Buscar

AP1 de EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Prévia do material em texto

A Educação Ambiental tem como função promover a cooperação e o diálogo entre indivíduos e instituições, e a mesma tem uma finalidade.
A finalidade da Educação Ambiental é de criar novos modos de vida, sem distinções étnicas, físicas, de gênero, idade, religião ou classe. 
PORQUE
A Educação Ambiental como formadora de valores e ações que contribuem para a transformação humana e social, formando cidadão  que não respeita as diferenças de cada povo e a soberania das nações, não buscando respeito ao meio ambiente e a preservação ambiental.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. 
c. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
d. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O futuro do planeta vai depender das decisões que o homem praticar agora.
Essas decisões que estão sendo tomadas hoje é que devemos cuidar e não permitir que o homem fique na ignorância e não dar importância a Educação Ambiental.
PORQUE
Temos que começar a ter e expandir essa consciência ambiental e que ela deve tomar com base para a nova realidade socioambiental e tem que atingir toda a comunidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira. 
c. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
d. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Considerando o principal foco da Educação Ambiental, indique a assertiva que não apresentam falhas de informação:
Escolha uma opção:
a. Cuidar do meio ambiente desenvolvendo atividades de interdisciplinaridade apenas dentro da sala de aula.
b. Cuidar do meio ambiente desenvolvendo atividades transculturais e interdisciplinaridade, mas apenas na sala de aula raramente fora dela.
c. A Educação Ambiental se coloca em uma posição contrária ao modelo capitalista, no qual os valores éticos não são valorizados, a cooperação não é estimulada, mas que o lucro a qualquer preço é considerado. 
d. A educação Ambiental não se preocupa com o meio ambiente e sim com um meio escolar independente do que esteja acontecendo do lado de fora da escola.
Feedback
A resposta correta é: A Educação Ambiental se coloca em uma posição contrária ao modelo capitalista, no qual os valores éticos não são valorizados, a cooperação não é estimulada, mas que o lucro a qualquer preço é considerado.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Atualmente grande parte dos indivíduos vive em cidades e muitos não conseguem entender que para seus lares sejam confortáveis, há um caminho percorrido, como por exemplo, a água da qual é ingerida passa por um tratamento para que se possa ser consumida sem danos à saúde, o lixo é recolhido para que não sejam transmitidas doenças. Apesar de que nem sempre todos os indivíduos vivem nessa condição confortável, muitas vivem em condições desfavoráveis. Devido ao desenvolvimento econômico insustentável tem havido um aumento das dificuldades no meio rural, com isso as famílias começam a migrar para as grandes cidades e provocando a superlotação e como consequência ocasionando:
Escolha uma opção:
a. A poluição, o desemprego, a violência, estresse e doenças. 
b. A poluição, o desemprego, a violência, o bem-estar e doenças.
c. Emprego, segurança, violência, bem-estar e doenças.
d. Pureza nos rios, emprego, violência, estresse e doenças.
e. Nenhuma das alternativas estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: A poluição, o desemprego, a violência, estresse e doenças.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação ao meio ambiente, de acordo com as afirmações abaixo, marque as alternativas que estão de acordo:
I.  Com o crescimento da população e consequentemente ao um consumo excessivo têm sido uma das preocupações dos ambientalistas, sociólogos, ecologistas e etc.
II. Portanto, com o crescimento populacional pode repercutir na poluição do ar, da água, do solo e de resíduos tóxicos. O uso desenfreado da água pode acarretar no futuro a falta desse elemento essencial para a vida.
III.  Portanto, com o crescimento populacional pode repercutir na poluição do ar, da água, do solo e de resíduos tóxicos. O uso desenfreado da água pode acarretar no futuro a fartura desse elemento essencial para a vida.
IV. Com o crescimento da população e consequentemente ao um consumo excessivo têm sido uma das preocupações dos antropólogos, sociólogos e filósofos.
Analisando as afirmativas são corretos os itens:
Escolha uma opção:
a. Somente as alternativas I e II estão corretas. 
b. Somente as alternativas III e IV estão corretas.
c. Somente as alternativas I e III estão corretas.
d. Somente a alternativa III está correta.
e. Somente a alternativa IV está correta.
Feedback
A resposta correta é: Somente as alternativas I e II estão corretas.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação à Agenda 21, pode-se afirmar que:
I.  Ela apresenta um plano de ação para o desenvolvimento sustentável para os vários países.
II. Esta agenda deve-se promover, com a colaboração apropriada das organizações não governamentais, informando que todos os tipos de programas educacionais devem ser centrados nos problemas locais, de forma que incentive uma educação continua sobre a preservação do meio ambiente e desenvolvimento econômico sustentável.
III.  A Educação Ambiental desenvolvida junto com os princípios da Agenda 21 torna um forte caráter social, que ensina a ter forte respeito e valorização da cultura, sociedade e o meio ambiente.  
IV. A Agenda 21 não visa promover o incentivo sobre a preservação do meio ambiente e desenvolvimento econômico sustentável. 
Analisando as afirmativas são corretos os itens:
Escolha uma opção:
a. Somente as afirmações I e II estão corretas.
b. Somente a afirmação I está correta.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Somente as afirmações I, II e III estão corretas. 
Feedback
A resposta correta é: Somente as afirmações I, II e III estão corretas.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No Brasil foi elaborado novos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), cuja a dimensão ambiental passa a ser implantada como um tema transversal nos currículos do Ensino Fundamental. Qual o tema?
Escolha uma opção:
a. Convívio Social, Ética e Meio Ambiente; 
b. Educação Ambiental, Higiene, ética.
c. Diversidade, Meio Ambiente, Ética;
d. Educação, Ética e Meio Ambiente;
Feedback
A resposta correta é: Convívio Social, Ética e Meio Ambiente;
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmações falsas:
I.  A década de 1980 foi marcada como aquela em que surgiram, em quase todos os países, leis regulamentadoras a atividades industriais no que se refere à poluição. Também foi nesta década foi o período que o termo, “Educação Ambiental” tornou-se popular pelo mundo.  
II. No ano de 1985 o MEC aprova o parecer 819/85, que apoia a necessidade da inclusão de conteúdos ecológicos ao longo de todos o processo de formação do Ensino, integrandos a todas as áreas do conhecimento de forma sistematizada e progressiva, proporcionandoassim a “formação da consciência ecológica do futuro cidadão”.
III.  A comunidade internacional desenvolve ações, para inclusão de matéria na rede de ensino para formação ambiental para o decênio de 90,  elaborando um documento no final do Congresso Internacional sobre Educação e Formação Relativas ao Meio Ambiente, que foi em Moscou na Rússia no ano de 1987, promovido pela UNESCO, além de temas com educação foram discutido no encontro desarmamento, acordos de paz entre URSS e EUA, democracia e liberdade de opinião.
IV. A comunidade internacional desenvolve ações, para inclusão de matéria na rede de ensino para formação ambiental para o decênio de 90,  elaborando um documento no final do Congresso Internacional sobre Educação e Formação Relativas ao Meio Ambiente. Este documento foi desenvolvido em meio a grandes acontecimentos e fortaleceu a importância da formação de pessoal em diversas áreas formais e não formais da Educação Ambiental e a inclusão da dimensão ambiental em todos os níveis de educação.
Marque V ou F aos itens relacionados acima:
Escolha uma opção:
a. F, V, V, F.
b. V, F, V, F.
c. F, F, F, V.
d. V, V, V, V. 
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Um dos principais pontos a ser transmitido por meio da Educação Ambiental é o respeito ao meio ambiente e a informação que ele é finito; o respeito ao ser humano e a sua condição de existência. Bem como a preocupação com nossos descendentes e qual o futuro será destinado a ele.
O dever de cuidar do meio ambiente é de todos. Alguns exemplos simples podem ser de extremamente significativo e importante como: economizar água, não lançar lixo nas vias publicas, adotar as praticas dos 5Rs (Reduzir, Repensar Reaproveitar, Reciclar e Recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativo), utilizar fontes alternativa de energias entre outras. 
PORQUE
O Poder Público não promove atividades pedagógicas de sensibilização e conscientização à população sobre os diferentes problemas ambientais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. 
b. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
d. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Feedback
A resposta correta é: A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No que diz respeito ao lugar em uma visão humanista em relação ao homem e ambiente, o conceito de lugar faz referência a uma realidade de escala local ou regional e pode estar associado a cada indivíduo ou grupo. Marque as alternativas corretas:
I.  O lugar pode ser entendido como a parte do espaço geográfico, área onde se desenvolvem as atividades cotidianas ligadas à sobrevivência e às diversas relações estabelecidas pelos homens.
II. O lugar significa muito mais do que simplesmente uma localização geográfica, ele está relacionado aos diversos tipos de experiência e envolvimento com o mundo.
III.  O lugar está associado ao sentimento de pertencer a determinado espaço, de se identificar com uma determinada área. Cada localidade possui características próprias que, em conjunto, conferem ao lugar uma identidade própria e cada indivíduo que convive com o lugar, com ele se identifica.
IV. Cada indivíduo que ocupa o espaço geográfico seja para se relacionar ou interagir compõe o seu lugar, mesmo ocupando lugares diferentes e vida e cotidiano diferentes.
V.  O lugar possui também íntima relação com os aspectos culturais que marcam cada sociedade
Analisando as afirmativas são corretos os itens:
Escolha uma opção:
a. Todas as alternativas estão corretas. 
b. Somente a alternativa I e IV estão corretas.
c. Somente as alternativas II e III estão corretas.
d. Somente a alternativa V está correta.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas.

Continue navegando