Buscar

Atividade Discursiva Implantação e Logística de Canteiro de Obras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IMPLANTAÇÃO E LOGÍSTICA DE CANTEIRO DE OBRAS – 10ºSEMESTRE
DISCENTE: LUCAS COLTRO DE AMORIM
ATIVIDADE DISCURSIVA
QUESTÃO PROBLEMA:
A construção civil é um dos setores que mais vem sofrendo com a crise econômica no país. nesse contexto, a necessidade de aumentar a produtividade de um canteiro de obras é algo que preocupa muitos engenheiros. A realização de um controle de estoque na construção civil de uma forma eficiente pode ser a solução para tal problema.
O setor da construção civil possui uma enorme variedade de insumos e de produtos utilizados em suas atividades. Cimento, areia, brita, fios e cabos elétricos, louças, metais, vergalhões, tijolos e diversos outros materiais fazem parte do dia a dia de um canteiro de obras.
O fluxo e a movimentação desses materiais devem seguir recomendações importantes, como: altura máxima de empilhamento, contato com umidade, mistura de materiais, dentre outros. Não esquecendo também de considerar os princípios gerais de logísticas, como redução do transporte, planejamento dos locais de estocagem, vias de acesso e aplicar os critérios de utilização – primeiro que entra é o primeiro que sai.
Gerir corretamente o uso dos materiais reduz o índice de desperdício em uma obra, fator extremamente prejudicial para sua saúde financeira, além de otimizar os investimentos e o tempo gastos em suas atividades.
Considerando o contexto mencionado acima, elabore um texto dissertativo, contemplando os seguintes aspectos: a) ferramentas de controle de estoque e b) a importância da Curva ABC.
RESPOSTA:
Obter a avaliação do estoque é fundamental para qualquer organização, para saber o quanto de material a quantidade de estoque e que produtos merecem ser estocados ou não, para empresa atender a demanda dos seus consumidores. Essas informações são muito importantes porque nem sempre uma mercadoria precisa de um grande estoque, pois não necessariamente vai ter muita saída grande desse produto, levando a um estoque parado que não gera lucro, o estoque sempre deve ser movimentado para ter a obtenção de lucro.
Na construção civil isso não é diferente, esse estoque se torna extremamente fundamental para o processo de construção na obra, independente do seu porte. Sendo preciso contar com um sistema eficiente para saber a quantidade e o estoque de produtos disponíveis, para não ocorrer imprevistos. A Curva ABC se torna importante nesse processo administrativo para se realizar uma organização do estoque.

Outros materiais