Buscar

Roteiro Visita Técnica Virtual CAPS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL 
FACULDADE DE MEDICINA – FAMED 
EIXO DE APROXIMAÇÃO À PRÁTICA MÉDICA E COMUNIDADE
SAÚDE E SOCIEDADE 3
ROTEIRO PARA VISITA TÉCNICA:
LOCAL: CAPS- Centro de Atenção Psicossocial 
DATA: 03/09/021
PROFESSOR SUPERVISOR: João Klínio Cavalcante 
PARTICIPANTE/ALUNO/A: Suleimane Baldé
OBJETIVO: Conhecer o CAPS, saber como funciona, compreender as práticas realizadas no local. 
COMO SURGIU O CAPS? A PARTIR DE QUE LEGISLAÇÃO HA UM ESTIMULO A SUA ABERTURA?
O CAPS surgiu após debates, e as manifestações antimanicomial, por meio de reflexões na questão de estrutura de cuidado a nova abordagem para o tratamento psiquiátrico, com objetivo de substituir a saúde mental centrada no hospital por outra, com ampla diversificação, abertos para todos e de natureza comunitária e territorial. É a partir da lei federal nº 10.216, que se dispõe a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais.
É UM SERVIÇO NA PERSPECTIVA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA? QUAL O SEU PAPEL PRINCIPAL PARA A SOCIEDADE?
Sim, tendo como papel principal a assistência á saúde mental e garantir os direitos aos seus usuários.
QUAIS OS SERVIÇOS/PROFISSIONAIS: De acordo com o Ministério da Saúde cada equipe deve estar composto por 9 profissionais em CAPS I, 12 profissionais em CAPS II, 11 no CAPSi e 12 no CAPSad, sendo elas formadas por médico e enfermeiros com formação em saúde mental podendo estra acompanhado por profissionais de nível superior e nível técnico.
QUAL O PÚBLICO ALVO: pessoas com transtornos metais graves e persistentes, os Adultos, destinados a pessoas que fazem uso do crack, álcool e outras drogas, maiores de dezoito anos; aos Infanto-Juvenil, a adolescentes e jovens (de doze até dezoito anos incompletos).
QUAL A DEMANDA DO SERVIÇO: Esta varia-se de acordo ao tipo de serviço que se busca por meio de CAPS, para o CAPS I o serviço é indicado para municípios com população de 20 mil até 70 mil e para CAPS II acima de 70 mil, já o CAPS III o serviço é direcionado para município com população acima de 200 mil. 
COMO SE DÁ O ACESSO AO SERVIÇO: Basta procurar o serviço ou ser encaminhado pela Atenção Básica, ou o paciente pode ir sozinho ao centro, ou acompanhado pela família e munido de seus documentos pessoais e com seu cartão SUS.
COMO OCORRE O ACOLHIMENTO: por meio da equipe do CAPS de referência, que será responsável pela elaboração do tratamento singular do usuário, considerando a hierarquização do cuidado.
COMO É FEITO O TRATAMENTO: O tratamento é feito de acordo com o projeto terapêutico, podendo ser medicamentoso ou de multidisciplinares com equipe de enfermagem, terapeuta ocupacional, nutricionista, profissional de educação física, assistente social, farmacêuticos, entre outros.
E A DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS: Este por outro lado está a cargo dos farmacêuticos que desempenham esta função de dispensar os medicamentos, que durante este ato os farmacêuticos devem orientar e informar ao paciente sobre o uso adequado do medicamento, a interação com outros medicamentos, alimentos entre outros. 
E O ACOMPANHAMENTO: É feito após o atendimento em que o usuário do serviço recebe apoio psicossocial a partir de atividades terapêuticas, culturais e sociais objetivando sua reabilitação psicossocial.
COMENTÁRIOS / IMPRESSÕES SOBRE O SERVIÇO: É um serviço muito bem estruturado, com bom atendimento e acolhimento, com grupos de profissionais capacitados para dar respostas as demandas do serviço que é disponibilizado aos usuários.

Continue navegando