Buscar

AD1 LEGISLAÇÃO TURÍSTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabriella dos Reis Queluci / 18216100009
1) O que são fontes do direito? Cite 5 exemplos. MÁXIMO DE 70 PALAVRAS
Entende-se por fontes de direito a origem do direito e como o mesmo se estabelece em suas normas jurídicas. Podemos citar cinco exemplos de fontes do direito sendo eles: jurisprudência, a doutrina jurídica, a legislação, costume jurídico e a analogia.
2) Discorra sobre a relação entre direito e moral e como ambos os conceitos são aplicados para buscar a justiça. MÁXIMO DE 130 PALAVRAS 
Através da leitura do conteúdo da aula 4 do livro didático, entendemos que o direito é uma ciência que busca a solução de conflitos, como também um conjunto de regras que são estabelecidos e colocadas em vigor por meio do poder constituído e é dever de todos os cidadãos segui-las. Já a moral também se constitui por um conjunto de regras, porém a moral não é estabelecida pelo poder do Estado e sim, por parte de cada indivíduo. Ambos, direito e a moral buscam a aplicação da justiça.
- Não será considerado para a correção o texto que ultrapassar o limite estabelecido de palavras por questão (70 palavras na questão 1; 130 palavras na questão 2).
Gabarito:
Questão 1- Fontes do Direito, são fatos ou atos aos quais um determinado ordenamento jurídico atribui a competência ou a capacidade de produzir normas jurídicas. Existem as fontes materiais, que estão vinculadas a conduta do homem ao longo do tempo, como os costumes, e as fontes formais, que indicam as regras do Direito, dentre elas: legislação, jurisprudência e doutrina jurídica.
2- Direito é o conjunto das normas gerais e positivas que regulam a vida social. Moral é o conjunto de prescrições que regulam o comportamento do ser humano, assinalando o que é honesto e virtuoso. As duas são imperativas, entretanto só o Direito é autorizante. Ambas estão em busca da justiça, cada uma baseada em seus critérios e sanções. O direito utiliza a sanção externa, qual seja uma punição imposta pelo Estado. Já a moral usa sanção interna, de ordem pessoal, e externa, baseada em critérios impostos pela sociedade. O direito admite normas permissivas, sendo permitido o que não é proibido. O direito é influenciado pela moral, mas suas normas devem estar expressas em códigos e legislações escritas. Paralelamente, a moral impõe normas implícitas e não positivadas, cuja sanção pode ser a censura de um determinado grupo social ou até a exclusão deste.

Continue navegando