada de avaliação qualitativa. Esse movimento deveu-se em grande parte ao reconhecimento de que os testes padronizados de rendimento não ofereciam toda a informação necessária para compreender o que os professores ensinavam e o que os alunos aprendem.
SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória: desafio à teoria e à prática da avaliação e reformulação de currículo. São Paulo: Cortez, 1988. p. 45.
Discriminar a avaliação em qualitativa e quantitativa é uma forma de classificar o processo. Em outro modo de classificação temos uma forma de avaliação que consiste em atitudes dos alunos que, uma vez consideradas pelo professor, seriam levadas ao conhecimento do próprio educando. Exemplos: elogios, punições, conselhos e comentários planejados e sistematizados. Estamos falando da avaliação:
		
	
	Tradicional;
	 
	Informal;
	
	Funcional;
	
	Interdisciplinar.
	
	Subjetiva;
	Respondido em 21/09/2020 15:49:10
	
	Explicação:
A avaliação informal tem como objetivo analisar o que os alunos fazem e como fazem. Levadas ao conhecimento do próprio educando, contribuem para a evolução do aprendizado. São informais, mais não são espontâneas, pois precisam ser sustentadas por um planejamento anterior.
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As tecnologias móveis desafiam as instituições a sair do ensino tradicional em que os professores são o centro para uma aprendizagem mais participativa e integrada, com momentos presenciais e outros a distância, mantendo vínculos pessoais e afetivos, estando juntos virtualmente.
MORAN, J. M. Tablets e netbooks na educação. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/tablets.pdf. Acesso em 2 de agosto de 2019.
O uso de tablets por alunos de História permite várias possibilidades, tais como:
I. Visitar o acervo de um museu;
II. Baixar e ler textos complementares;
III. Construir material multimídia;
IV. Comunicar-se com o professor por meio de aplicativos e redes sociais.
Estão corretas:
		
	
	Apenas I, III e IV;
	 
	As assertivas I, II, III e IV.
	
	Apenas I e III;
	
	Apenas I, II e III;
	
	Apenas I, II e IV;
	Respondido em 21/09/2020 15:51:46
	
	Explicação:
Os tablets permitem estas e outras possibilidades no ensino de História e das outras disciplinas.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Quando os documentos nacionais sobre currículo falam de Orientação Sexual no âmbito dos temas transversais, encontramos o tema Relações de Gênero.
A alternativa que melhor explica o significado deste tema é:
		
	
	Atração afetiva entre pessoas do mesmo sexo;
	 
	A construção social da diferença entre masculino e feminino;
	
	Aspectos da reprodução humana.
	
	Processo individual de transição entre identidade masculina e feminina e vice-versa;
	 
	Um aprofundamento que inclui a origem dos gêneros masculino, feminino e neutro nos estudos das línguas portuguesa e estrangeiras;
	Respondido em 21/09/2020 15:54:45
	
	Explicação:
O significado da palavra gênero na educação, definido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, é como as ideias de masculinidade e feminilidade são produzidas nas sociedades e como estes baseiam o funcionamento das diferentes civilizações no momento presente e ao longo do tempo histórico. Questões de afetividade e de identidade de gênero são discutidas em contextos como o respeito à diversidades e o cumprimento aos direitos dos cidadãos, mas não definem o conceito de gênero no texto do documento oficial. A reprodução humana não define gênero e é mais abordada nos temas saúde e orientação sexual.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando