Buscar

IMPORTÂNCIA DA NEUROPLASTICIDADE EM PACIENTES NEUROLÓGICOS E A HIDROTERAPIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Santo Antônio de Alagoinhas (FSAA)
Curso: Fisioterapia (5º/10º).
Docente: Midiã Oliveira Lima.
Disciplina: Fisioterapia Aquática (FA).
Data: 10/09/2021.
Discente: Lavínia Beatriz Carmo de Almeida.
IMPORTÂNCIA DA NEUROPLASTICIDADE EM PACIENTES NEUROLÓGICOS E A HIDROTERAPIA.
O Sistema Nervoso Central (SNC) é uma rede de neurônios bastante complexa, e que tem a adaptabilidade, que é a capacidade de se adaptar, devido à plasticidade (neuroplasticidade), na tentativa de regeneração. Essa neuroplasticidade (ou plasticidade neural) é o fenômeno de adaptação do SNC, em que modifica as suas propriedades morfológicas e funcionais em respostas às alterações ambientais, como por exemplo: em processos de desenvolvimento embrionário, de aprendizagem e neuropatológicos. Então, hoje já se sabe que em caso de lesões cerebrais, esses neurônios podem se reorganizar e se regenerar.
Em casos de pacientes neurológicos, que apresentam lesões neurais, há um desarranjo nessa rede e o SNC inicia os processos de reorganização e regeneração. Existem aspectos plásticos do SNC que interfere na neuroplasticidade e, consequentemente, na reabilitação desses pacientes neurológicos, como exemplo: a influência do ambiente, o nível cognitivo e o estado emocional.
Assim, na reabilitação dos pacientes neurológicos, através da Hidroterapia, utilizam-se exercícios funcionais, que promove melhora na neuroplasticidade e melhora da independência dos pacientes. Além disso, é notável que exercícios no ambiente aquático que utilizem as habilidades motoras são eficientes para promover alterações nas redes neurais. Dessa forma, a neuroplasticidade pode ser estimulada na Hidroterapia por exercícios funcionais que estimulem habilidades específicas, utilizando a resistência, força, alongamento e relaxamento muscular, resultando na estimulação da remodelação cortical. E não que ela se traduza a cura, mas na tentativa de formar novas conexões e/ou recuperar conexões perdidas.
REFERÊNCIAS
OLIVEIRA, Claudia Eunice Neves de; SALINA, Maria Elisabete; ANNUNCIATO, Nelson Francisco. Neuroplasticidade: fundamentos para a reabilitação do paciente neurológico adulto. Fisioter. mov, p. 11-20, 2002.
BORELLA, M. P.; SACCHELLI, T. Os efeitos da prática de atividades motoras sobre a neuroplasticidade. Rev. Neurocienc, 2009;17(2): 161-169.
BASTOS, Jessica Ohrana Façanha et al. Relação ambiente terapêutico e neuroplasticidade: uma revisão de literatura. REVISTA INTERDISCIPLINAR CIÊNCIAS E SAÚDE-RICS, v. 4, n. 1, 2017.

Continue navegando