A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Atividade 01 - Classificação dos Seres Vivos

Pré-visualização | Página 1 de 1

Gabriel Rebouços de Lima
Medicina UnB
19/0107251
Turma 110
Disciplina: Microbiologia Médica 2020/2
1. Após assistir ao vídeo sobre a classificação dos seres vivos, descreva o que Woese trouxe de novo e porque seu sistema de classificação foi tão revolucionário. Faça um breve resumo sobre como eram as classificações e o que foi tão marcante e importante na classificação proposta por Woese. Finalmente, descreva o que você conhecia sobre esse assunto e quais foram os pontos que mais te impressionaram
O método de Woese propôs uma divisão dos seres antes dos reinos: os domínios. Esse fato foi marcante pois o cientista baseou suas divisões na filogenia molecular. Sabendo que todos os seres possuem ribossomo, e partindo do princípio que os seres mais próximos terão sequencias de nucleotídeos do RNA ribossômico mais próximas, ele conseguiu separar os procariontes nos domínios Bacteria e Archea. Isso permitiu corroborar que a evolução se dá não de forma contínua, mas sim de forma diversa com diversos fins partindo de um mesmo início. 
Estudei esse assunto de forma bem rasa na época do vestibular (passados quase 2 anos da aprovação, já nem lembro tanto), conhecia as divisões, conhecia que as archeas são extremófilas. O que me chamou a atenção foi a proximidade da archea com o domínio eukaria. Se fosse pra apontar, eu diria que seu material genética está muito mais próximo dos dos seres do bactéria.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.